quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Carbono Brasil

Grandes indústrias fluminenses terão que declarar emissões de gás carbônico
24/10/2011 - Autor: Nielmar de Oliveira - Fonte: Agência Brasil




Nos próximos dias, as grandes indústrias fluminenses estarão recebendo formulários de declaração de emissões, em que terão de informar a quantidade de gás carbônico emitida em cada unidade, especificando a fonte de energia que movimenta a empresa.

Segundo o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, as informações vão formar um banco de dados que servirá de base para as compensações a serem exigidas no processo de renovação das licenças ambientais das companhias.

“Dessa forma, começamos a atuar pelo cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, conforme consta no Decreto do Clima, assinado no mês passado pelo governador Sérgio Cabral”, disse Minc por meio de sua assessoria de imprensa.

Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, é com base na situação de cada empresa que o estado estabelecerá as condições para diminuir e compensar as emissões.

Para estabelecer com quanto cada setor da economia vai contribuir para a redução das emissões de gás carbônico no estado, o governo encomendou estudo à Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Haverá também o mapeamento dos custos das ações, e cada empresa terá plano próprio”, informou Minc, acrescentando que a renovação das licenças que vencem em 2012 já trará mecanismos de abatimento, compensação ou redução das emissões.

Carlos Minc lembrou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria do Ambiente e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), que prevê, como forma de compensação ambiental, o desembolso de R$ 1 bilhão pela Petrobras para ser investido no estado.

Os recursos do TAC, segundo a secretaria, serão aplicados em uma série de projetos, entre eles o que reduz as emissões atmosféricas da Reduc, o que melhora o tratamento de efluentes da refinaria, o que prevê a construção de uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR) na Foz do Rio Irajá, o de macrodrenagem de Campos Elíseos e o que viabilizará a compra do gás produzido com o lixo descartado no aterro controlado de Gramacho.

“Esses compromissos são condições determinadas pela Secretaria do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente para a renovação da licença de operação da Reduc, que precisa ser feita a cada cinco anos”, disse Minc.
Sudeste Asiático está em perigo pelos efeitos da mudança climática Estudo aponta que impacto de desastre ambiental grave na região terá consequências mundiais.
Estudo registra derretimento de geleiras no Himalaia chinês Estações a mais de 4.000 m registraram 1,7º de aquecimento em 47 anos. Lagos alimentados pelo gelo das montanhas aumentaram de tamanho.
Apresentada versão preliminar de documento com propostas para a Rio+20 Entre as sugestões estão a criação de um programa de proteção socioambiental global, um pacto global para produção e consumo sustentáveis e um protocolo verde internacional para o setor financeiro.
Nasa retira astronautas de estação submersa por causa de furacão Equipe realizava treinamento em laboratório submarino na costa da Flórida.
Programa Água Doce inaugura novas unidades no semiárido nordestino Até 2014 serão implantados 1,2 mil sistemas de dessalinização que vão beneficiar 500 mil pessoas da região com acesso à água potável.
Girafa recebe tratamento de 'pedicure' na Escócia Cascos do animal estavam grandes demais e precisavam ser aparados.
Correios de MG encontram cobras em encomenda enviada para SC Segundo Correios, caixa seguia de Pouso Alegre (MG) para Caçador (SC). Ao passar encomenda no raio x, gerente de agência encontrou os animais.
PF apreende 74 kg de agrotóxicos ilegais no interior de Mato Grosso Apreensão foi realizada durante operação de combate ao contrabando. Somando todas as penas, suspeitos podem pegar até 8 anos de prisão.
Estudo do IPT aponta mais de 400 áreas de risco em encostas de SP Levantamento foi feito a pedido da Prefeitura de São Paulo. Moradores reclamam da falta de obras para evitar deslizamentos.
Governo turco decide aceitar ajuda estrangeira para vítimas de terremoto Milhares de pessoas esperam por abrigo em filas e a temperatura na região começa a baixar. Número de mortos passa de 460.
Senado aprova nova Lei de Competências Ambientais O texto estabelece, em especial, as prerrogativas de órgãos estaduais, municipais e federais para atuar na fiscalização ambiental. A nova lei também define o que é licenciamento ambiental, permite parcerias entre dois ou três entes federativos para atuar na fiscalização e estabelece regras para casos de multas em duplicidade.
Agência dos EUA tem plano para reciclar lixo espacial Há pelo menos US$ 300 bilhões em peças na órbita da Terra. Tecnologia atual ainda não é suficiente para atingir objetivo.
Com empate, Justiça adia mais uma vez decisão sobre Belo Monte Relatora do caso votou pela anulação de decreto que autorizou a obra. Julgamento está empatado e foi interrompido por pedido de vista.
População mundial chega a 7 bilhões de pessoas, diz ONU Censo dos EUA indica que marca só será alcançada em 2012. Para pesquisador, data da ONU é simbólica e serve para debater tema.
Vacina de gripe tem baixa eficácia, segundo pesquisa O resultado diz respeito à vacina trivalente, fabricada com o vírus inativado. Esse é o tipo usado nas campanhas de vacinação de gripe sazonal no Brasil.
Governo apoia consórcios públicos para Planos de Resíduos Sólidos Chamada Pública estará recebendo as propostas de apoio à elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos até o dia 18 de novembro deste ano.
Concurso premia quem sequenciar 100 genomas de centenários em um mês Equipe que provar que tem tecnologia rápida e barata para mapear o DNA humano ganha 17,6 milhões de reais.
Paraguai quer discutir com o Brasil medidas de combate à febre aftosa Com a confirmação de um foco de febre aftosa em setembro, no Departamento de San Pedro, que levou ao sacrifício de aproximadamente mil cabeças de gado, alguns países, como a Rússia, fizeram restrições às importações de carne do Paraguai.
Brasileiros calculam raio de planeta-anão 'gêmeo' de Plutão Éris gira em torno do Sol e tem tamanho quase idêntico ao de Plutão. Brasileiros fizeram parte de equipe internacional que fez a descoberta.
Estudo confirma que dinossauros migravam mais de 300 km Análise do esmalte do dente de saurópodes mostrou que animais beberam água tanto de regiões litorâneas quanto de montanhas.


Este jornal foi enviado para carlasabia@gmail.com CANCELAR Recebimento do Jornal Ambientebrasil.
INSCREVER novo endereço para o Jornal Ambientebrasil.
fale conosco
jornalismo
comercial
informática

Sustentabilidade

Visões atuais
Pergunta Como você defini sustentabilidade? Porque parece que pessoas diferentes têm diferentes definições ?

É Verdade. O que fizemos foi perguntar como isso se aplicava a nós. E Concluímos que , para nós , sustentabilidade significa tomar da Terra apenas aquilo que é natural e rapidamente renovável - nem uma gota a mais de petróleo - e não causar danos a biosfera . Isto é sustentabilidade para nós . E existe também a parcela da justiça de tudo isso
Visões atuais Pergunta
Qual acha ser o papel das empresas, governos e consumidores em termos de sustentabilidade ?

É como esperar para ver quem pisca primeiro . Algumas pesquisas confiáveis por exemplo a que fez o Stockholm Environmental Instiitute mostram que não há como desvincular o crescimento econômico das mudanças climáticas. Um exemplo é que os ganhos conseguidos pelo substancial esforço feito pelas empresas no sentido da sustentabilidade foram anulados pelo crescimento econômico dos EUA nos últimos 3 anos , de acordo com um estudo feito pela equipe do estrategista ambiental Joel Makeower.

No Reino Unido gabamo-nos de ter reduzido as emissões de carbono em 5 % ou 15% , dependendo do tipo de medição , desde 1990. Intitulamos-nos economia de crescimento ecológico e convidamos outros para mostrar como conseguimos fazê-lo temos orgulho do Relatório Stern do Reino Unido, por exemplo.
Denis Hayes fala O Greenseal ainda existe . Já certificou milhares de produtos : tintas, óleos, produtos de papel, produtos de limpeza e outros . Uma das grandes áreas de crescimento tem sido a de hotéis ecológicos , onde uma abordagem ampla tem vantagens reais. O selo continua a ser uma voz clara atestando a integridade e transparência no que se refere a prodiutos e serviços ecológicos e eu admiro muito as pessoas que trabalham nas organziações . Mas , por causa das praticas abusivas de algumas outras empresas e a falta de orçamento para ajudar a esclarecer as pessoas a distinguir entre o selo verdadeiro e as fraudes , ele não se transformou no que eu imaginei : Um selo de aprovação universal

Bibliografia referida

Por: Carla Sabiá
Conversas com mestres da sustentabilidade de Laura Mazur e Louella Miles Editora Gente .

Prefácio de Fernando Almeida presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ( CEBDS) e autor do livro Os desafios da sustentabilidade : uma ruptura urgente .
Seu nome é Wangari Maathai , professora de Ci~encias Biológicas . Nasceu em NYERI no Quênia em 1940 . Ela teve papel importante no Conselho Nacional das mulheres e defende que a o que foi determinado pelo Tratado de Brundtland ainda prevalece. O Tratado foi escrito pela primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland . Assegurar a exploração dos recursos naturais de forma sustentável para garantir algo às futuras gerações de forma que os recursos sejam renováveis
De El Salvador , é fundador e diretor do Salvadoran Centre for Appropriate Technoly ( CESTA) a as maior ONG ambientalista de El Salvador que se preocupa com críticas necessidades ambientais e sociais do país . Quais têm sido os grandes desafios para aumentar a consciência ? Ele responde Um dos maiores desafios que temos é que empresas grandes como construtoras nos veem como inimigos. Eles perguntam como podemos ser contrários à construção de casas em áreas que devriam continuar florestadas . Existem muitas áreas já desmatadas que foram usadas para construção porque não eram muito atrantes . No entanto , se plantassem algumas árvores e desenvolvessem o paisagismo, elas ficariam atraentes novamente. Mas as construtoras destroem o restante das florestas , e isso vai causar grande impacto com e nchentes.

Também temos muitos problemas com recicladoras de baterias automobilísticas. Elas causam muita poluição . Examinamos amostras de sangue em aproximadamente 500 crianças e o nível de chumbo por litro de sangue obtido foi de 15 microgramas. Uma agência dos EUA alerta que mais do que sete microgramas pode gerar danos irreversíveis . É realmante dramático . Estamos brigando com essas usinas , mas elas argumentam que somos movidos apenas por motivos políticos. O governo de El Salvador não está muito interessado em fazer com que essas empresas parem de poluir ou destruir as florestas . Em El Salvador não há legislação suficiente.

Ambiente Brasil

Ambientalistas querem transparência em concessão de unidades de conservação Por clipping O anúncio, na semana passada, de que o governo começa a estudar uma fórmula para fazer parcerias público-privadas (PPPs) e concessões de unidades de conservação federais, como os parques nacionais, foi recebido com entusiasmo por ambientalistas ouvidos pela Agência Brasil. Eles esperam, no entanto, que o estabelecimento das regras de licitação e a própria concessão sejam transparentes.

“Gostaria de saber como vai ser o controle social na sequência”, diz a secretária-geral interina do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, que considerou ainda “muito genérico” o acordo de cooperação assinado na última semana entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão para estabelecer as concessões e PPPs. Ela ressalta que deve haver preocupação especial com a educação ambiental “para que esse negócio não vire Disneylândia”.

O vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Instituto Ipê), Cláudio Pádua, também apoia a iniciativa, mas espera que a sociedade civil seja convidada a discutir as futuras PPPs. “Eu estou entendendo que o terceiro setor ainda vai ser chamado.”

Pádua não acredita que seja possível fazer concessões ou parcerias de todas as unidades (310). “Serão apenas as joias da coroa, em algumas unidades não há interesse”, o que, em sua opinião, ainda será vantajoso porque muitos servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) serão liberados para trabalhar em outras áreas. O ambientalista ressalta que o “o processo será mais eficiente se o ICMBio estiver melhor aparelhado”.

Eduardo Martins, ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante os governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, avalia que “no dia em que os parques nacionais passarem a ser visitados, eles serão valorizados”.

O ex-presidente do Ibama acredita que o desenho das PPPs seja interessante porque permite à iniciativa privada participar desde os trabalhos preliminares de elaboração dos planos de manejo das unidades e dos projetos básicos e executivos, onde se preveja custos, à logística para visitação, as formas de gestão e a viabilidade econômica.

Martins presidiu o Ibama quando o governo federal fez a primeira concessão de unidade de conservação (1998), a do Parque Nacional de Iguaçu (PR). Na época, a iniciativa foi criticada por entidades civis e por funcionários do instituto. “O argumento é que estávamos privatizando. Mas concessão não é privatização”, defende.

Atualmente, o Parque Nacional de Iguaçu tem seis empresas concessionárias trabalhando na visitação, nos serviços de passeio, helicóptero e hotelaria. No ano passado, o parque recebeu 1,265 milhão de turistas, com índice de satisfação de 90%. A unidade gera 850 empregos diretos, o que favorece o apoio da comunidade local.

“No momento que gera mais emprego e paga mais impostos, o parque passa a ser visto como uma empresa profissional”, disse à Agência Brasil o chefe do parque, Jorge Luiz Peguraro. Com a gestão bem sucedida, ele se sente liberado para cuidar da missão prevista no estatuto do ICMBio. “Nossa função é cuidar da biodiversidade, cuidar da unidade que deve ser protegida”, defende.

Além das unidades federais, o estado de São Paulo também deve fazer concessão de áreas sob o cuidado da Fundação Florestal. Um decreto foi publicado pelo governador Geraldo Alckmin no começo deste mês instituindo o Programa de Parcerias para as Unidades de Conservação.

Tanto as primeiras concessões do governo paulista quanto as do governo federal devem ser licitadas no primeiro semestre de 2012. (Fonte: Gilberto Costa/ Agência Brasil)

Timberland e sustentabilidade

Por: Carla Sabiá
Dirige Timberland

Pergunta Por que a sustentabilidade é tão importante para a Timberland?

Dirigimos nosso em torno da hipótese de que comércio e justiça não precisam ser noções excludentes. Acreditamos que podemos fabricar produtos de alta qualidade e agradar nossos acionistas. Também acreditamos que podemos fazer os consumidores perceberem que essa é uma ótima companhia , com ótimos ´produtos e que podem criar um contexto no qual as pessoas realmente se orgulhem de vir trabalhar e se sintam dignificadas com o trabalho que exercem . Podemos fazer isso de uma maneira que seja responsável em termos de dirigir uma empresa comercial com boas práticas ambientais , sociais e de direitos humanos . Como representante da terceira geração sei que se não houvesse uma missão no centro do que fazemos seria dificíl sustentar aquilo que fazemos.

Instituto Carbono Brasil

Por: Carla Sabiá
Caro leitor,
Estamos a menos de um mês da COP 17, que começa no dia 18 de novembro em Durban, na África do Sul, e está muito difícil ficar otimista com o potencial da conferência.
A crise econômica que está afetando principalmente os Estados Unidos e a União Europeia deve impedir que grandes avanços sejam propostos e que compromissos mais ambiciosos sejam assumidos.
Assim, o que podemos esperar?
Provavelmente teremos mais detalhes do Fundo Climático Verde, quem sabe inclusive uma data para quando ele entrará em vigor.
As florestas devem ser um dos destaque positivos, assim como foram em Cancún no ano passado. A expansão do REDD + e de programas de pagamentos por serviços ecossistêmicos deve ser obtida através de parcerias multilaterais e de iniciativas do setor privado.
Finalmente, veremos alguns países anunciando metas voluntárias, como foi o caso da África do Sul que no último dia 20 divulgou o objetivo de alcançar uma redução de 34% até 2020 e 42% até 2025 em suas emissões, com relação às projeções se nada fosse feito (business as usual).
Apesar de todos os apelos de entidades como o PNUMA e o WRI, dificilmente Durban superará essas baixas expectativas.
Boa Semana!
Equipe Instituto CarbonoBrasil

Reportagens CarbonoBrasil
________________________________________
PNUMA e WRI destacam ideias para lidar com o clima Relatório afirma que os atuais esforços internacionais não evitarão as piores consequências do aquecimento global e avalia mais de 130 propostas de centros de pesquisa, governos e ONGs para mitigar o fenômeno Leia mais

AIE pede corte de subsídios aos combustíveis fósseis Agência Internacional de Energia vai defender na próxima Conferência do Clima a redução da ajuda estatal à s indústrias do petróleo e carvão, que estaria colocando o planeta no rumo de um aquecimento de 3,5°C até o fim do século Leia mais

Califórnia aprova regras finais para mercado de carbono California Air Resources Board anuncia a regulamentação definitiva do cap-and-trade do estado, ato que marca a adoção formal do esquema de comércio de emissões de gases do efeito estufa, previsto para iniciar em 2013 Leia mais

Empresas pedem redução de emissões globais de CO2 Mais de 200 das maiores companhias do mundo, incluindo a plataforma brasileira Empresas Pelo Clima, assinam hoje um documento convocando uma ação imediata para diminuir a liberação de GEEs e desenvolver uma economia verde Leia mais

Gestão eficiente é desafio nas regiões metropolitanas Comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta falta de critérios na criação de regiões metropolitanas e salienta que isso impede a atuação conjunta na saúde, mobilidade, saneamento e ordenamento do uso do solo Leia mais


Mudanças Climáticas
________________________________________
24/10/2011 Grandes indústrias fluminenses terão que declarar emissões de gás carbônico
24/10/2011 Manter aquecimento global em menos de 2°C ainda é possível, afirmam pesquisadores
21/10/2011 Estudo reafirma aquecimento global e tira munição de céticos
21/10/2011 Relatório britânico defende migrações planejadas
20/10/2011 África do Sul adotará limite para as emissões de CO2
20/10/2011 TERRAMÉRICA – O vinho do futuro verão
19/10/2011 Investidores globais pedem ao G20 ações concretas para lidar com as mudanças climáticas
19/10/2011 IFC lança fundo para inovação em tecnologias limpas
19/10/2011 Ministérios acertam cooperação para sistema de monitoramento
18/10/2011 Estudo sugere precificação de CO2 na extração de combustíveis Negócios ________________________________________
20/10/2011 Pesquisa do Ibope revela que apenas 48% das empresas possuem políticas de sustentabilidade
19/10/2011 Empresas investem em sustentabilidade para crescer

Cidades
________________________________________
25/10/2011 Justiça autoriza mais de 33 mil crianças a trabalhar em lixões, fábricas de fertilizantes e obras
24/10/2011 Jovens criam oportunidades de desenvolvimento a partir da convivência com bairro
20/10/2011 EIMA 8: Cidades conscientes de seus resíduos
20/10/2011 Quase todas as cidades brasileiras têm rede de água, mas em 41% delas, nada sai das torneiras
18/10/2011 EIMA 8: Abertura do evento contou com especilaistas brasileiros e espanhóis
18/10/2011 Prêmio Brasil de Engenharia recebe trabalhos até 4 de novembro

Artigos
________________________________________
24/10/2011 Green Buildings e a importância estratégica dos recursos naturais
21/10/2011 Meio boi a mais pode fazer do País uma potência agrícola e ambiental
18/10/2011 A ilusão de uma economia verde

Energias
________________________________________
21/10/2011 Após protesto indígena, Ibama suspende audiência sobre construção de usina no Rio Teles Pires

Mercado de Carbono
________________________________________
25/10/2011 Legisladores norte-americanos aprovam medida contra restrições das emissões da aviação
24/10/2011 América do Norte deve liderar mercado de gestão de carbono em 2013
20/10/2011 Comissão Europeia lança regras para créditos de carbono negociados a vista

Ecossistemas
________________________________________
25/10/2011 Nova tecnologia permite mapeamento detalhado das florestas
25/10/2011 Aumenta pressão social contra projeto que altera Código Florestal
25/10/2011 Mais um na carona do plástico pelo ambiente marinho
25/10/2011 Economia Verde será o tema principal da Conferência da ONU Rio+20
25/10/2011 Ambientalistas querem transparência em concessão de unidades de conservação
24/10/2011 Desmatamento na Amazônia diminui 74% em seis anos, aponta estudo
24/10/2011 Indústria ainda não cumpre obrigação de rotulagem de transgênicos
24/10/2011 Seminário online sobre Títulos Ambientais
21/10/2011 Sociedade organizada quer protagonismo do Brasil na Rio+20
21/10/2011 Seminário de lançamento do Projeto GEF de apoio ao Inventário Florestal Nacional
20/10/2011 OEA convoca reunião entre governo e índios para discutir Usina de Belo Monte
19/10/2011 Indústria pesqueira excede quota de atum em 141%
19/10/2011 Bolsa Verde beneficia 3.500 famílias em outubro
19/10/2011 Banco de imagens sobre biologia marinha
19/10/2011 Agricultura familiar repudia mudanças no Código Florestal
18/10/2011 Apremavi recebe Prêmio Muriqui

Reuters Carbono
________________________________________
24/10/2011 ONU completa minuta para Fundo Verde do Clima
21/10/2011 China critica EUA a respeito de queixas sobre energia solar
20/10/2011 Japão apóia mais estudos sobre compensações de emissão alternativas
18/10/2011 Roteiro da Energia de 2050 da UE prevê mudança para as renováveis

Análise Financeira
________________________________________
25/10/2011 O mercado de carbono entre 17 e 24 de outubro
18/10/2011 O mercado de carbono entre 10 e 17 de outubro

Empregos
________________________________________
24/10/2011 MMA busca Consultor Técnico para gestão ambiental de megaeventos
19/10/2011 Comitê de especialistas procura candidatos à direção do Inpe

REDD
________________________________________
21/10/2011 ONGs pedem o fim da compensação de carbono florestal
19/10/2011 Programa UN REDD abre consulta pública
19/10/2011 IPAM participa da Reunião do Conselho Normativo do Programa UN-REDD, em Berlim, Alemanha


________________________________________
© 2011 CarbonoBrasil - www.institutocarbonobrasil.org.br