sexta-feira, 16 de abril de 2010

Complexidade e capacidade de carga - metodologia utilizada por várias entidades em diversos lugares , mas ainda não listadas regionalmente.

A modalidade de ecoturismo se auto descreve como atividade de mínimo impacto que visa conservar os recursos naturais, criar bem estar às populações anfitriãs e estimular atrativos culturais aos visitantes. O ecoturismo pressupõe um turismo responsável que gera divisas auto-sustentáveis. Pressupõe intrinsicamente educação , transformar também o turismo em educativo transformados social , não só de lazer e descanso.
As atividades relacionadas ao que chamamos Ecoturismo são ferramentas para Educação Ambiental.
É na prática do descanso e lazer educacional cultural , tratar questões ambientais para abraçar a participação in locu do visitante como agente conservacionista. Criar a interlocução comunidade, visitante ecoturista, benefícios ambientais minimização de impactos negativos e otimização de impactos positivos. A forma que encontrei para criar uma metodologia palpável parte dela qualitativa e parte dela quantitativa é o estudo de capacidade de carga e o LAC Limite aceitável de mudança.

Fica a sugestão para órgãos de governos que façam, o lac de todos os parques antes de receberem visitas. Pode ser contratado um auditor , ou equipe de auditores para montar a necessidade de áreas protegidas. Entrem no site do MMA e no grupo yahho de ecoturismo para acompanhar os novos parques que serão monitorados por empresas privadas ou ONGs .

Metodologia e Prática do Ensino Superior

Como ministrar a Disciplina Ecoturismo & Educação Ambiental- temática, limite aceitável e mudanças em recursos naturais no Ensino Superior
É necessário, faz-se necessário esclarecer, clarear a relevância das disciplinas Ecoturismo e Educação Ambiental nos cursos de Ensino Superior de Turismo e Hotelaria bem como discutir e aplicar a Educação Ambiental em todos os cursos de Ensino Superior reconhecidos pelo MEC no Brasil.
Sumário Estabelecer a prática de Ensino Superior das disciplinas de Ecoturismo e Educação Ambiental nas Universidades brasileiras
A realidade do diagnóstico de mudanças nas ações turísticas de locais potenciais, pólos no país fez criar a necessidade de estabelecer uma metodologia e prática para disciplinas de ecoturismo e Educação Ambiental focando a temática do limite aceitável de mudança e capacidade de carga para ambientes que sofrem intervenção de ações humanas , econômicas e sociais. O ecoturismo e Educação Ambiental são componentes e fronteiras para minimizar o impacto ambiental sobre os recursos naturais. Podem ser tratados como disciplinas distintas e podem ser tratadas como interativas .

O curso lato sensus que fiz sobre o tema , só ficou pendente a tese . O tema que discuti o curso inteiro foi a importância do ecoturismo como forma para minimizar os impactos ambientais do local onde recebem visitas anuais ou não. A educação ambioental é o principal , mas o ecoturismo a ferramenta. Vale a pena ler o texto . Minha tese ficaria nestas vertentes complexidade ambiental e ecoturismo com a Educação Ambiental seja ela na escola ou na empresa.

Flores de Itamambuca





Vincas, cravos, orquídea bambu e begônia

SOS PRAIAS E PROJETOS ECO

SOS PRAIAS

SOS Praias

Este último fim de semana em Itamabuca foi marcado pelo campeonato de surf brasileiro e este presente Marcelo do Motorhome mais transado que já vi. Ele defende as praias com conscientização sobre coleta de lixo e preservação de praias . Ainda não tenho email dele , mas vale a pena vir assistir o SUPER SURF em Itamambuca em próxima data . O motor home dele tem painel fotográfico lindo de Noronha , banheiro ele só decarrega em locais permitidos , quarto sala e cozinha . Os aventureiros são sempre pessoas solícitas . Ele vende camisetas e distribui sementes de jacarandá . O Mercedes dele anda muito pelo todo Brasil . Vale a pena conhecê-lo. Parabéns Marcelo!
Vale a pena ajudar o projeto SOS PRAIAS comprando uma camiseta .