sexta-feira, 27 de maio de 2011

Educação Ambiental

1 - Introdução

Educação Ambiental é um conjunto de conteúdos e práticas ambientais, orientadas para a resolução dos problemas concretos do ambiente, através do enfoque interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da comunidade. Sendo um processo contínuo de capacitação do cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, participe ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O homem tem que se adaptar ao meio ambiente onde vive e ao seu nicho ecológico, tentando sempre manter o equilíbrio harmônico em relação com o meio e com as populações que o rodeiam.
Muitos projetos educacionais da área apostam na idéia de que a criança pode ser um elemento deflagrador de conscientização no meio familiar. Contando é claro que exista intercâmbio entre seus pais e seus educadores na escola, o que às vezes não é verdade.
Para tentar solucionar esta falta de comunicação entre as gerações e estimular as “pequenas ações” em prol da preservação ambiental , propomos uma série de atividades para estimular a participação preservacionista das crianças da Reserva da Sapiranga, correspondente a faixa de 5 a 12 anos.

As atividades propostas neste projeto serão supervisionadas por biólogos da Fundação Garcia D´Ávila Praia e do Forte Ecoresort e estagiários, que acompanharão as atividades . Lembrar que cada criança leva um diploma de participação nas atividade educacionais .

Ser criança
...eis a realidade “criança”: esta manifestação do único, isto que é mais do que geração e nascimento, esta graça de poder recomeçar, recomeçar sem cessar, recomeçar ainda e sempre... Martim Buber
2 - Objetivos

O objetivo principal de Educação Ambiental é proporcionar ao educador um conjunto de situações de experiências que lhe possibilitem:

- colocar as pessoas em contato direto com o mundo onde vivem;
- sensibilizar as pessoas para a importância do ecossistema que nos envolve;
- discutir a importância da saúde e o bem-estar do indivíduo;
- desenvolver no educador o sentido ético-social diante dos problemas ambientais;
- orientar as pessoas para as relações entre o ambiente em que vivemos e o exercício da cidadania;
- comparar o chamado desenvolvimento econômico com a degradação ambiental e a qualidade de vida.

Estes objetivos gerais são relacionados a uma visão holística . Quanto aos objetivos específicos voltados para o público infantil , que visita Praia do Forte, podem ser:

-Estimular o desenvolvimento perceptivo das crianças ;
-“cross culture” (Troca de conhecimentos culturais), com as crianças hospedadas e as crianças da comunidade que também participam dos programas Educ. Ambiental;
-Desenvolver uma consciência de “ turismo responsável”;
-Criar alternativas práticas aos moradores e visitantes, para que exatamente conheça o “novo”, ou seja , a Praia do Forte;
-Proporcionar a criança um conjunto de situações de experimentação, através do órgãos dos sentidos, percepção de cores, de formas dos seres vivos que o rodeiam;
-Estimular o público da importância da continuidade da participação ecológica no dia a dia;