sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Marketing verde

No início da discussão ambientalista , marketing era o gancho para planejar ações ambientais , agora o planejamento e adoção do SGA , o Marketing entra como parâmetro de avaliação para saber se a empresa age politicamente correta, ecologicamente saudável e eticamente.

Qualidade Total Certificação

Adotando a Norma ISO 14001 (1996), organizações de todos os tipos assumem estarem cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente, levando em consideração a política e seus objetivos ambientais. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, no desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
Nesta perspectiva, a cultura ambiental empresarial surge, não como uma novidade, mas sim, como uma necessidade. O Meio Ambiente torna-se então, um importante fator para o processo decisório das empresas que proporcionará a garantia de competitividade e sobrevivência no mundo globalizado.

qualidade total

Muitas empresas estão aderindo ao processo de gestão ambiental, muitas empresas buscam a certificação que é um caminho com modelo gerencial pré concebido. As empresas estão mais preocupadas com ambientalismo e procurando caminhos para implementar a qualidade total e posterior a isto ambiental. De forma mais didática as empresas primeiramente implantam a qualidade total. Depois de internalizados os conceitos de qualidade as empresas se asseguram na tentativa de acertar o processo de qualidade ambiental. Energia renovável ainda é um caminho que requer mais tecnologia de implantação, mas os conceitos sobre sustentabilidade engloba estes fatores energia seja ela elétrica, ou não , enregia alternativas para economia de recursos. Como os recursos naturais estão se esgotando as indústrias buscam matéria-prima de segunda mão para reciclá-las e embalar de novo. Não ´questão da ética , o marketing verde que as empresas empregam já está em decadência. O que vale são as ações positivas evitando impactos negativos e práticas ambientais embasadas em teorias administrativas como passivo ambiental.

Citação ecológica

Naõa queremos reembalar e rotular com etiquetas a nova embalagem reciclável , queremos reinventar . Quremos um novo repertório de inovações mais que apenas verde-inteligente.

Daniel Goleman- Inteligência ecológica.

arquitetura sustentável

Sustentabilidade
O que é LEED?
O USGBC (United States Green Building Council), uma entidade independente e sem fins lucrativos, desenvolveu o sistema de certificação LEED, sendo a única capacitada a fornecê-lo.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) através de um sistema de pontuação, certifica (ou não) edificações novas e existentes como sustentáveis. O LEED 2009 for New Construction and Major Renovations é usado no caso de edifícios comerciais (em geral), institucionais e residenciais com mais de quatro pavimentos, incluindo também as grandes reformas ou renovações.

Ele se baseia nos princípios de conservação ambiental e energética, sendo dividido em cinco categorias: Espaço Sustentável, Uso Racional da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna.

Cada uma destas categorias é formada por itens que são pré-requisitos (portanto obrigatórios) e créditos.Quando estes créditos são atingidos ganham-se pontos, que somados classificam a edificação como Certificada ou Verde (40 a 49 pontos), LEED Prata (50 a 59 pontos), LEED Ouro (60 a 79 pontos) ou LEED Platina (80 ou mais pontos, podendo chegar a 110).

Alguns dados sobre Green Buildings

Palestra Itamambuca sobre ecoturismo e educação ambiental

Boa tarde a todos
Comunicação é vital para bom entendimento entre as partes interessadas o emissor e o receptor , onde a idéia e informação é a transmissão de comunicação . Comunicação deriva da palavra comum ( comunidade, comunitário, comunismo) A comunicação é fator crucial no turismo , deve ser feita com atenção, desprendimento, clareza e disposição. Deve ser a chave na questão para evitar ruídos e assim melhorar a interpretação da mensgaem facilitada pelo emissor que trnsmite a mensagem e o receptor que recebe a mensagem. Neste jogo comunicativo é que chamamos de diálogo .

Para se trabalhar com qualidade a comunicação não pode ser truncada, ela deve ser obejtiva e clara pricncipalmente no atendimento turístico.

Turismo é uma palavra que deriva do latim significa tour e tour signica dar volta . O turismo iniciou no século XIX e evoluiu no século XX . As pessoas abonadas no século XIX já viajavam para destinações as quais encontrava lazer e descanso ou outras atividades como a caça . Depois que no ´século XX ele see viu preocupado com turismo próximo a atrativos naturais , depois de muitas caçadas em terras africanas o turismo saltou de massivo para exclusivo . Depois de muitas caçadas os órgãos e Instituições turísticas observaram a devastação da natureza e começaram a fomentar atividades voltadas a contemplação dos recursos naturais . Daí surgiu o ecoturismo , conceito amplamente utilizado no mundo todo. Existem teorias que chamam de turismo ecológico ou turismo ambiental.

O ecoturismo é um estilo de turismo que causa mínimos impactos na natureza e bem estar as populações tradicionais , anfitriãs . Está voltado a Educação Ambiental e preocupação com os impactos causados na natureza. Por isso mesmo aliado a esportes radicais , muitas vezes ele é só contemplativo . Onde curtir uma cachoeira com pequeno grupo de pessoas e muito melhor que um piscinão de ramos . O ecoturismo é consolidado também com a preocupação econõmico . Deve ser uma atividade economicamente viável para grupos de visitantes interessantes em certo nível de conforto mas que possam entrar em contato com a natureza .

Educação Ambiental é um parãmetro do ecoturismo . Nas atividades de ecoturismo podemos receber comunicação voltada a educação ambiental com saber quanto de água gasta um hotel , quantos metros de queda tem uma cahoeira, quantos metros de largura tem um ri, ou seja a Educação Ambiental além das práticas de reciclar o lixo é contexto para debates na atividade de ecoturismo . Só pratica ecoturismo as pessoas voltadas a preocupação ambiental