domingo, 5 de dezembro de 2010

Modelo de metodologia para aplicar um workshop para falar do 5 s

Descrição do Workshop: 5S & Organização da Área de Trabalho
Se você tem qualquer uma das perguntas abaixo, venha participar deste workshop

•O que é o 5S?
•Como posso aplicar o 5S na minha própria área?
•Existe alguma técnica para se eliminar os itens desnecessários?
•O que é a Tarjeta Vermelha? Como devo usá-la?
•O 5S é um conceito difícil de se entender e implementar?
•Por quanto tempo devo manter os itens desnecessários?
•Quais são os pré-requisitos para se aplicar o 5S?
•Quais são as etapas ou passos para se implantar o 5S?
•Como posso manter os ganhos do 5S?
Pré-requisitos
Os participantes do workshop de 5S & Organização da Área de Trabalho devem possuir algum conhecimento do vocabulário, das práticas e dos conceitos básicos da Melhoria Contínua ou Kaizen.

Introdução
O 5S é a base fundamental para a melhoria contínua em qualquer empresa que busca aumentar a sua competitividade dentro do mercado em que atua. Este workshop permitirá ao participante conhecer o que é o “5S” de uma forma profunda e como fazer para aplicá-lo imediatamente para melhorar a sua área de trabalho rapidamente. A aplicação do 5S gera impactos positivos na qualidade dos produtos, na segurança do trabalho, na produtividade e na utilização da área ocupada da sua empresa. O participante aprenderá a trabalhar com todas as ferramentas que são requeridas para se implementar o 5S (teoria do 5S, tarjetas vermelhas, folhas de avaliação do 5S, etc) de uma forma bastante prática através de atividades realizadas em grupos pequenos. Nestas atividades práticas, os participantes aplicarão o 5S para melhorar uma determinada área da sua empresa. O 5S é uma ferramenta bastante básica que precede qualquer iniciativa de melhoria mas que deve ser aplicada continuamente independente da existência ou não de qualquer outra ferramenta de melhoria.

Duração: 8hs (1 dia)

Descrição
O workshop será uma combinação de teoria e prática das atividades de 5S & Organização da Área de Trabalho. O programa abrangerá:

•Introdução ao 5S & Organização da Área de Trabalho
o 5S & Melhoria Contínua
(*) 5S & Organização da Área de Trabalho
(*) Porque o 5S?
(*) Como o 5S Elimina os Desperdícios
(*) 5S – Pré-requisito para o Lean
•O 5S Passo-à-Passo
o O que é 5S?
o 1S – SEIRI (organização)
(*) Prática da Tarjeta Vermelha, Segregação dos Itens Tarjetados
o 2S – SEITON (ordem)
(*) Disposição no Ponto de Uso, Identificação
o 3S – SEISO (limpeza)
(*) Trabalho em Grupo, Manutenção da Limpeza
o 4S – SEIKETSU (higiene)
(*) Padronização, Código de Cores
o 5S – SHITSUKE (auto-disciplina)
(*) Continuidade do 5S
•Atividades do Time de 5S
o Avaliação do 5S
o Tática da Tarjeta Vermelha
o Disposição no Ponto de Uso
o Limpeza
o Gerenciamento Visual
o Folhas de Controle do 5S
Objetivos
Ao concluir este workshop, você estará capacitado a:

•Entender o significado e importância da aplicação do 5S na sua própria área de
trabalho, nos processos e nos departamentos de toda a sua empresa
•Entender a importância do seu próprio papel no processo do 5S
•Entender como o 5S pode melhorar o seu próprio trabalho, os resultados da empresa
como um todo e quais são os possíveis desafios à frente
•Liderar e participar das atividades de 5S em qualquer local da empresa
•Entender o Estado Atual do 5S da sua própria empresa
Benefícios
Você será capaz de:

•Aplicar com segurança os conceitos do 5S em qualquer local
•Envolver e multiplicar estes conceitos entre os seus pares
•Criar um ambiente favorável para as atividades de melhoria contínua
•Identificar os desperdícios rapidamente
Público Alvo
Este workshop foi desenvolvido para provê-lo das ferramentas e do conhecimento prático para que você possa avançar no seu processo de implementação do Lean. O público é composto de:

•Gerentes, engenheiros, supervisores, operadores, agentes de mudança e todos aqueles que dão suporte ao processo
•Aberto à todos os interessados

Leitura Recomendada

•O Modelo Toyota, Jeffrey Liker irá familiarizá-lo com os conceitos do Lean

Pesquisa na Internet

O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.
No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.

Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:

Seiri - organização, utilização, liberação da área;
Seiton - ordem, arrumação;
Seiso - limpeza;
Seiketsu - padronização, asseio, saúde;
Shitsuke - disciplina, autodisciplina.
O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.
Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o 5S.

Alguns objetivos desse programa são:

melhoria do ambiente de trabalho;
prevenção de acidentes;
incentivo à criatividade;
redução de custos;
eliminação de desperdício;
desenvolvimento do trabalho em equipe;
melhoria das relações humanas;
melhoria da qualidade de produtos e serviços.

SEIRI - Organização, liberação da área

Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.
Seu conceitro chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.

A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:


IDENTIFICAÇÃO PROVIDÊNCIAS
Se é usado toda hora Colocar no próprio local de trabalho
Se é usado todo dia Colocar próximo ao local de trabalho
Se é usado toda semana Colocar no almoxarifado, etc
Se não é necessário Descartar, disponibilizar


As principais vantagens do Seiri são:
conseguir liberação de espaço;
eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso;
eliminar dados de controle ultrapassados;
eliminar itens fora de uso e sucata;
diminuir risco de acidentes.
Para a execução do Seiri devem ser definidas e instaladas áreas de descarte. Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou sucata).
A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.


SEITON - Ordem, arrumação

É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave é a simplificação. Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar.
Vantagens:

rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos;
economia de tempo;
diminuição de acidentes.

SEISO - Limpeza

Nesta etapa devemos limpar a área de trabalho e também investigar as rotinas que geram sujeira, tentando modificá-las. Todos os agentes que agridem o meio-ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mal cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira, etc).
Cada usuário do ambiente e máquinas é responsável pela manutenção da limpeza. A prática do Seiso inclui:
não desperdiçar materiais;
não forçar equipamentos;
deixar banheiros e outros recintos em ordem após o uso, etc.
Como vantagens da aplicação desse terceiro S, temos:
melhoria do local de trabalho;
satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo;
maior segurança e controle sobre equipamentos, máquinas e ferramentas;
eliminação de desperdício.

SEIKETSU - Padronização, asseio, saúde

Após termos cumprido as três primeiras etapas do programa 5S devemos partir para a padronização e melhoria contínua das atividades. Essa etapa exige perseverança, pois se não houver mudanças no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situação inicial, antes da implantação do 5S.
Assim, através do Seiketsu conseguimos manter a organização, arrumação e limpeza obtidas através dos três primeiros Ss (Seiri, Seiton, Seiso).

Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais.

Nessa etapa, devem ser elaboradas normas para detalhar as atividades do 5S que serão executadas no dia-a-dia e as responsabilidades de cada um.

Como principais vantagens do estabelecimento do Seiketsu, temos:

equilíbrio físico e mental;
melhoria do ambiente de trabalho;
melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
melhoria nas condições de segurança.

SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina

O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa 5S, define a última etapa desse programa.
Se o Shitsuke está sendo executado significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.

Quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina. Para que esse estágio seja atingido todas as pessoas envolvidas devem discutir e participar da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.

As vantagens são:

trabalho diário agradável;
melhoria nas relações humanas;
valorização do ser humano;
cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

Embora composto por técnicas simples a implantação do programa deve seguir alguns passos.
Sensibilização - é preciso sensibilizar a alta administração para que esta se comprometa com a condução do programa 5S.
Definição do gestor ou comitê central - quando a direção da empresa adota o programa 5S, deve decidir quem irá promovê-lo. O gestor deve ter capacidade de liderança e conhecimento dos conceitos que fazem parte desse programa. É função do gestor:
criar a estrutura para implantar o 5S
elaborar o plano diretor
treinar líderes
promocão integrada do 5S.

Anúncio oficial - a direção deve anunciar, para todos os integrantes da organização, a decisão de implantar o 5S. Esse anúncio pode ser feito através de carta aberta ou de uma cerimônia, sempre enfatizando a importância da adoção dos conceitos do 5S na empresa.
Treinamento do gestor ou do comitê central - o treinamento pode ser feito através de literatura específica, visitas a outras instituições que já estejam implantando o programa 5S, cursos, etc.
Elaboração do plano-diretor - esse plano deve definir objetivos a serem atingidos, estratégias para atingí-los e meios de verificação.
Treinamento da média gerência e facilitadores - esse treinamento visa um maior compromisso da média gerência com a execução do 5S, assim como treinar pessoas que possam difundir os conceitos do 5S para os demais funcionários.
Formação de comitês locais - a função desse comitê é promover o 5S no seu local de trabalho.
Treinamento de comitês locais para o lançamento do 5S - com um maior conhecimento sobre o 5S os comitês locais podem orientar e conduzir os colegas de trabalho durante a implantação do programa.

Antes do lançamento do programa 5S devem ser elaborados formulários para avaliação de cada etapa do programa. Através desses formulários poderemos visualizar se todas as etapas estão sendo cumpridas e onde há falhas.

Cada área onde será implantado o 5S deve ter um diagnóstico inicial, inclusive com registro fotográfico ou filmagem das áreas para comparação do antes e depois do 5S.

Feito o diagnóstico, deve ser escolhida uma data para o "Dia da Grande Limpeza", marco inicial para a implantação do 5S. Definida a data devem ser providenciados os seguintes itens:

- áreas para descarte de materiais provenientes do Seiri;
- equipamentos de limpeza, proteção individual, transporte e descarte;

O dia do lançamento do 5S deve ser um dia festivo, com eventos tais como: café da manhã ou almoço de confraternização, gincana, palestra, apresentação de grupos culturais, etc.

O dia seguinte ao dia do lançamento do 5S é um dia propício para a primeira de uma série de avaliações que deverão ser realizadas visando sempre a melhora contínua do ambiente de trabalho (filosofia Kaizen).


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:


NATALI, M. Praticando o 5S: na indústria, comércio e vida pessoal. São Paulo: Editora STS, 1995. 101p.

RIBEIRO, H. 5S A Base para a Qualidade Total: um roteiro para uma implantação bem sucedida. Salvador: Casa da Qualidade. 1994. 115p.

PDF Internet

O que é 6 Sigma?
(Nuno Belo, Odivelas)
“6 Sigma” é uma metodologia inovadora centrada na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma
organização e que tem como objectivo máximo proporcionar aos seus clientes um serviço/ produto, próximo
da perfeição. Para as empresas que já aderiram a este sistema, a implementação de uma estrutura baseada
no “6 Sigma” é o único meio de satisfazer plenamente os clientes.
O termo “6 Sigma”, estatísticamente, representa a variação mínima desejada no decorrer dos processos que
têm impacto sobre o cliente. Entende-se assim que, ao reduzir a probabilidade de falhas e defeitos é
optimizada a relação com o cliente e consequentemente a performance da empresa em termos operacionais
e financeiros.
Em termos práticos, as organizações que desenvolvem o sistema “6 Sigma” na sua estrutura têm como meta
atingir 3,4 defeitos por cada milhão de oportunidades, assumindo-se uma oportunidade como todos os
momentos em que uma empresa pode falhar durante um processo. A aplicação desta metodologia assenta na
implementação de um sistema baseado na mensuração e monitorização de processos, para que os desvios à
‘normalidade’ sejam evitados ao máximo, por forma a que as consequências nefastas que daí possam advir
sejam igualmente evitadas.
A aplicação da metodologia passa pelas seguintes fases:
a) Definição (Identificação de problemas e processos);
b) Medição (caracterização actual e desejada do processo);
c) Análise (estudo do impacto de cada variável sobre o processo);
d) Melhoria (realização de experiências através de modelos matemáticos);
e) Controlo (acompanhamento do processo de melhoria).
Trata-se de uma metodologia que atravessa toda a empresa e que requer responsáveis cuja responsabilidade
passe unicamente pelo desenvolvimento de melhorias contínuas. Não se pense, porém, que se trata do
envolvimento isolado de uma equipa. Todos os elementos envolvidos nos processos que possam surtir
influência na perspectiva que o público tem sobre a organização necessitam de obter formação adequada
para que, no longo prazo conjuguem o seu desempenho com os padrões desejados.
A General Electric, na pessoa do seu líder Jack Welch, foi a principal impulsionadora na utilização da
metodologia “6 Sigma”, assumindo que durante os primeiros 5 anos da sua implementação terá beneficiado
cerca de $10 biliões de dólares. O modelo estatístico foi criado pelo gestor de qualidade japonês Joseph
Juran em meados dos anos 80, tendo vindo a ser reconhecido por grandes multinacionais como a Motorola,
3M, Apple Computers, HP, Vodafone ou Dupont, bem como por organizações governamentais como o
Exército Norte Americano ou a própria NASA.
Luís Galveias
Economista da Gesbanha, SA

6Sigma

DEFINIÇÃO BÁSICA DE 6 SIGMA



O pioneiro de 6-Sigma foi Bill Smith, da Motorola, em 1986. Originalmente, foi definido como uma métrica para medir defeitos e melhorar a qualidade; e uma metodologia para reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3.4 defeitos por milhão de oportunidades. 6-Sigma é uma marca registrada de serviço da Motorola, a qual reportou mais de 17 bilhões de dólares em economias com 6-sigma até hoje.

A General Electric se tornou uma das primeiras a adotar 6-Sigma e reportou benefícios de mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação. Além disso, teve um papel essencial na popularização do 6-Sigma. Outras grandes organizações que se beneficiaram da adoção do 6-Sigma são Ford, Caterpillar, Microsoft, Raytheon, Siemens e muitas mais.



DEFINIÇÃO



O 6-Sigma cresceu além do controle de defeitos. Pode ser definido como uma metodologia para gerenciar variações nos processos que causam defeitos, definidos como um desvio inaceitável da média, ou objetivo; e para trabalhar de forma sistêmica na gestão dos desvios para eliminar estes defeitos. O objetivo de 6-Sigma é fornecer performance de classe mundial, confiabilidade e valor para o cliente final.



APLICAÇÃO E SUCESSO



Começando pela manufatura, hoje o 6-Sigma é usado através de uma ampla gama de indústrias como bancos, telecomunicações, seguradoras, construtoras, saúde e software. Alguns exemplos não ligados à manufatura são:



Saúde

O Hospital Batista da Carolina do Norte diz, "A adoção do sistema 6-Sigma de melhoria de processos está começando a mostrar os resultados que transformam os céticos em crentes." e "Um time de melhoria 6-Sigma encarregado de reduzir o tempo do transporte de um paciente com infarto da área de emergência ao laboratório de cateterização cortou 41 minutos do tempo médio do hospital".



Bancos

O Bank of America tem usado o 6-Sigma para redução da avaliação do risco de crédito, prevenção de fraudes e melhoria da satisfação do cliente. Esta iniciativa resultou em benefícios de mais de 2 bilhões de dólares, e aumentou a satisfação do cliente em 25%.



Seguradoras

Companhias de seguro tem usado 6-Sigma para várias tarefas críticas como redução dos tempos de atendimento. Por exemplo, a CIGNA Dental reporta que houve uma redução em processos pendentes em mais de 50%.



Construção

Na engenharia e construção da conexão ferroviária no túnel do Canal da Mancha, o time de projetos da Bechtel descobriu uma maneira de economizar centenas de horas de trabalha em um dos trabalhos de escavação.



METODOLOGIA



O 6-Sigma tem 2 metodologias chave - DMAIC e DMADV. DMAIC é usado para melhorar um processo de negócios existente. DMADV é usado para criar um novo design de produto ou processo de forma a obter uma performance mais previsível, madura e livre de defeitos.



DMAIC

A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura. Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.

Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores. Qual é o relacionamento? Há outros fatores que não foram considerados?

Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.

Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.

DMADV

A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

Medir (Measure), identificando os CTQs, capabilidades do produto, capabilidade do processo produtivo, avaliação de risco, etc.

Analisar (Analyze), desenvolvendo alternativas de design, criando um design de alto nível e avaliando sua capabilidade, para selecionar o melhor design.

Desenhar (Design), desenvolvendo o detalhe do desenho, otimizando-o e planejando sua verificação. Esta fase pode precisar de simulações.

Verificar (Verify) o desenho, realizar testes piloto e implementar processos produtivos. Esta fase também pode precisar de simulações.

PAPÉIS REQUERIDOS NA IMPLEMENTAÇÃO

O 6-Sigma identifica 5 papéis principais para sua implementação com sucesso:

Liderança Executiva inclui o CEOe outros membros de equipe na alta direção. São responsáveis por implementar uma visão para a implementação do 6-Sigma. Também transferem autoridade aos outros papéis com a liberdade e recursos para explorar novas idéias para melhorias importantes.

Champions são responsáveis pela implementação do 6-Sigma através da organização de maneira integrada. A Liderança Executiva os escolhe da alta gerência. Os Champions também são mentores dos Black Belts.

Master Black Belts atuam como especialistas internos para o 6-Sigma na organização. Eles dedicam 100% de seu tempo ao 6-Sigma. Ajudam os Champions e guiam Black Belts e Green Belts. Fora do rigor tradicional da estatística, seu tempo é usado garantindo uma implementação integrada do 6-Sigma nas várias funções e departamentos da empresa.

Black Belts operam abaixo dos Master Black Belts para aplicar a metodologia em projetos específicos. Dedicam 100% de seu tempo ao 6-Sigma. Seu foco primária é a execução de projetos, enquanto Champions e Master Black Belts se enfocam na identificação de projetos para 6-Sigma.

Green Belts são os empregados que participam da implementação do 6-Sigma junto às suas outras responsabilidades no trabalho. Operam sob a supervisão dos Black Belts e os suportam na realização de bons resultados gerais.

Há programas de treinamento específicos para treinar pessoas a desempenhar estes papéis.

O modelo citado acima tem alguns inconvenientes, e muitos programas modernos de 6-Sigma não o seguem mais. Frequentemente surge ressentimento entre os gerentes que tem Black Belts externos inseridos em suas áreas, e há corrupção e divisão do controle dos gerentes em suas áreas de responsabilidade. Além disso, 40-50% dos Black Belts saem da empresa após 2-3 anos.

Hoje em dia é comum ter Master Black Belts conduzindo e gerenciando o programa como um todo, enquanto Black Belts e Green Belts executam projetos em suas áreas e se reportam para o gerente da área.

EXEMPLOS DE ALGUMAS FERRAMENTAS USADAS

Failure Modes Effects Analysis (Análise de Efeitos de Modos de Falha)
Cost Benefit Analysis (Análise Custo-Benefício)
Customer Output Process Input Supplier Maps
Mapas de Processos
Gráficos
Histogramas
ANOVA Gage R&R
Diagrama de Causa e Efeito ("Espinha de Peixe", ou Ishikawa)
Homogeneidade da Variância
ANOVA
Modelo Linear Geral
Regressão
Correlação
Desenho de Experimentos
Taguchi
Gráficos de Controle

Fonte : Wikipédia

Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. [1] Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. [2]

Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

Programa de Qualidade Total para iniciantes

D Descarte
O Organização
L Limpeza
H Higiene
O Ordem Mantida

Com este programa avançamos muito na hotelaria para alcançar a Certificação Ambiental.

O Sebrae disponibiliza este treinamento e cd a respeito do tema dos 5s.

Este é um dos primeiros passos para estimular a adesão do grupo de empresa.

Lohas

um acrônico para \lifestyles of Health and Sustainability( Modos de vida e saúde e sustentabilidade que cobre ampla faixa de comércio , incluindo seguro social alternativo, saúde, boa forma física, meditação, energia renovável, veículos alimentados por combustíveis alternativos, produtos domésticos verdes , roupa de fibras naturais , ecoturismo, construções verdes , investimentos socialmente responsáveis , alimentos naturais e orgãnicos, vitaminas e suplementos . Os clientes atraídos ppor estas condições são chamados de criativos Culturais e representam 16% dos adultos nos EUA. Isto é 35 milhões de pessoas são atualmente considerados consumidores de um modo de vida de saúde e sustentabilidade.
O site segue explicando que uma pesquisa do Instituto de marketing natural estimou que LOHAS está 209 bilhões de dólares em crescimento.

Os criativos culturais estão na vanguarda da mudança social eles possuem valores diferentes das subculturas que dominaram o passado dos EUA.

Empresas Verdes

Outra pesquisa feita em 2007 pela Landor & Associates concluiu que 58% não estavam interessados em verde nos EUA
Em 2007 fez outra pesquisa sobre Marcas Verdes 2.0 da Image Power conduzida com a empresa de consultoria de mercado Penn, Schoen &Berland Associates e com empresa de relações públicas Cohn & Wolfe . Eles dividiram o ambiente em empresas Brilhantes e Empresas Motivadas , Verdes hipócritas e ignorantes verdes eos verdes entorpecidos .

Yankelovich também pesquisou e criou outra segmentação Tornado-se verdes, falantes verdes, passos verdes, não verdes.

O estudo deste cientista está baseado em atitudes e comportamentos reais , o que as separa da maioria das outras, que se apóiam apenas em atitudes.

Programa dos 5 s

Realmente foi muito útil a revisão dos 5S pois lembro quando implantamos na empresa e reciclávamos mobília, pastas e tudo que se possa imaginar até pasta de entrada e saída . Na empresa que trabalhei tinha muito entulho como um hotel por exemplo depois foi muito boa a trica de info com os colaboradores internos . Neste Programa 5s é que os funcionários foram sendo chamados de colaboradores e se envolveram no processo de qualidade total .

Mesmo que o programa D`OLHO- Descarte, Organização,Limpeza, Higiene e Ordem mantida

Goleman diz:

Verde é um processo , não uma condição- temos que pensar em " verde" como verbo , não como adjetivo. Essa alteração semântica poderia auxiliar a nos concentrarmos mais no sentido de tornar os produtos verdes.

Livro é Inteligência Ecológica - O impacto do que consumimos e as mudanças que podem melhorar o planeta de Editora Elsevier- Daniel Goleman

Qualidade Total

A qualidade de vida que procuramos é fazer um mundo melhor . Este mundo começa em casa, vai pelo bairro , passa pelo município, sai para estado e vai para o país e alcança o planeta. Ações diárias temos de fazer para assegurar uma vida mais repleta de felicidade , eficiência e eficácia . Temos que nos preocupar com as emissões atmosféricas, com resíduos sólidos , águas negras e tudo que nos produzimos, consumimos e jogamos fora . Espero neste curso conhecer tudo um pouco e aprender com os alunos neste fórum de discussão . Vamos fazer através da Educação um mundo melhor . Para assegurar a qualidade ambiental em meios de hospedagem, vou mandar um material para nossa biblioteca para vocês conhecerem meu trabalho de Ecoturismo e Educação Ambiental em power point .

Um abraço a todos e bem vindos

Segmentação de mercado

Foi criada há mais de quarenta anos por Daniel Yankelovich , um cientista social e pioneiro analista da opinião pública. Em 1964 ele paresentou páginas da Harward Business Review a idéia de classificar os consumidores de acordo com critérios diferentes de idade , residência , renda e outros fatores demográficos convencionais poderia ajudar as companhias a determinar quais produtos desenvolver e qual a melhor forma de comercializá-los . Na època , o estudioso afirmou que caracetrísticas como valores , gostos, preferências tendem a infuenciar mais compras de consumidores do que suas características demográficas.


1978 Stanford Research Institute aprofundou o conceito apresentando valores e estilos de vida ( VALS) uma ferramenta de marketing comercial que classificava os indivíduos de acordo com nove tipos psicológicos como meio de prever o comportamento.

1990 - Indicador Verde introduzido por GfK Roper Consulting segmentação em cinco partes de mercado ambiental com base em entrevistas domiciliares EUA

5 partes :

Verdes Leais mais comprometido
Verdes Papel Moeda pagar preços mais altos
Iniciantes neutros
Céticos desinteressados
Marrons menos comprometido

Verdes?

um problema com a maior parte da pesquisa de marketing verde é o seu valor real vem do acesso a um nível mais detalhado dos dados. Isto tudo pensar verde, ser verde , comprar um produto verde , causa muita confusão nos consumidores. Instituto de Energia Nuclear ( Nuclear Energy Institute fez uma pesquisa que 7 entre 10 americanos são a favor da energia nuclear.

Poucos gerentes de marketing perguntam de que forma o consumidro quer comprar um produto ecologicamente correto ( ecofriendly)

Os primeiros produtos de limpeza ecológicos foram feitos por pequenas empresas em cidades como Vermont, (Seventh Generation) ou Ukiah , California (Real Goods)


No setor de marketing se confundiu a intenção com a prática de obter um produto verde.
Você lidera o mercado ou o segue ?

Empresas Verdes

A razão é que as companhias de quase todos os setores estão melhorando continuamente sua eficiência, cuidando de reduzir resíduos , improdutividade e toxicidade em seus processos de fabricação e ditribuição .

Muitas empresam aplicam poucos recursos para disponibilizar os produtos baixando os custos .

Empresas que poluem são menos eficientes . Emissões e resíduoss representam produtos que a companhia comprou mas não tiveram valor direto para o cliente e pelos quais a empresa ainda pode pagar para se livrar . É uma perda de lucros .

A Anheuser Busch desenvolveu uma lata de alumínio que é 33% mais leve . Isso reduziu o uso de alumínio . A companhia poupa 200 milhões de dólares .

NOKIA economizou 150 milhões de dólares só de embalagens . E o papel que embala os telefones é 100% reciclado.

General Motors elimina resíduos de suas peças Reduziu 39 kilos para meio quilo de embalagens para montagem de carros
Mac Donalds eliminou os arcos dourados ornados em relevo no seu guardanapo e os tornou mais fino Isto livrou 100 carretas de transporte .

Wal Mart e Nike são as maiores compradoras de algodão orgãnico
GM usa biogás na geração de eletricidade
INTEL e PEpsico compram energia renovável
Starbucks é uma das maiores compradoras mundiais do mercdo do café pelo sistema de comércio justo Fair Trade é um movimento internacional surgido em 1960 que busca estabelecer preços justos e padrões sociais e ambientais equilibrados . É um dos pilares da sustentabilidade econômica ecológica.

Empresas verdes

Sete em cada dez americanos e 64% dos canadenses dizem que quando as companhias chamam produtos verdes acham que é estratégia de Marketing

Só 10% dos consumidores americanos e do Reino Unido acreditam no que as companhias e o governo lhes dizem sobre aquecimento global . Estudo feito pela AccountAbility and Consumers international

37% dos consumidores sentem-se altamente procupados com o ambiente . Estudo feito pela Going Green ( Ficando Verde) de Yankelovich

Eles estão mesmo preocupados com ambiente?
Esses assuntos são suficientemente importantes para eles a ponto de romperem o confuso emaranhado em um mundo onde o tempo e a atenção são limitados e repletos de uma infinidade de outras preocupações e necessidades ?

Todas as pesquisas dizem o que :

consumidores estão tentando serem mais responsáveis por suas vidas e olham a companhia
Estão dispostos a fazer coisas relativamente fáceis que não exijam grandes mudanças de hábitos ou impliquem custos adicionais .

Querem ajuda das companhias na forma de produtos e propostas de valor que lhes possibilitem entender melhor o que é para planeta.

Os produtos devem ser verdes mas também cada vez melhores .

O negócio verde está mudando rapidamente cada vez mais o movimento de mercado e de marginal para tendência dominante

Varejistas como Wal-Mart e Home Depot, Clorox , e Procter& Gamble , Artistas de Hollywood , magnatas da música , políticos estão ajudando a insuflar as chamas junto com rede on line

Então so conumidores realmente se interessam sobre a indústria verde.

Qualidade Total

Agora a partir deste mês irei postar sobre Qualidade Total.
O processo de obtenção de um Programa de Qualidade Total existe para que a empresa se adeque a normas e procedimentos que trarão benefícios a empresa e principalmente quando se torna importante a obtenção do Programa de Qualidade Ambintal. O cuidado com as ações da empresa em relação ao meio ambiente é realidade e as empresas estão implantando muitos sistemas de gestão ambiental para que possam ser competitivas e lucrativas e sustentáveis . As empresas se preocupam com os produtos produzidos e consumidos e estão sempre fazendo análises de mercado para que as ações da empresa tornem-a sustentável. A sustentabilidade é um termo muito amplo e restrito ao mesmo tempo. Restrito quando se torna lei , amplo quando se tem muitas ações para fazer para salvar as empresas da falência de poluidor-pagador. As empresas adotaam sistemas que estabelecem modus operandis sustentáveis para ampliar seu leque de clientes. Hoje os clientes estão procurando comprar produtos verdes , aqueles fabricados com cuidado ambiental, evitando que na sua fabricação haja desperdício de enregia , que use materiais renováveis , que não cosuma muita energia elétyrica ou água, que gere menos resíduos líquidos ou sólidos. Muito importante fazermos frente a novas empreitadas renováveis e sustentáveis. A qualidade ambiental na empresaa faz com que todos os colaboradores façam parte de times da qualidade para implantarem sistemas de gestão que buscam resultados com qualidade, acerto menos desperdício. É importante também as pessoas envolvidas em processos de gestão praticarem aquilo que pregam. Por isso é uma mudança de paradigmas e vencer paradoxos que façam a empresa se destacar com qualidade em suas ações. Empresas que não exploram funcionários, empresas que não empregam mão de obra infantil,empresas que não poluem rios . Isto tudo é citar qualidade. Qualificação de mão de obra e desenvolvimento humano tornam a empresa mais salutar para trabalhar . Empresas que mepregam a cultura do evitar poluir ou mitigar impactos negativos ou despoluir . Isto tudo é qualidade