quinta-feira, 29 de abril de 2010

Helicônia

Poesia Concretista

Lectura e Legere

Re-escrita da leitura
Re-leitura da escrita crítica
A leitura é escrita para ler
A escrita para leitura crítica
A crítica pára a leitura e a escrita
A crítica lida com a escrita
Escrever a crítica
Ler a leitura e crítica
E criticar a escrita da leitura

Poesia Concretista

Fiando , desafiando , desfiando

Cadmus – cádmio – cadinho

Coadunar a duna com a restinga

Iluminismo iluminado alumiando a luz da lua do luar luna lunar .

Revolucionar a estrutura comum e convencional
Dismitificar o aprendizado
Formar agentes multiplicadores
Formadores de opiniões e cidadãos
Criar novas metodologias de ensino
Aproximar a prática com a teoria
Tematizar a atualidade
Incentivar o pensamento crítico
Incentivar o ambiente participativo

Criatividade, astúcia,prática e teórico
Domar a leitura
Aguçar o prazer da escrita
Instrumentalizar o saber simples


Quem chora mama
Quem não chora não mama
Quem choca , mama também !

Toda verdade é meia verdade
Toda mentira é uma mentira inteira

Compromisso
Compromessa
Com pressa
Compressa

Amor e Amoreira
Ôm Onda,onda

Externológicos
Internológicos
Tecnológicos
Educadológicos
Excludentológicos
Econológicos
Ecológicos
Estelológicos
Estupendológicos
Estupidológico
Estupeidológico

Escola
Ex-cola
Não cole na escola

Educar para Meio Ambiente

1 – RENOVAR A AÇÃO

Educação Ambiental é uma esfera facetada , um poliedro de conteúdos e práticas sociais e ambientais, norteadas para gerir soluções e resoluções dos problemas concretos que afligem o meio ambiente, o qual deveria ser inteiramente preservado do ponto de vista preservacionista . Quanto ao ponto de vista sociológico , o meio ambiente deve ser conservado com estoques para uso sustentável da raça humana . Com enfoques inter-intra-multi-holi - disciplinares, e da participação e partilha ativa da sociedade como um todo considerando todos os segmentos e instituições , fica a responsabilidade a cada indivíduo social , a ação para mudanças integrais , de cada indivíduo e da comunidade.

A Educação Ambiental é sem dúvida um despertar para um processo contínuo de criar atividades ao cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, faça a este Ser a participar ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para todos , um bem comum direito de todos .

O homem tem que se adaptar ao meio ambiente onde vive e ao seu nicho ecológico por questões intrínsecas da espécie , assim tentar manter o equilíbrio harmônico em relação com o meio e com as populações que o rodeiam é um “ obrigação, exercício, especialização do próprio Homus .

Muitos projetos educacionais da área apostam na idéia de que a criança é um ser em desenvolvimento , mas um fundamental deflagrador de conscientização sobre o meio familiar. Contando é claro que exista intercâmbio entre seus pais e seus educadores na escola, o que às vezes não é verdade, ou que esteja ainda em processo deficiente . Discutir a falha humana sobre a questão do diálogo é algo redundante e não é o foco central de pelo menos do início deste livro.

Para tentar solucionar esta falta de comunicação entre as gerações e estimular as “pequenas ações” em prol da preservação ambiental , propomos uma série de atividades para estimular a participação preservacionista de crianças, jovens e adultos , considerando pluralidade cultural, qualquer faixa etária e credo . Homens e Mulheres , sem discriminações e nem preconceito . Apenas distinguir que algumas dinâmicas ambientais tem suas peculiaridades de composição , mas que bem adaptadas por quem as praticar poderá servir para qualquer tamanho , idade, cor, raça e local .


Ser criança
...eis a realidade “criança”: esta manifestação do único, isto que é mais do que geração e nascimento, esta graça de poder recomeçar, recomeçar sem cessar, recomeçar ainda e sempre... Martim Buber