terça-feira, 1 de novembro de 2011

Economia Ambiental sustentabilidade

A economia ecológica preocupa-se com a igualdade intergeracional , em razão dos efeitos que a atividade econômica tem sobre o meio natural e de suas consequências em relação do futuro . A economia caracteriza-se pela sustentabilidade , caso não haja degradação do meio natural em suas diversas funções.

Uma definição de sustentabilidade nesses termos é a que se fez famosa no Informe Brundtland de 1987 : satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
´
A ideía central é de manter o patrimônio natural, considerando a natureza como um legado que deve ser conservado e desfrutado de modo que se mantenha a capacidade de desempenho de suas diferentes funções.

A primeira contradição que essa ideia comporta é a do consumo de recursos não renováveis , uma vez que qualquer forma de consumo , por menor que fosse , seria incompatível com a sustentabilidade.

Há uma grande discussão mundial sobre qual ou quais devem ser os indicadores de sustentabilidade. São duas as grandes proposições : A primeira , identificada mais comummente como sustentabilidade fraca, com raíses na economia neoclássica, tem duas características básicas: a complexidade de funções do patrimônio natural tende a se diluir em uma agregado , que é o capital natural , e se supõem enormes possibilidades de substituir o capital natural pelo capital fabricado.

A segunda posição , identificada com terminologia sustentabilidade forte , destaca as diversas funções - em muitos aspectos insubstiotuíveis , como a biosfera , do patrimônio natural. É a partir dessa proposição que geralmente se discutem os indicadores de sustentabilidade.

Outra Fonte sore Contas Nacionais $$$$$$$$$$$$

O primeiro trabalho foi a correção , utilizando método proposto ( descontar uma certa parte do produto nacional) do Produto Interno Bruto americano a partir de 1929, indo até 1976 com a colaboração de SAMUELSON

Referência Bibliográfica sobre Economia Ambiental

Na verdade , as tentativas pioneiras de introdução de temas ambientais na discussão econômica , notadamente nas contas nacionais, ocorreram com NORDDHAUS e TOBIN de 1970.

Contas Ambientais II

Por outro lado, não se podem esquecer as dificuldades políticas de se introduzir metodologias que considerem a questão ambiental no sistema de contas nacionais Ensina Rattner que

" as propostas visando à valoração do meio ambiente, calculando e cobrando preços ( de acordo com os custos) pelo consumo do capital natural , encontram resistências em poderosos interesses. O resultado desse confronto entre a racionalidade econômica e o jogo de poder político tem sido a transferência de custos ambientais para a coletividade , enquanto os benefícios continuam a ser apropriados por poucos. Os apelos para deter os excessos e abusos têm produzido poucos resultados em termos de políticas e medidas preventivas. Costuma-se jogar os custos de reparação ou reposição para frente, ignorando-se os danos graves e , às vezes , irreparáveis "

Contas Ambientais

Contas Ambientais

A tradição e as práticas vigentes de mensuração da renda nacional não incorporam considerações acerca das consequências do desenvolvimento econômico para o meio ambiente. Não levam em conta, portanto, as relações do presente com o futuro , as quais constituem a essência da noção de desenvolvimento sustentável . Cairncross situa esse problema com clareza:

" os cálculos convencionais de receita nacional ignoram o valor do ambiente . O pior é que esses cálculos podem levar o governo a achar que o esgotamento dos recursos naturais (...) é uma maneira de se enriquecer mais , quando talvez seja, de fato, uma maneira de se ficar mais pobre. Para atacar essas desvantagens , os economistas procuram elaborar sistemas de contabilidade ambiental .

Economia Ambiental e Sustentabilidade

Estamos discutindo este últimos posts sobre Economia Ambiental , falando um pouco da sustentabilidade , e de recursos naturais , quero que aproveitem para sugestões de temas dentro das Ciências Ambientais .

Economia Ambiental V

Uma das aplicações da análise de custo-benefício é precisamente o da contaminação ótima . A idéia é que , para se decidir quanto de contaminação pode ser aceito , é necessário comparar os custos da contaminação com os seus benefícios.

Economia Ambiental V

O diferencial de salário é uma técnica que pressupõe que a oferta de mão de obra varia de acordo com as condições de trabalho e de moradia . Dessa forma pressupõe-se que , para atrair trabalhadores para áreas mais deterioradas , é preciso pagar salários mais elevados. Esse diferencial seria o valor da degradação ambiental . Entre as limitações desta técnica , destaca-se , novamente , a suposição de um mercado perfeitamente competitivo .

Economia Ambiental IV

No caso dos estudos relativos às reações do mercado aos impactos , utilizam-se principalmente três técnicas : valor da propriedade , diferencial de salário e bens de mercado como substitutos . Já em relação à análise das reações individuais , são empregadas principalmente s técnicas das reações individuais , são empregadas principalmente as técnicas de avaliação de contigente e custos de viagem . Essas técnicas serão detalhadas a seguir .

A técnica de estimativa de custos sociais pelo valor de propriedade tem como objetivo determinar os preços implícitos de certas características da propriedade. Nesse sentido , pode-se , por exemplo , comparar os preços de imóveis situados em áreas : a diferença dos preços seria o valor que se atribui à poluição do ar. Esta técnica possui , no entanto algumas limitações, pois ela assume que o mercado atua em concorrência perfeita e demanda um nível significativo de dados e informações , frequentemente de difícil obtenção.

Economia Ambiental III

Os métodos utilizados para estimar o custo da proteção ambiental variam de acordo com a esfera em que são realizados. No caso do setor público , trata-se de listar todas as despesas lligadas à qualidade ambiental , em todas as esferas do poder - federal, estadual, municipal. Apesar de aparentemente simples , até o momento não existe no Brasil nenhuma avaliação desse tipo.

No caso das indústrias , há duas formas principais de estimar os custos de proteção: por meio de questionários enviados às empresas, nos quais respondidas questões relativas aos custos já realizados com proteção ambiental e aos custos futuros , e por meio de métodos de engenharia , ou seja, pela utilização de coeficientes , como a relação entre quantidade produzida e o controle ambiental

Economia Ambiental II

Valoração econômica do Meio Ambiente

A economia funciona a partir de preços que se formam em consequência da escassez relativa dos bens e serviços de que a humanidade necessita e a aspira para satisfazer seus desejos. Os preços são indicadores que orientam o comportamento dos consumidores , das empresas, dos governos, e de todas as instituições e indivíduos que interagem , ofertando e demandando esses bens e serviços.

No capitalismo , a economia ambiental não devria deixar de ser considerada mercado. Mas mesmo o mercado não é capaz de resolver os problemas ambientais sem uma ação normativa dos governos , inclusive em âmbito mundial .

Se aos recursos naturais , antes vistos como bens livres , e agora reconhecidos como recursos naturais escassos - forem atribuídos preços capazes de refletir sua efetiva escassez, sua preservação será mais provável. Mas como atribuir preços ao ar, água, subsolo, aos ecossistemas e à biodiversidade da fauna e da flora ? Como atribuir preço a vida humana?

Os riscos são elevados de atribuir preços a esses bens . A tarefa é complexa e envolve grandes dificuldaades , pois requer que se arbitre - no presente e com dados imprecisos e incompletos -- o interesse dos futuros habitantes do planeta.

Economia Ambiental I

O tempo biogeoquímico e o tempo econômico são muito diferentes nos vários tipos de produção . A produção de biomassa na agricultura , pelo fluxo atual de enregia solar e pela fotossíntese , encontra-se em uma escala temporal distinta daquela em ue se situa o processo biogeoquímico de produção de petróleo e gás.

Os ciclos naturais de reciclagem de elementos químicos, como o do carbono e fósforo , ocorrem em uma velocidade muito menor que a exigida pela economia atual. em consequência , as emis´~oes atmosféricas de dióxido de carbono se dão em volume superior ao que da fotossíntese aproveita e ao que os aoceanos absorvem , aumentando , assim , o efeito estufa . Da mesma forma , eitmo maior m algumas partes do planeta a descarga de fósforo nos mares , causada por fertilizantes e detergentes , ocorre em um ritmo maior que o da reciclagem natural , provocando contaminação.

Economia Ambiental

Na verdade , não se pode confundir extração com a efetiva produção sustentavel . Ou seja, não se pode falar em produção de petróleo ou produção de gás , pois trata-se apenas de um processo de extração de bens escassos e esgotáveis .