quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Unidades de Conservação - Territórios de Isolamento de Conservação

As áreas protegidas é um método de conservação e preservação dos recursos naturais.

No Brasil é um instrumento que tenta assegurar a legalidade de um espaço territorial predestinado a conservação de redutos ecológicos, incluindo nichos de fauna e flora , ecossistemas inteiros , rios, lagoas , corpos dágua, cachoeiras, montes e montanhas , relevos e paisagens , de primitivas a modificadas ao longo dos tempos por inúmeras gerações .

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação ( SNUC) é composto por uma série de diferentes espaços preservacionistas chamados de Parques, Reservas, Estações, Áreas de Proteção e até Reservas Particulares . O SNUC é instituído pela Lei 9.985 de 18/07/2000 , o qual foi foco de muitos debates nos últimos 10 anos para constituir o corpo atual de Gestão Ambiental.

As Unidades de Conservação ( UCs) são espaços territoriais decretados pelo Governo Federal e muitas vezes pelas esferas estaduais , municipais e mesmo pela iniciativa privada, a qual vem transformando em áreas particulares de florestas de Mata Atlântica, Caatingas e Cerrados em unidades como Reservas Particulares do Patrimônio Natural ( RPPNs) .


Muitas são as condições para entendermos a necessidade deste mecanismo de preservação de ecossistemas significativos :

• Preservar bancos genéticos
• Preservar recursos hídricos
• Desenvolver projetos voltados a sustentabilidade
• Monitoramento das áreas de entorno , acompanhando as linhas mestras de um Plano de Manejo
• Prevenção de impactos
• Pesquisa Científica
• Ecoturismo e a Educação Ambiental
• Consciência Pública e Cidadania
• Conservação de Valores culturais centenários

Uma unidade de conservação é uma ótima ferramenta de desenvolvimento humano . É através do contato com a natureza , seguindo regulamentos e códigos de conduta para evitar impactos , que as pessoas interagem com o dia a dia “ outdoor” .

Estes espaços criados para preservação ( restringe mais o uso) e conservação ( busca uma harmonia das atividades humanas) servem para garantir não só a biodiversidade , mas um valor inestimável de recursos dos mais variados para as futuras gerações .

O desenvolvimento econômico do estilo não planejado e impiedoso e o crescimento demográfico desenfreado são as limitantes das unidades de conservação no mundo . É literalmente o muro ! De um lado o inchaço urbano, a agricultura e pastagem , do outro os limites geográficos naturais (natureza intocada ou ambientes em renovação ) .

Para conseguir preservar uma unidade de conservação sejam parques Nacionais, Reservas Biológicas , Área de Proteção Ambiental ou Estações Ecológicas , é preciso uma equipe de técnicos , um plano de manejo que nada mais é que um planejamento estratégico de todas atividades a realizar e um mapeamento de áreas considerando diversos usos .

Além de Ação , esforço, boa vontade e dedicação , as unidades de conservação necessitam de corredores ecológicos , pois muitas delas pelo fato de estarem isoladas entre estradas, empreendimentos, cidades e poluição , não conseguem ter uma continuidade para que o ecossistema esteja equilibrado naturalmente , assim, hoje em dia , entre as UC s precisam existir “ alças “ ou “ avenidas” verdes para que se interligue o fluxo de água de um rio , a dispersão de sementes , a vida !