quinta-feira, 26 de maio de 2011

paisagens de Mangue Seco - Área de Proteção Ambiental do Mangue Seco -





Situado no Litoral Norte da Bahia , é um vilarejo de pescadores com vocação turística banhada pelo rio Real . É lindo demais

Família e amigos também tem vez



Código Florestal

Com as novas mudanças teremos mais desmatamentos . O remodelamento da lei de 1965 é um retrocesso para o país . Diminuir as áreas protegidas é sinônimo de permissão de supressão de vegetação e isto não é nada bom para cursos d´água. Temos que ser contrários aos governantes que querem diminuir as APPs que são as Áreas de Preservação Permanente. É impossível permitir a ocupação humana ou algum outra monocultura ou pecuária nestas zonas de preservação . Temos qu votar contra as mudanças de anistiar as multas sobre desmatamentos . Estamos todos apreensivos em saber como vai ficar os acordos e alianças governistas com as ONGs ambientalistas e partidos que aprovam o desenvolvimento sustentável.

Rizophora mangle - àrvore típica do ecossistema do manguezal


O manguezal é um berçário para os oceanos onde reúne uma gama de condições ambientais tornando-se um importante ecossistema de transição entre mar e a Mata Atlântica . Na foto mostrada , detalha-se as raízes aéreas que ajudam a manter a árvore equilibrada bem como na secreção de sal pelos poros que são encontrados nas raizes. Estas árvores são frondosas e abrigam uma série de animais bem como servem de ninhal de garças, socós , garça da noite. Os manguezais são florestas que ficam submersas pela variação das marés . Conforme o nível da maré as raízes ficam expostas muitas delas com crustáceos aderidos como cracas e também ambulantes como caranguejos. Os manguezais são associados a ambientes tropicais e estão sempre localizados em deltas e desembocadura de rios . Até onde a água salgada encontrar com rio , elas estão lá.O Código Florestal de 1965 defende os manguezais como APPS, ou seja , Área de preservação permanente , onde não pode desmatar.

Turismo Ambiental ou Ecoturismo - Torre da Tirolesa na Praia do Forte


A terminologia é de acordo com cada Instituição , mas as pessoas , especialistas são mais adeptos a chamar de ecoturismo porque o turismo ambiental tem uma especialização maior com a pesquisa científica . O Ecoturismo simplifica as coisas mas também tem se preocupado com a pesquisa científica .

Ecoturismo e a Educação Ambiental


O ecoturismo é uma ferramenta muito importante para Educação Ambiental. Nos passeios ecológicos é possível conscientizar , fiscalizar e analisar os impactos ambientais em uma região . É fundamental que as pessoas tratem a educação ambiental como fator principal de conscientização sobre meio ambiente em todos os assuntos possíveis não só a contemplação do ambiente natural. Por isso é importante que a empresa ou a Consultoria, organização considere a interpretação de trilhas como fundamento primordial para que os visitantes conheçam e saibam que há uma série de impactos a serem tratados como por exemplo erosão, impactos sociais, econõmicos e ambientais

Bóia Cross não causa impactos na pesca artesanal

Preparação para Bóia Cross

Ecoturismo

O turismo posssui muitas vertentes e uma delas é o Ecoturismo que pode ser definido por viagens a lugares exóticos trazendo bem estar as populações anfitriãs . O ecoturismo tem seu histórico desde as épocas que eram considerados os safáris de caça na África , mas quando as comunidades internacionais perceberam os impactos negativos causados , começaram a se preocupar em torná-los positivos .

Floresta de manguezal com Restinga Arbórea