terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Valorização do Patrimônio e Turismo Sustentável


A História , a Cultura e o Ambiente são as vertentes , os vértices, o tripé do turismo sustentável no Planeta Terra .

Muitos analistas de meio ambiente e economia se deparam com os conceitos e práticas do que vem a ser realmente o desenvolvimento sustentável e onde o turismo se insere neste contexto.

O “ sustentável” pressupõe as formas de vida respeitadas , a conservação de recursos básicos como o solo, o ar , a água, os habitats ; maior igualdade de acesso a esses recursos , a minimização dos impactos negativos , a potencialização dos impactos positivos ( educação, trabalho , saneamento básico) , uma participação mais ativa das comunidades nos processos decisórios democráticos , além de amplo suporte de políticas públicas em prol da garantia da qualidade ambiental às gerações futuras .

Incontestável dizer que os métodos atuais de países emergentes como o nosso para buscar o desenvolvimento sustentável de localidades turísticas estão cada vez mais insustentáveis . O desenvolvimento a qualquer preço , como um mercado livre prioriza por si só o crescimento econômico de forma isolada , não sendo um bom exemplo de sustentabilidade ambiental ou social tendo como resultado a concentração de riqueza, a violência , a superpopulação e a degradação ambiental .

O turismo de massa não é o grande amigo do Ecoturismo ou do Turismo sustentável . A massa de empreendimentos de grande porte , a massa de gente vindo ao mesmo tempo, a massa de resíduos sendo gerados e extraídos resulta em uma capacidade suporte do ambiente , limitada , saturada , desgastada e com o tempo , economicamente afetada .

Então quais os benefícios de um Turismo responsável , ou chamado sustentável ? Quais estilos de destinações turísticas queremos visitar ? Aquelas superpovoadas sem a existência de planejamento e prevenção de impactos adversos ? Ou aquelas que monitoram , assessoram e administram os impactos promovendo uma igualdade de decisões não somente do setor privado e governos , mas também das comunidades organizadas e associadas e das Ongs?

Acredito que o que torna sustentável é a garantia de se Ter recursos preservados , digamos uma “ poupança cultural, ambiental e Histórica da região “ . Sem estes patrimônios valorizados , quais seriam os atrativos para um visitante ? Como seriam desenvolvidos os projetos de educação, preservação histórica –ambiental sem a economia gerada pelo turismo ?

Fica aqui mais alguns questionamentos . Vendo de outro ângulo , quais seriam as barreiras criadas pela preservação ambiental para o desenvolvimento econômico de localidades turísticas ? Você conhece um pouco da Agenda 21 , e o que ela diz sobre turismo e ambiente? Vamos conversar um pouco sobre isto na próxima matéria . Fica mais uma pergunta aos leitores , de que forma você gostaria que o lugar onde se vive crescesse?