sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Instituto Ethos e a população contra corrupção Graças a Deus !

Seminário em Brasília discute a cultura da corrupção
Nos dias 9 e 10 de dezembro, a sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, vai receber dezenas de representantes de organizações da sociedade civil, de empresas e de meios de comunicação de todo o país para participarem do Seminário Nacional sobre a Luta contra a Corrupção e a Impunidade.

A data é especial – dia 9 de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Corrupção – e o evento é uma iniciativa da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), que reúne 50 organizações da sociedade civil, empresas movimentos sociais, instituições públicas e de pesquisa.

O seminário é uma das diversas mobilizações em torno do combate à cultura da corrupção que vão realizar-se em faculdades, escolas e entidades de todo o Brasil na semana do Dia Mundial de Combate à Corrupção. Reunirá lideranças sociais, acadêmicos, empresários e cidadãos interessados no combate à corrupção e à impunidade no país. O objetivo é provocar o debate sobre a cultura da corrupção, com foco na origem desse problema, além de permitir a troca de experiências e aprendizado sobre o assunto.

O tema central do evento – “Superando a Cultura da Corrupção” – será debatido de acordo com três eixos de ação articulados no Mutirão Nacional de Luta contra a Cultura da Corrupção: a produção de conhecimento e informação; os desafios para a mídia independente; e as experiências de ações concretas.

Durante o seminário, haverá dois momentos especiais. No final da tarde do dia 9/12, será lançado o Relatório de Corrupção 2009 – Corrupção e o Setor Privado, enfocando o cenário mundial da corrupção. Realizado pela ONG Transparência Internacional, sua versão em português foi produzida em parceria com a Abracci. O segundo momento de destaque ocorrerá no dia 10/12, no horário do almoço, quando os participantes do seminário farão uma visita-manifestação ao Congresso Nacional para apoiar a tramitação e aprovação do Projeto de Lei 518/2009. uma proposta de lei popular apresentada em setembro pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) sobre a não aceitação do registro de candidaturas de pessoas com condenação criminal. As assinaturas de apoio a essa proposta foram recolhidas por meio da Campanha Ficha Limpa.

Apoiam o seminário a Fundação Avina, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Transparência Internacional e o Instituto Ethos.

SERVIÇO
O quê: Seminário Nacional sobre a Luta Contra a Corrupção e a Impunidade – “Superando a Cultura da Corrupção”;
Quando: Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2009;
Local: Auditório do Tribunal de Contas da União (TCU);
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 4, Lote 1 – Brasília (DF);
Inscrições: Para inscrever-se, clique aqui.

Por Rogerio Ruschel (Instituto Brasil Verdade/Envolverde) / Edição de Benjamin S. Gonçalves.
Esclarecimentos importantes sobre as atividades do Instituto Ethos
1. O trabalho de orientação às empresas é voluntário, sem nenhuma cobrança ou remuneração.
2. Não fazemos consultoria e não credenciamos nem autorizamos profissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em nosso nome.
3. Não somos entidade certificadora de responsabilidade social nem fornecemos “selo” com essa função.
4. Não permitimos que nenhuma entidade ou empresa (associada ou não) utilize a logomarca do Instituto Ethos sem o nosso consentimento prévio e expressa autorização por escrito.

Caso tenha alguma dúvida ou queira nos consultar sobre as atividades de apoio do Instituto Ethos, contate-nos, por favor, pelo link Fale conosco, no qual será possível identificar a área mais apropriada para atendê-lo.