domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grupo de Guias locais e encontros as tardes de sábado


Esta atividade de Educação Ambiental inclui confecção de materiais manuais , passeios, vídeos ecológicos, apostila, avaliações , treinamento sobre ecoturismo e Educação Ambiental com a comunidade local. As atividades eram realizadas no Club Infantil, horta e horto e orquidário de um hotel na Bahia pela FGD- Fundação Garcia D´Ávila ( www.fgd.com.br) Era uma parceria da ONG e da empresa e nós como biólogos idealizamos estes treinamentos.Todos estão empregados atualmente no turismo ou no ecoturismo incluindo que alguns já tem formação universitária.

Guardas Parques


Estes guardas parques eram mantidos com salário advindo das taxas ecológicas que os turistas pagavam ao frequentar os passeios ecoturisticos de um hotel na Bahia . Olocal é Reserva da Sapiranga . APA Litoral Norte um remanescente florestal de Mata Atlântica . Àrea Particular . Trabalhamos juntos de 1992 a 2004 .

Curso de treinamento para Condutores Patrimoniais


Este curso foi ministrado em 2003 na sede de Instituto de Hospitalidade no Sauípe para comunidade local. Foi ministardo por mim com audio-visual, dinâmicas de grupo ,power point, alguns recursos , fizemos mapa da região da trilha salinas na propriedade da Odebrecht. O Curso durou um fim de semana 8 horas por dia em 4 horários. Foi distribuído apostila e material de dinâmicas. Valeu a pena , tinham 60 participantes . A maioria desta pequena comunidade se instruíram neste curso sobre meio ambiente para estarem aptos a trabalhar em hotelaria e turismo com conhecimento sobre meio ambiente.

Reunião em 2004 para decidir ações


As reuniões sobre ecoturismo aconteciam semanalmente e de Educação Ambiental também semanalmente para decidir programação semanal de trabalho e outros objetivos mensais. A equipe de trabalho pertencia ao Departamento Ambiental. Como coordenadora e gerente , eu determinava muitos papéis sempre dando liberdade para outros componentes do grupo agirem por conta própria desenvolvendo comportamentos empreendedores.

Educação e Turismo Ambiental VI

Não desistir diante da pobreza , miséria, riqueza , injustiças sociais e tanta violência escancarada no mundo . Este livro está sendo reconstruído na perspectiva reflexiva . O conteúdo era um Projeto de EA implantado em 1992 , atualmente ainda em prática em Praia do Forte , Litoral Norte da Bahia . Depois de 12 anos na mesma equipe de trabalho , paro para refletir se tinha algum pequeno legado para deixar a futuros biólogos , educadores, ecologistas ou uma futura cria , todos aqueles que se predispõe a tentar plantar em outros seres humanos uma vontade de preservar a natureza no espectro amplo do universo .

Treinamento e Educação Ambiental


Atendimento as Escolas Públicas de Camaçari - Litoral Norte da Apa de Guarajuba , APA Litoral Norte . Bahia -
Uma parceria com bar localizado no Manguezal do Rio Pojuca em Conjunto com a Prefeitura de Camaçari.

Dunas de Praia do Forte - Litoral Norte da Bahia


Caminhadas ecológicas para conhcer os sistema de dunas e restingas do Litoral Nordestino

Trilha Interpretativa no Manguezal Sauípe - Bahia


Catamarã para passeios nos rios da região Nordeste do Brasil

Trilha Interpretativa - Bahia 1992-2009


Passeios ecológicos com interpretação de trilhas para explanação sobre Florestas Tropicais.

Educação e Turismo Ambiental V

Ecoturismo e Terceiro Setor

As fundações e instituições não governamentais devem participar do processo , disseminando ações às comunidades , empresas, governos e visitantes .

Nas fundaçãoes , ou seja fundos em ações, a atividade do turismo é de extrema relevância

Toda empresa deveria ter uma fundação , e ser parceira gerando benefícios às empresas no apoio técnico e abatimento de impostos e as empresas gerariam benefícios , apoio financeiro às fundações .

Educação e Turismo Ambiental IV

O Turista é o que visita, usufrui, causa dano mas se bem educado conserva a natureza e culturas locais . Gera renda e empregos , participa na troca de culturas , define o mercado junto com as prioridades das empresas e governo .

A comunidade é a anfitriã da situação. Ela deve manter seu ambiente preservado como as antigas gerações as fizeram para as atuais , e assim as atuais devem fazer para as futuras . A comunidade é beneficiada pelo turismo pois consegue mais projetos de educação e trabalho , saúde e bem estar.

Educação e Turismo Ambiental III

A vocação foi encontrada por todos , por aqueles que chegaram e colocaram esta atividade como principal e aqueles se engendraram como fonte de renda e emprego.

Mas um dos objetivos da comunidade é manter o meio ambiente preservado.

A intersecção de ambiente , turismo e sociedade pois de alguma forma a mais de 30 anos atrás estavam segmentados como objetivos independentes e agora de 30 anos para frente vem sendo interedisciplinada, interregulada e interorganizada de uma maneira que não se pense isoladamente e em outra maneira se pense integralmente. Para quê separa , se naturalmente foram sempre unidas e interrelacionadas.

A base para integridade de projetos foi sempre pensar que ecoturismo como ferramenta de educação ambiental , pois trata-se de uma tividade ainda pioneira em nosso país .

Projetos pontuais sempre aconteceram e alguns despontando, outros se reestruturando , outros atigindo patamares nacionais e interenacionais.
Mas que adianta ou não sempre buscam o desenvolvimento regional pois quando se falar em nação tem que pensar em região.

O Brasil com suas dimensões , culturas distintas , fauna e flora estruturas sociais até certo ponto vista como exóticas , busca através de um programa governamental , atingir patamare sociais e econômicos desenvolvidos .

Acredita-se que é de uma forma sustentável que . Foi a crise ambiental , então em tempos livres acreditava em escrever alguma coisa do que eu tinha aprendido falando do Planeta Terra como Gaia .
O país atinja a globalização a tão sonhada preservação ambiental a institucional e praticada educação ambiental , pode ser chama de educação holística para alguns ou educação global

Atualmente tenho tentado desenvolver algumas habilidades que vão me ser útil, e conseqüentemente à sociedade . Não preciso de aparências e sim discrição por favor . Não gosto de alardes e nem muito barulho . Peço que respeitem isto , pois na Educação Ambiental , o que vale é a prática.

Educação e Turismo Ambiental II

A AÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TURISMO .

A idéia deste livro é a conjunção de projetos que possam ser viáveis em uma comunidade que aceite e conviva e adote a sustentabilidade sócio-ambiental econômica como forma promotora de impulso social .
Este impulso social é a tentativa de criar ou mesmo a audácia de propósito, buscando , querendo uma sociedade ativa. Criar sociedades ( lê-se comunidades ) micro-sistemas que se engagem em macro-sistemas.

Quanta matéria orgânica este micro-sistema contribui para formar a biomassa? (Exemplo Florestas)
Já quanto a comunidades , abrigam vários desafios em pequena estrutura , comparado a grandes cidades mas não copia o desenvolvimento desenfreado e desplanejado que as grandes cidades possuem .

É um sistema de dinamismo e sinergia entre projetos e pessoas que visam equilibrar a entrada de fonte econômica como fator limitante ou estimulante nos processos que já existem em sua forma biológica de ser , ou seja, os sociais e ambientais.
O sistema econômico citado aqui , neste livro , sempre será o turismo como fonte propulsora de organização social porque na região que seja abordada mostra que esta atividade foi ao mesmo tempo imposta pela visão de mercado de alguns , e recebida , assimilada e desafiada a atenção a todos que já estavam lá .

A vocação foi encontrada por todos , por aqueles que chegaram e colocaram esta atividade como principal e aqueles se engendraram como fonte de renda e emprego.

Educação e Turismo Ambiental

Acionar a experimentação direta entre homem e natureza.

Fundamentalizar a informação como fonte de poder discutível . Tem que se discutir, duvidar, questionar para eliminar as dúvidas e criar soluções .

O envolvimento comunitário também pode ser observado em diversas ocasiões , contribuindo para a conservação das unidades de conservação ou seu entorno.
Através da Educação Ambiental promover mudanças de comportamento , aumentando o conhecimento e mudanças de valores .

Formar cidadãos que reconheçam os problemas ambientais , compreendam que os processos naturais do meio ambiente são os que mantêm a qualidade de vida. Estimulando atitudes para conservar seu ambiente e do planeta e esferas de ações do poder público a níveis federal, estadual e municipal.

Criação de um sistema integrado de ações que promovam através do turismo “ indústria da paz “ aspas abertas , o desenvolvimento econômico sustentado em localidades com grandes potenciais naturais , cujas qualidades cênicas apresentam excepcional capacidade de atração para o turismo nacional e internacional.

Allamanda blanchetti


Família Apocynaceae , arbusto semi lehnoso, escandente, do litoral norte do Brasil, de ramagem longa com folhas elítico- ovaladas, cerosas de cor verde brilhante. As plantas podem se multiplicadas por estacas e por sementes. Adequada para cerca viva.

Psidium - Goiaba


Utilizada para fazer compotas, doces cristalizados, geléias e sucos . A família chama-se Myrtaceae e é típica da Mata Atlântica. òtimo para jardins pois os frutos atraem muitos pássaros para observação.

Allamanda laevis Markgr.


Multiplica-se por estacas , cultivada comomplanta isolada e em grupos foramando maciços ou renques , a pleno sol . Burle Marx introduziu nos jardins, trouxe do Sertão da Bahia.