segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Workshop Itamambuca-Sobre Limpeza de Praia

OBJETIVOS DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO
• Disseminar informações ambientais

• Capacitar os colaboradores a trabalhar com os visitantes dando-lhes informações ambientais





A Comunicação é a transmissão de mensagens, idéias e experiências seja através
de diálogo , de um texto escrito , imagens ou ainda de gestos .

Para que ocorra a comunicação é necessário que o receptor (quem recebe a mensagem ) compreenda a mensagem enviada pelo emissor ( quem transmite a mensagem ).

Um exemplo : o visitante faz uma pergunta( emissor) ao guarda-parque e este responde ( receptor) , ou vice e versa .


A mensagem é o que se deseja transmitir. É a informação transmitida.

Neste caso o guia transmite informações sobre
a localidade de Itamambuca .


A mensagem aqui se torna então em :
informações ambientais , em geral, culturais aos visitantes

O código é o meio usado para transmitir a mensagem (a informação).
O código pode ser a língua Portuguesa ou outra língua importante no turismo como a Inglesa.


Basicamente a comunicação pode ser verbal ou não verbal.

A comunicação verbal é o contato direto com o turista , explicando , esclarecendo dúvidas, é a própria fala . Este tipo de comunicação, ou seja, de frente a frente , é a mais utilizada pelo guia de ecoturismo ou por um guarda-parque nesse trabalho de relações públicas ou no geral em nossa vida . É o diálogo em si. A comunicação verbal é fundamental que seja bem treinada e qualificada, pois é o nosso cartão de visitas para o turismo .

A comunicação não verbal são os letreiros , os panfletos, as placas de sinalização (imagens ) além das músicas, o olhar , a postura corporal , os gestos e ações mímicas .

A comunicação é crucial para se viver bem. A palavra vem de “comum”, que significa pertencer a todos , comum a todos . Não vivemos sem comunicação . Nossas conversas diárias na praça, em casa , no ônibus, no trabalho, na escola ou lendo um livro, falando ao telefone, vendo televisão , navegando na internet , emitindo um correio eletrônico ou enviando uma carta ao amigo, etc ....

Impossível viver sem ar, água e comunicação.

A comunicação está cada vez mais globalizada . Mesmo morando em Itamambuca , podemos ter acesso a informações do outro lado do mundo.

E lembrem-se: conforme a maneira de comunicação, podem ser gerados acordos ou desacordos, a paz ou a guerra entre pessoas e povos .

Na atividade de Turismo, sempre é bom estarmos atentos a identificar os diferentes estilos de comunicação que a vida nos oferece.

Algumas dicas importantes

1. Use um tom de voz para cada situação . Se você está no meio da floresta evite gritar, assim não causa poluição sonora, não prejudica seus ouvidos e ajuda a estimular a escutar os diversos tipos de sons que a natureza nos oferta de graça.
2. Falar pausadamente. Falar desta maneira, nada mais é que: controlar a respiração , respeitando sua garganta e seu fôlego , assim facilita o entendimento de quem ouve.
3. Usar uma linguagem clara e simples . Assim você padroniza a informação a diversos estilos de entendimento. Imagine-se falando para um grupo de crianças de 6 anos . A capacidade mental desta criança é diferente da de um adulto. Muitas vezes, queremos complicar uma informação ao simplificá-la.
4. Empregar palavras e termos conhecidos. Sempre é melhor simplificar,mas , lembre-se : não subestime seu visitante e nem a si próprio . Novas palavras e maneiras de explicar uma informação são sempre bem vindas. Não seja um guia decorador de informações!
5. Escutar corretamente . Está comprovado que sabemos mais falar do que escutar, portanto sua informação será melhor enviada se melhor for ouvida . Você só poderá responder melhor, se escutar melhor. Escutar é muito bom para aprender mais!
6. Demonstrar interesse . Olhar sempre nos olhos ( é comunicar-se ) , não cruzar os braços pois não demonstra atenção . Evitar falar usando óculos escuros . Se você for guia de caminhadas longas , diárias e em sol forte , é claro que torna inevitável o uso de óculos escuros . Desliguem os celulares! É terrível quando você se compromete com seu grupo e desvia a atenção a todo momento com telefonemas. Não perca sua credibilidade por tão pouco!
7. Entender a mensagem adequadamente . É o saber ouvir . Se não entendeu a pergunta , peça para que seja repetida. Se não sabe responder diga sinceramente não, mas demonstre o interesse de aprender sobre aquilo que não sabia responder . Se puder, dê sempre o retorno ao visitante , assim você e ele aprendem juntos , como seres humanos , antes de tudo!

Lembrem-se vamos facilitar a comunicação e não complicar.


Os bloqueios emocionais e ruídos, com muitas pessoas querendo falar ao mesmo tempo , são causadores de má interpretação da mensagem e geram dificuldades no atendimento ao cliente

Atender com qualidade, pontualidade, cortesia, educação é um compromisso de quem trabalha com turismo, seja em um hotel, pousada ou quiosque de praia.

O atendimento é :
a relação , o diálogo , a convivência que temos com o cliente.
Para que ele seja eficiente devemos estar capacitados e bem informados de como funciona toda a organização do local em que se trabalha .

O atendimento deve atender as expectativas do cliente . Superar será muito bom, mas se decepcionar ........................, perde a credibilidade e o turista não volta mais. E ainda , fala mal para 20 pessoas do mau atendimento.
O bom atendimento é fundamental e gera uma imagem positiva no cliente .



Imagine-se sendo mal atendido em qualquer lugar!



Em função disso, deve-se ter uma percepção exata do visitante . Uns são mais exigentes e outros menos . Digamos que ele queira conhecer este lugar, então nos moldamos à realidade de cada grupo (grupos familiares, grupos de eventos, grupos estrangeiros , diversas idades, diversas origens e culturais , grupos de crianças, grupos de deficientes, grupos universitários, grupos escolares, etc.....)

Dicas para um Bom Atendimento

1. Cumprimente, apresente-se e deseje Boas Vindas !
2. Seja cordial . Use palavras como: “por gentileza, muito obrigado(a), senhor, senhora, por favor , com licença , bom dia , boa tarde , boa noite , até logo , boa viagem , boas férias”
3. Se puder, chame pelo nome .
4. Seja imparcial, não demonstrando predileção por certos clientes . Todos devem ser tratados com atenção, sem exceção.
5. Registre as queixas e dúvidas e ainda encaminhe-as para os responsáveis ( pode ser um bar, um restaurante, uma pousada, uma instituição governamental ou não governamental )
6. Se puder retorne com a informação ou resolução do problema.
7. Evite usar gírias , palavrões ou expressões do tipo : “Minha tia”, “o Meu” , “Brother” , “Meu rei”, “Meu amor”, “Meu bem “.
8. Turista não quer receber ordens sem porquês . Por exemplo : “Vai ter que caminhar na passarela sem choro e nem vela” , isto pode ser substituído por : “ Vamos caminhar em fila indiana na passarela para sua segurança e evitar impactos ambientais . Obrigada pela atenção quanto às recomendações para um turismo de mínimo impacto”
9. Não discuta com o turista . Analise a razão do turista . Veja a diferença de razão e absurdo . Vamos supor que o transporte atrasou e você não é responsável em organizar esta parte . O turista muito nervoso começa a bradar e constrange o grupo. Tente reverter o processo conversando e contornando. Use o momento para substituir a falha do processo . Entretenha o turista com assuntos interessantes, recomendações dos passeios, outros programas. Neste ínterim tente resolver o problema que aparentemente não era seu, mas se tornou seu.
10. Caso trabalhe atendendo ao telefone : Atenda o mais rápido possível dentro de suas possibilidades. Mínimo de 1 toque ou até 3 toques. Sempre pronuncie algo se apresentando como : “ Gerente do Quiosque tal , bom dia, Jamelino ! “
11. Dê valor à naturalidade, mas seja claro e use boa entonação de voz.
12. Aja com rapidez, no momento certo . Procure ser eficaz e eficiente.
13. Ainda ao telefone, use expressões como “ um momento por favor “, quando precisar .





No turismo alcançamos vários objetivos em parceria , em equipe ,
mas cada um fazendo sua parte .

Para que o crescimento seja contínuo e para todos , é necessário estarmos comprometidos com os objetivos da organização na qual trabalhamos seja ela, um restaurante, um hotel, uma pousada, um bar , uma loja de artesanatos.

“ FAZENDO CONTATO “

“ Quando sabemos qual é o nosso propósito, o trabalho da alma se realiza da melhor forma possível através de nosso corpo. Um propósito claro elimina todas as dúvidas , pois identificamos aquilo que nos conduz à nossa meta ou nos desvia dela.
A energia em nossas vidas é imensa quando uma clareza de propósito está sempre presente.” Sônia Café – “ O Anjo do Propósito”




ESTRUTURA DE UMA EQUIPE COMPROMETIDA








Vimos que a Comunicação é um momento de entender e ser entendido , é uma linguagem que pode ser escrita, falada, simbólica ou corporal.
Cortesia , interesse , presteza , eficiência , entonação da voz, disposição para ouvir , apresentação pessoal - envolvendo vestuário e higiene - são atributos importantes para ser um colaborador.
Tome cuidado para que suas preocupações , ou preconceitos não se integrem na mensagem e criem em você o hábito da distorção .
Deixe seus problemas pessoais em casa !






Turismo em latim - tour que significa –
“ dar uma volta” ou “ fazer um círculo”

É o deslocamento voluntário de pessoas ou grupo de pessoas por motivos de recreação, cultura, descanso , saúde e lazer . No local procurado para turismo , os visitantes ou turistas não exercem nenhuma atividade lucrativa e nem remunerada, mas a permanência dessas pessoas resulta em impactos, sejam eles positivos ou negativos às seguintes áreas: social, econômica, ambiental e cultural .

Turismo é um movimento temporário de pessoas para destinações fora de seus lugares de trabalho e residência , que inclui as atividades empreendidas durante as suas estadas naquelas destinações, e as facilidades criadas que fornecem ou que assistem suas necessidades.

Atualmente, turismo e viagem são termos que se associam de forma que se misturam e que ambos são negócio e prazer. Certamente que as tradições, costumes da comunidade fazem parte do turismo. A maior parte do turismo envolve hotéis, pousadas, restaurantes e linhas aéreas. Muitos turistas se deslocam de carro, outros de barco, outros de avião , os mais aventureiros vão caminhando , ou a cavalo , ou ainda de bicicleta .

Ainda se considera que distâncias percorridas acima de 100 Km sejam chamadas de turismo. Parques Nacionais , parques temáticos, praias, resorts, campings, centros de entretenimento, centro de convenções, cassinos, casas de amigos e parentes são os lugares mais procurados dentro do que chamamos de turismo convencional. Revistas, propagandas, guias de viagens, mapas, horários, panfletos são complexas partes de informação turística que levam milhares de pessoas às destinações no mundo inteiro.

As pessoas procuram por livre e espontânea vontade este tipo de atividade para conhecer novos lugares, pessoas, diferentes culturas, para relaxar e muitas vezes para curtir a natureza .
Geralmente o turismo está associado ao período de férias das pessoas, pois, quando estão por um tempo determinado a descansar de suas atividades rotineiras, viajam para algum lugar diferente de sua vida cotidiana para fazer turismo.

Vale saber : Destinação é um termo muito usado no turismo. Significa um local preparado para receber visitantes de outros lugares. É um local que engloba vários atrativos turísticos, que podem ser desde recursos naturais, como outros recursos criados pelo homem, a exemplo de museus e monumentos.

O turismo existe no mundo antes de Jesus Cristo. O turismo moderno só teve início há mais de 160 anos, em 1841, na Inglaterra. Ainda não existia avião e as pessoas se deslocavam de trem . Após a Segunda Guerra Mundial é que o turismo começou a ser mais praticado .

No Brasil, existem algumas Instituições responsáveis pela organização do turismo, que são:

EMBRATUR ( Empresa Brasileira de Turismo ) cria regulamentos e parcerias para administrar o turismo, ajudando a divulgar, no país e em outros, os nossos produtos nacionais, como Serviços e Hospedagens, Natureza e Cultura. Ela pode fiscalizar a qualidade de serviços e hospedagem dos Hotéis e Pousadas que devem estar cadastradas junto a ela.

Existe também a ABAV ( Associação Brasileira de Agentes de Viagens), que cria normas e leis de funcionamento do turismo feito por Operadoras de Turismo e Agências de Turismo. As Operadoras de Turismo organizam junto com as agências todos os trâmites da viagem do passageiro, como reservas em hotéis, passagem aérea, transporte, tarifas etc...


A canalização de água e o tratamento dos resíduos ( lixo e esgoto), conhecidos por saneamento básico, são atividades básicas e fundamentais para a sobrevivência da população local e da vida do turismo . E estas estão dentro das prioridades da SABESP E CETESB.

As modalidades do turismo DESTA REGIÃO são :

Histórico –AMBIENTAL - Cultural

onde o visitante e a comunidade local terão a oportunidade de conhecer a :

História do Brasil
Arquitetura e Arte
Religião
Folclore
Meio Ambiente


Turismo Participativo

Turismo participativo é a combinação do turismo, lazer e comunidade local. São viagens relacionadas com o meio ambiente, incluindo atividades com a comunidade local, como caminhadas, mergulhos, cruzeiros em barcos regionais ou veleiros, canoagem no mar ou rios, observação de vida animal, folclore e História.

Poucos programas de turismo participativo requerem prévia experiência no meio ambiente natural. Os turistas participantes destas viagens são pessoas adultas ou da terceira idade, adolescentes e integrantes de grupos familiares ou escolares , e ainda crianças. São pessoas com espírito de aventura, curiosas que adoram, sobretudo, compartilhar experiências e se divertir aprendendo.

Suas viagens não são necessariamente difíceis e raramente eles são submetidos a desafios e a testes de habilidades especiais.

Há décadas, especialistas e comunidades questionavam se o turismo realmente só trazia vantagens para o lugar onde a atividade havia sido instalada.


Chegaram à conclusão de que não só de vantagens viviam localidades turísticas , mas muitas desvantagens estavam destruindo a cultura e o meio ambiente como um todo .


Foram observados a quantidade de lixo produzida sem tratamento adequado, a chegada de prostituição ou drogas em localidades que nunca havia existido, animais em extinção, ambientes degradados e poluídos, comunidades esmagadas por uma desconhecida cultura trazida dos centros urbanos , rios mortos, lixo nas praias, lagoas que secaram, florestas, recifes e mangues destruídos .

A partir deste quadro de impactos negativos (desvantagens) sociais, culturais , econômicos e ambientais, começou a ser estimulada a prática do ecoturismo .....

............que viria, então, para ajudar a evitar a degradação social, cultural, histórica e ambiental dos locais visitados no mundo.


ECOTURISMO –
A FERRAMENTA SÓCIO-ECONÔMICA PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL

BREVE HISTÓRICO

O ecoturismo surgiu a partir de viagens que ocorreram há séculos, através de pessoas que tentavam descobrir lugares ainda virgens e desconhecidos como as florestas, desertos, montanhas e ilhas antes nunca visitados.

As primeiras expedições de turismo ecológico começaram no Seringeti , na África, há 70 anos e no Himalaia ( Ásia) há 45 anos. Há mais de meio século se criou o Safári Fotográfico, que está trazendo muito mais popularidade do que os tradicionais Sáfaris de Caça. As viagens à procura das melhores fotos e momentos, como é o caso das expedições atrás das baleias, caminhadas em florestas, mergulho em recifes e resgate Histórico através de visitas a Sítios Arqueológicos são as mais procuradas, pois o registro fotográfico é mais que um troféu, e sim uma imagem que está gravada para gerações futuras.


Em meados de 1970, iniciou-se um período discriminatório contra o turismo em ambientes ainda preservados, onde os turistas que se julgavam ecoturistas se comportavam de maneira inadequada: destruíam os ambientes visitados (lixo, destruição da vegetação, fogueiras, vandalismo), levavam animais selvagens para suas casas, levavam souvenir como conchas, corais, plantas, pedrinhas etc. Criou-se, então, a obrigação de preservação dos recursos naturais e culturais nestes locais turísticos por parte das pessoas que praticavam o verdadeiro ecoturismo. Hoje o ecoturismo especializado ajuda na preservação de vários parques ao redor do mundo .

Cada vez mais pessoas vem aderindo ao Ecoturismo , se sensibilizando para a preservação dos ambientes naturais e culturais. A realização de expedições ecológicas para caminhadas na floresta tropical e visitas a Sítios Históricos e Arqueológicos são com o intuito de educar cada participante, sendo uma forma de Educação não formal.


Ecoturismo ou turismo de mínimo impacto engloba a participação de todos os segmentos sociais , privados ou públicos e comunidades. Gera atrativos culturais aos visitantes, conservação dos recursos naturais e bem-estar às populações anfitriãs.

Ecoturismo: a responsabilidade de viajar para áreas naturais que haja conservação do meio ambiente e as valorização das culturas tradicionais. Este tipo de viagem depende do avanço da conservação dos recursos naturais e culturais ainda existentes.

Ecoturismo ou turismo ecológico ou ainda turismo ambiental é um segmento da atividade turística de desenvolvimento recente e seu conceito muda conforme os estudiosos do tema e de país para país.

Ecoturismo visa proporcionar aos turistas um contato íntimo e direto com a natureza e a cultura do local .

A definição adotada pela comissão técnica IBAMA/EMBRATUR é :

“Ecoturismo é o turismo em locais com potencial ecológico, de forma conservacionista, procurando conciliar o turismo com o meio ambiente, harmonizando as ações com a natureza, bem como oferecendo aos turistas um contato íntimo com os recursos naturais e culturais da região, buscando a formação de uma consciência ecológica nacional”

Já a Organização dos Estados Americanos - OEA aponta com diferenciação que o ecoturismo não se apoia somente em atividades orientadas para a natureza, mas é também precursor de uma filosofia que busca obter objetivos sociais, ou seja, que todos os envolvidos exerçam papel de cidadão .



A essência do Ecoturismo é criar filiações, parcerias, planejamento e ações adequadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, da qualidade de visita e infraestrutura do turista, seja ela por parte de quem recebe (comunidade anfitriã) e por parte de quem visita (o viajante) .

ECOTURISMO NO BRASIL

O Brasil, com seus variados ecossistemas, possuidor de rica biodiversidade de fauna , flora e costumes de seu povo, dotado de belezas naturais únicas , prepara-se para atender a fatia de mercado de ecoturismo.

Nosso país tem condições de estar no mercado mundial do turismo da natureza, trazendo benefícios financeiros e sociais expressivos, entretanto, terão que ser feitos esforços no sentido de que o desenvolvimento da atividade se faça de forma planejada, compatível com um desenvolvimento sustentável, conservando o meio ambiente e incentivando a conscientização ecológica nacional.

O ECOTURISTA
O verdadeiro ecoturista é aquele visitante que costuma praticar ecoturismo (quer ter contato íntimo com os recursos naturais e culturais além de contemplá-los), sem depredar a natureza, ajudando a não trazer desvantagens (impactos negativos) para o ambiente natural e cultural .
Ele não é só amante da natureza, mas cidadão do mundo: evita desperdiçar água , alimento e energia elétrica; informa-se antes de viajar para o roteiro do local a visitar , cooperando para reduzir a quantidade de lixo e evitando consumos supérfluos. Ele respeita os costumes locais sem perder de vista o conforto; incentiva a arte local;, tira fotos sem invasão de privacidade; deixa recursos econômicos para gerar emprego e renda.








Quando se pensa em ecoturismo, deve-se pensar em:

1. Desenvolvimento sustentável do turismo;
2. Determinação da capacidade de carga do ambiente;
3. Zoneamento;
4. Educação Ambiental aos turistas, população local e empreendimentos ;
5. Estudos do impacto ambiental;
6. Intensificação da fiscalização;
7. Capacitação de recursos humanos


Os recursos financeiros (R$) são resultados econômicos para geração de empregos locais e auto-sustentabilidade.




O estudo da capacidade de carga tem que ser feito antes da implantação e/ou expansão da infraestrutura ecoturística na região. No entanto, o cálculo não é simples e até hoje as metodologias desenvolvidas não têm sido satisfatórias. Os dados estatísticos baseiam-se nas seguintes informações: padrões comportamentais, estudos das espécies existentes, seus inter-relacionamentos e distribuição geográfica, frequência e duração das visitas, dimensão dos grupos de visitantes, área total visitada e área total do empreendimento

A expressão “Capacidade de Carga” ou “ Capacidade Suporte “ é geralmente vista não tanto ecológica e sim matematicamente, sendo entendida como a capacidade de uma área ou região para suportar a ocupação humana e o desenvolvimento de atividades econômicas.

Do ponto de vista turístico-ecológico, a capacidade de carga é assumida como o nível de exploração que os recursos naturais e culturais de uma região podem suportar, assegurando a máxima satisfação dos turistas e o mínimo impacto sobre o meio ambiente e as culturas tradicionais .


Este conceito pressupõe a existência de limites tanto em relação à frequência das visitas como ao número de visitantes, limites esses que são necessários determinar, de modo a permitir o desenvolvimento consciente, responsável e equilibrado das atividades ecoturísticas.

O cálculo da capacidade de carga está condicionado por diversos fatores e depende, em última análise, de decisões administrativas além dos regulamentos de cada Parque, Reserva ou de Áreas Protegidas em geral .

Os principais fatores que devemos observar no cálculo da capacidade de carga são os seguintes:

1- Fatores do Meio Ambiente

- dimensão da área e espaço utilizado;
- fragilidade do meio ambiente e comunidades envolvidas;
- característica da fauna, número, diversidade e distribuição das espécies faunísticas;
- topografia e cobertura vegetal;
- comportamento das espécies relativamente à presença humana;

2- Fatores Sociais

- programação de atividades de observação de fauna: como se distribuem no espaço e no tempo;
- oportunidades de observação;
- opinião dos visitantes e dos moradores locais;
- disponibilidade de instalações, infraestrutura existente;

3- Fatores de Manejo

- delimitar locais de observação e interpretação;
- reduzir o conflito de usos competitivos (ex.: recifes de corais e extração de alimento);
- promover serviços adequados de informações e interpretações do meio ambiente;
- aumentar a resistência dos recursos naturais mais utilizados;
- oferecer programas alternativos que estimulem a visitação na época de baixa estação de férias;

A determinação da capacidade de carga de uma região, implica na ciência física, biológica, química e social que a compõe, bem como o funcionamento integrado de seus componentes.

Educação Ambiental ..........
......é um conjunto de conteúdos e práticas ambientais, orientadas para a resolução dos problemas concretos do ambiente, através do enfoque interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da comunidade. Sendo um processo contínuo de capacitação do cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, participe ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O homem tem que se adaptar ao meio ambiente onde vive e ao seu nicho ecológico, tentando sempre manter o equilíbrio harmônico em relação com o meio e com as populações que o rodeiam.
Muitos projetos educacionais da área apostam na ideia de que a criança pode ser um elemento deflagrador de conscientização no meio familiar, contanto, é claro, que exista intercâmbio entre seus pais e seus educadores na escola, o que às vezes não é possível.

“A atitude auto-sustentável nos leva a pensar não só nos resultados imediatos de nossas ações, mas, principalmente, no que elas significarão, para todos os seres que compartilham de um mesmo ambiente, respiram o mesmo ar e participam de uma única biosfera.”

Livro das atitudes

TOME UMA ATITUDE AGORA !

Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba
Fechar a torneira enquanto se ensaboa no banho
Desligar os aparelhos elétricos enquanto não estiver usando
Apagar as luzes ao sair de uma sala que não esteja sendo usada
Não jogar lixo nas ruas , mantendo-as limpas .
“ Lugar limpo não é aquele que mais se limpa, e sim o que menos se suja “
Arborizar , e não depredar a paisagem
Fazer a sua parte na comunidade
Ajudar e Reciclar o lixo, separando-os nos tonéis coloridos
Usar sabão biodegradável
Ter um escapamento que não polui
Guardar os alimentos de uma vez só na geladeira, evitando abri-la a todo instante
Transformar restos de podas, folhas e cascas de frutas em adubo orgânico
Estudar sempre e nunca parar , todos os dias se informar
Usar papel reciclado ou reaproveitar o verso
Não poluir as águas com substâncias contaminantes

Faça sua parte , sem esperar a parte do outro !
A nossa saúde e a saúde da Mãe Terra dependem de nós !
Vamos deixar o Planeta Terra viver, para que possamos viver também !
A sobrevivência das futuras gerações depende de nossa atitude positiva hoje.
Vamos ajudar a não poluir e não degradar nossos jardins, praças, quintais, ruas, bairros da nossa Comunidade de Itamambuca.

Ci-da-de
Ci-da-dão
Ci-da-da-ni-a

- Você pensa que o exercício de cidadania é tão simples quanto fazer ginástica?
- Pois saiba que, para exercitar a cidadania , é preciso ter mais fôlego do que parece!

Exercício de cidadania é :
- Respeitar a vez do outro;
- Morar decentemente;
- Trabalhar;
- Alimentar-se;
- Estudar em uma escola com tudo em ordem
- Divertir-se, andar a cavalo ou bicicleta;

Mas não adianta ficar sentado esperando que essas coisas caiam do céu. É preciso conquistar seus DIREITOS. Sem esquecer , é claro, que não vivemos sozinhos e que também temos DEVERES.

BEM LEMBRADO!
Cidadania também é cumprir com deveres como respeitar as leis e outras pessoas.

- Você já imaginou se todo mundo resolvesse exigir seus direitos e não respeitasse os direitos das outras pessoas???

Imagine que confusão, se não respeitássemos os semáfaros , se quebrássemos as carteiras das escolas, escrevêssemos nas placas que sinalizam o trânsito, quebrássemos o orelhão da esquina, rasgássemos o banco do ônibus. Imagine se o padeiro fizesse pão só quando tivesse vontade? Ou se os patrões decidissem não pagar os salários???
Não ia dar certo!




CIDADANIA É , ENFIM , VIVER DIGNAMENTE:
RESPEITANDO A SI MESMO E AO OUTRO


RESÍDUOS SÓLIDOS

Resíduos sólidos são refugos de extrema importância para reciclagem .

Atualmente não vemos os resíduos sólidos, conhecidos por “ lixo” , algo que deva ser descartado de qualquer maneira.

Em nossa comunidade temos área física para receber os resíduos , como metal, plástico, papel e vidro .

Estes Bags ou PEVS (Pontos de Entrega Voluntária que estão ao longo da avenida principal de Itamambuca, recebem os resíduos, que são coletados pela Prefeitura .

Participe você também: separe materiais recicláveis para evitar que os lixões ou aterros sanitários tenham vida curta.

Faça sua parte separando seu lixo doméstico ou da sua empresa .

Lembre-se que podas também podem virar adubo através da técnica conhecida como compostagem.

Vamos manter nossa praia limpa .

Com a ajuda de todos podemos conquistar um modelo de sustentabilidade.
Lembre-se: estamos próximos de um Parque Estadual da Serra do Mar e precisamos manter a área de entorno protegida e conservada.

MUITO OBRIGADA E SEJA BEM-VINDO !

Workshop Itamambuca-Sobre Limpeza de Praia

OBJETIVOS DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO
• Disseminar informações ambientais

• Capacitar os colaboradores a trabalhar com os visitantes dando-lhes informações ambientais





A Comunicação é a transmissão de mensagens, idéias e experiências seja através
de diálogo , de um texto escrito , imagens ou ainda de gestos .

Para que ocorra a comunicação é necessário que o receptor (quem recebe a mensagem ) compreenda a mensagem enviada pelo emissor ( quem transmite a mensagem ).

Um exemplo : o visitante faz uma pergunta( emissor) ao guarda-parque e este responde ( receptor) , ou vice e versa .


A mensagem é o que se deseja transmitir. É a informação transmitida.

Neste caso o guia transmite informações sobre
a localidade de Itamambuca .


A mensagem aqui se torna então em :
informações ambientais , em geral, culturais aos visitantes

O código é o meio usado para transmitir a mensagem (a informação).
O código pode ser a língua Portuguesa ou outra língua importante no turismo como a Inglesa.


Basicamente a comunicação pode ser verbal ou não verbal.

A comunicação verbal é o contato direto com o turista , explicando , esclarecendo dúvidas, é a própria fala . Este tipo de comunicação, ou seja, de frente a frente , é a mais utilizada pelo guia de ecoturismo ou por um guarda-parque nesse trabalho de relações públicas ou no geral em nossa vida . É o diálogo em si. A comunicação verbal é fundamental que seja bem treinada e qualificada, pois é o nosso cartão de visitas para o turismo .

A comunicação não verbal são os letreiros , os panfletos, as placas de sinalização (imagens ) além das músicas, o olhar , a postura corporal , os gestos e ações mímicas .

A comunicação é crucial para se viver bem. A palavra vem de “comum”, que significa pertencer a todos , comum a todos . Não vivemos sem comunicação . Nossas conversas diárias na praça, em casa , no ônibus, no trabalho, na escola ou lendo um livro, falando ao telefone, vendo televisão , navegando na internet , emitindo um correio eletrônico ou enviando uma carta ao amigo, etc ....

Impossível viver sem ar, água e comunicação.

A comunicação está cada vez mais globalizada . Mesmo morando em Itamambuca , podemos ter acesso a informações do outro lado do mundo.

E lembrem-se: conforme a maneira de comunicação, podem ser gerados acordos ou desacordos, a paz ou a guerra entre pessoas e povos .

Na atividade de Turismo, sempre é bom estarmos atentos a identificar os diferentes estilos de comunicação que a vida nos oferece.

Algumas dicas importantes

1. Use um tom de voz para cada situação . Se você está no meio da floresta evite gritar, assim não causa poluição sonora, não prejudica seus ouvidos e ajuda a estimular a escutar os diversos tipos de sons que a natureza nos oferta de graça.
2. Falar pausadamente. Falar desta maneira, nada mais é que: controlar a respiração , respeitando sua garganta e seu fôlego , assim facilita o entendimento de quem ouve.
3. Usar uma linguagem clara e simples . Assim você padroniza a informação a diversos estilos de entendimento. Imagine-se falando para um grupo de crianças de 6 anos . A capacidade mental desta criança é diferente da de um adulto. Muitas vezes, queremos complicar uma informação ao simplificá-la.
4. Empregar palavras e termos conhecidos. Sempre é melhor simplificar,mas , lembre-se : não subestime seu visitante e nem a si próprio . Novas palavras e maneiras de explicar uma informação são sempre bem vindas. Não seja um guia decorador de informações!
5. Escutar corretamente . Está comprovado que sabemos mais falar do que escutar, portanto sua informação será melhor enviada se melhor for ouvida . Você só poderá responder melhor, se escutar melhor. Escutar é muito bom para aprender mais!
6. Demonstrar interesse . Olhar sempre nos olhos ( é comunicar-se ) , não cruzar os braços pois não demonstra atenção . Evitar falar usando óculos escuros . Se você for guia de caminhadas longas , diárias e em sol forte , é claro que torna inevitável o uso de óculos escuros . Desliguem os celulares! É terrível quando você se compromete com seu grupo e desvia a atenção a todo momento com telefonemas. Não perca sua credibilidade por tão pouco!
7. Entender a mensagem adequadamente . É o saber ouvir . Se não entendeu a pergunta , peça para que seja repetida. Se não sabe responder diga sinceramente não, mas demonstre o interesse de aprender sobre aquilo que não sabia responder . Se puder, dê sempre o retorno ao visitante , assim você e ele aprendem juntos , como seres humanos , antes de tudo!

Lembrem-se vamos facilitar a comunicação e não complicar.


Os bloqueios emocionais e ruídos, com muitas pessoas querendo falar ao mesmo tempo , são causadores de má interpretação da mensagem e geram dificuldades no atendimento ao cliente

Atender com qualidade, pontualidade, cortesia, educação é um compromisso de quem trabalha com turismo, seja em um hotel, pousada ou quiosque de praia.

O atendimento é :
a relação , o diálogo , a convivência que temos com o cliente.
Para que ele seja eficiente devemos estar capacitados e bem informados de como funciona toda a organização do local em que se trabalha .

O atendimento deve atender as expectativas do cliente . Superar será muito bom, mas se decepcionar ........................, perde a credibilidade e o turista não volta mais. E ainda , fala mal para 20 pessoas do mau atendimento.
O bom atendimento é fundamental e gera uma imagem positiva no cliente .



Imagine-se sendo mal atendido em qualquer lugar!



Em função disso, deve-se ter uma percepção exata do visitante . Uns são mais exigentes e outros menos . Digamos que ele queira conhecer este lugar, então nos moldamos à realidade de cada grupo (grupos familiares, grupos de eventos, grupos estrangeiros , diversas idades, diversas origens e culturais , grupos de crianças, grupos de deficientes, grupos universitários, grupos escolares, etc.....)

Dicas para um Bom Atendimento

1. Cumprimente, apresente-se e deseje Boas Vindas !
2. Seja cordial . Use palavras como: “por gentileza, muito obrigado(a), senhor, senhora, por favor , com licença , bom dia , boa tarde , boa noite , até logo , boa viagem , boas férias”
3. Se puder, chame pelo nome .
4. Seja imparcial, não demonstrando predileção por certos clientes . Todos devem ser tratados com atenção, sem exceção.
5. Registre as queixas e dúvidas e ainda encaminhe-as para os responsáveis ( pode ser um bar, um restaurante, uma pousada, uma instituição governamental ou não governamental )
6. Se puder retorne com a informação ou resolução do problema.
7. Evite usar gírias , palavrões ou expressões do tipo : “Minha tia”, “o Meu” , “Brother” , “Meu rei”, “Meu amor”, “Meu bem “.
8. Turista não quer receber ordens sem porquês . Por exemplo : “Vai ter que caminhar na passarela sem choro e nem vela” , isto pode ser substituído por : “ Vamos caminhar em fila indiana na passarela para sua segurança e evitar impactos ambientais . Obrigada pela atenção quanto às recomendações para um turismo de mínimo impacto”
9. Não discuta com o turista . Analise a razão do turista . Veja a diferença de razão e absurdo . Vamos supor que o transporte atrasou e você não é responsável em organizar esta parte . O turista muito nervoso começa a bradar e constrange o grupo. Tente reverter o processo conversando e contornando. Use o momento para substituir a falha do processo . Entretenha o turista com assuntos interessantes, recomendações dos passeios, outros programas. Neste ínterim tente resolver o problema que aparentemente não era seu, mas se tornou seu.
10. Caso trabalhe atendendo ao telefone : Atenda o mais rápido possível dentro de suas possibilidades. Mínimo de 1 toque ou até 3 toques. Sempre pronuncie algo se apresentando como : “ Gerente do Quiosque tal , bom dia, Jamelino ! “
11. Dê valor à naturalidade, mas seja claro e use boa entonação de voz.
12. Aja com rapidez, no momento certo . Procure ser eficaz e eficiente.
13. Ainda ao telefone, use expressões como “ um momento por favor “, quando precisar .





No turismo alcançamos vários objetivos em parceria , em equipe ,
mas cada um fazendo sua parte .

Para que o crescimento seja contínuo e para todos , é necessário estarmos comprometidos com os objetivos da organização na qual trabalhamos seja ela, um restaurante, um hotel, uma pousada, um bar , uma loja de artesanatos.

“ FAZENDO CONTATO “

“ Quando sabemos qual é o nosso propósito, o trabalho da alma se realiza da melhor forma possível através de nosso corpo. Um propósito claro elimina todas as dúvidas , pois identificamos aquilo que nos conduz à nossa meta ou nos desvia dela.
A energia em nossas vidas é imensa quando uma clareza de propósito está sempre presente.” Sônia Café – “ O Anjo do Propósito”




ESTRUTURA DE UMA EQUIPE COMPROMETIDA








Vimos que a Comunicação é um momento de entender e ser entendido , é uma linguagem que pode ser escrita, falada, simbólica ou corporal.
Cortesia , interesse , presteza , eficiência , entonação da voz, disposição para ouvir , apresentação pessoal - envolvendo vestuário e higiene - são atributos importantes para ser um colaborador.
Tome cuidado para que suas preocupações , ou preconceitos não se integrem na mensagem e criem em você o hábito da distorção .
Deixe seus problemas pessoais em casa !






Turismo em latim - tour que significa –
“ dar uma volta” ou “ fazer um círculo”

É o deslocamento voluntário de pessoas ou grupo de pessoas por motivos de recreação, cultura, descanso , saúde e lazer . No local procurado para turismo , os visitantes ou turistas não exercem nenhuma atividade lucrativa e nem remunerada, mas a permanência dessas pessoas resulta em impactos, sejam eles positivos ou negativos às seguintes áreas: social, econômica, ambiental e cultural .

Turismo é um movimento temporário de pessoas para destinações fora de seus lugares de trabalho e residência , que inclui as atividades empreendidas durante as suas estadas naquelas destinações, e as facilidades criadas que fornecem ou que assistem suas necessidades.

Atualmente, turismo e viagem são termos que se associam de forma que se misturam e que ambos são negócio e prazer. Certamente que as tradições, costumes da comunidade fazem parte do turismo. A maior parte do turismo envolve hotéis, pousadas, restaurantes e linhas aéreas. Muitos turistas se deslocam de carro, outros de barco, outros de avião , os mais aventureiros vão caminhando , ou a cavalo , ou ainda de bicicleta .

Ainda se considera que distâncias percorridas acima de 100 Km sejam chamadas de turismo. Parques Nacionais , parques temáticos, praias, resorts, campings, centros de entretenimento, centro de convenções, cassinos, casas de amigos e parentes são os lugares mais procurados dentro do que chamamos de turismo convencional. Revistas, propagandas, guias de viagens, mapas, horários, panfletos são complexas partes de informação turística que levam milhares de pessoas às destinações no mundo inteiro.

As pessoas procuram por livre e espontânea vontade este tipo de atividade para conhecer novos lugares, pessoas, diferentes culturas, para relaxar e muitas vezes para curtir a natureza .
Geralmente o turismo está associado ao período de férias das pessoas, pois, quando estão por um tempo determinado a descansar de suas atividades rotineiras, viajam para algum lugar diferente de sua vida cotidiana para fazer turismo.

Vale saber : Destinação é um termo muito usado no turismo. Significa um local preparado para receber visitantes de outros lugares. É um local que engloba vários atrativos turísticos, que podem ser desde recursos naturais, como outros recursos criados pelo homem, a exemplo de museus e monumentos.

O turismo existe no mundo antes de Jesus Cristo. O turismo moderno só teve início há mais de 160 anos, em 1841, na Inglaterra. Ainda não existia avião e as pessoas se deslocavam de trem . Após a Segunda Guerra Mundial é que o turismo começou a ser mais praticado .

No Brasil, existem algumas Instituições responsáveis pela organização do turismo, que são:

EMBRATUR ( Empresa Brasileira de Turismo ) cria regulamentos e parcerias para administrar o turismo, ajudando a divulgar, no país e em outros, os nossos produtos nacionais, como Serviços e Hospedagens, Natureza e Cultura. Ela pode fiscalizar a qualidade de serviços e hospedagem dos Hotéis e Pousadas que devem estar cadastradas junto a ela.

Existe também a ABAV ( Associação Brasileira de Agentes de Viagens), que cria normas e leis de funcionamento do turismo feito por Operadoras de Turismo e Agências de Turismo. As Operadoras de Turismo organizam junto com as agências todos os trâmites da viagem do passageiro, como reservas em hotéis, passagem aérea, transporte, tarifas etc...


A canalização de água e o tratamento dos resíduos ( lixo e esgoto), conhecidos por saneamento básico, são atividades básicas e fundamentais para a sobrevivência da população local e da vida do turismo . E estas estão dentro das prioridades da SABESP E CETESB.

As modalidades do turismo DESTA REGIÃO são :

Histórico –AMBIENTAL - Cultural

onde o visitante e a comunidade local terão a oportunidade de conhecer a :

História do Brasil
Arquitetura e Arte
Religião
Folclore
Meio Ambiente


Turismo Participativo

Turismo participativo é a combinação do turismo, lazer e comunidade local. São viagens relacionadas com o meio ambiente, incluindo atividades com a comunidade local, como caminhadas, mergulhos, cruzeiros em barcos regionais ou veleiros, canoagem no mar ou rios, observação de vida animal, folclore e História.

Poucos programas de turismo participativo requerem prévia experiência no meio ambiente natural. Os turistas participantes destas viagens são pessoas adultas ou da terceira idade, adolescentes e integrantes de grupos familiares ou escolares , e ainda crianças. São pessoas com espírito de aventura, curiosas que adoram, sobretudo, compartilhar experiências e se divertir aprendendo.

Suas viagens não são necessariamente difíceis e raramente eles são submetidos a desafios e a testes de habilidades especiais.

Há décadas, especialistas e comunidades questionavam se o turismo realmente só trazia vantagens para o lugar onde a atividade havia sido instalada.


Chegaram à conclusão de que não só de vantagens viviam localidades turísticas , mas muitas desvantagens estavam destruindo a cultura e o meio ambiente como um todo .


Foram observados a quantidade de lixo produzida sem tratamento adequado, a chegada de prostituição ou drogas em localidades que nunca havia existido, animais em extinção, ambientes degradados e poluídos, comunidades esmagadas por uma desconhecida cultura trazida dos centros urbanos , rios mortos, lixo nas praias, lagoas que secaram, florestas, recifes e mangues destruídos .

A partir deste quadro de impactos negativos (desvantagens) sociais, culturais , econômicos e ambientais, começou a ser estimulada a prática do ecoturismo .....

............que viria, então, para ajudar a evitar a degradação social, cultural, histórica e ambiental dos locais visitados no mundo.


ECOTURISMO –
A FERRAMENTA SÓCIO-ECONÔMICA PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL

BREVE HISTÓRICO

O ecoturismo surgiu a partir de viagens que ocorreram há séculos, através de pessoas que tentavam descobrir lugares ainda virgens e desconhecidos como as florestas, desertos, montanhas e ilhas antes nunca visitados.

As primeiras expedições de turismo ecológico começaram no Seringeti , na África, há 70 anos e no Himalaia ( Ásia) há 45 anos. Há mais de meio século se criou o Safári Fotográfico, que está trazendo muito mais popularidade do que os tradicionais Sáfaris de Caça. As viagens à procura das melhores fotos e momentos, como é o caso das expedições atrás das baleias, caminhadas em florestas, mergulho em recifes e resgate Histórico através de visitas a Sítios Arqueológicos são as mais procuradas, pois o registro fotográfico é mais que um troféu, e sim uma imagem que está gravada para gerações futuras.


Em meados de 1970, iniciou-se um período discriminatório contra o turismo em ambientes ainda preservados, onde os turistas que se julgavam ecoturistas se comportavam de maneira inadequada: destruíam os ambientes visitados (lixo, destruição da vegetação, fogueiras, vandalismo), levavam animais selvagens para suas casas, levavam souvenir como conchas, corais, plantas, pedrinhas etc. Criou-se, então, a obrigação de preservação dos recursos naturais e culturais nestes locais turísticos por parte das pessoas que praticavam o verdadeiro ecoturismo. Hoje o ecoturismo especializado ajuda na preservação de vários parques ao redor do mundo .

Cada vez mais pessoas vem aderindo ao Ecoturismo , se sensibilizando para a preservação dos ambientes naturais e culturais. A realização de expedições ecológicas para caminhadas na floresta tropical e visitas a Sítios Históricos e Arqueológicos são com o intuito de educar cada participante, sendo uma forma de Educação não formal.


Ecoturismo ou turismo de mínimo impacto engloba a participação de todos os segmentos sociais , privados ou públicos e comunidades. Gera atrativos culturais aos visitantes, conservação dos recursos naturais e bem-estar às populações anfitriãs.

Ecoturismo: a responsabilidade de viajar para áreas naturais que haja conservação do meio ambiente e as valorização das culturas tradicionais. Este tipo de viagem depende do avanço da conservação dos recursos naturais e culturais ainda existentes.

Ecoturismo ou turismo ecológico ou ainda turismo ambiental é um segmento da atividade turística de desenvolvimento recente e seu conceito muda conforme os estudiosos do tema e de país para país.

Ecoturismo visa proporcionar aos turistas um contato íntimo e direto com a natureza e a cultura do local .

A definição adotada pela comissão técnica IBAMA/EMBRATUR é :

“Ecoturismo é o turismo em locais com potencial ecológico, de forma conservacionista, procurando conciliar o turismo com o meio ambiente, harmonizando as ações com a natureza, bem como oferecendo aos turistas um contato íntimo com os recursos naturais e culturais da região, buscando a formação de uma consciência ecológica nacional”

Já a Organização dos Estados Americanos - OEA aponta com diferenciação que o ecoturismo não se apoia somente em atividades orientadas para a natureza, mas é também precursor de uma filosofia que busca obter objetivos sociais, ou seja, que todos os envolvidos exerçam papel de cidadão .



A essência do Ecoturismo é criar filiações, parcerias, planejamento e ações adequadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, da qualidade de visita e infraestrutura do turista, seja ela por parte de quem recebe (comunidade anfitriã) e por parte de quem visita (o viajante) .

ECOTURISMO NO BRASIL

O Brasil, com seus variados ecossistemas, possuidor de rica biodiversidade de fauna , flora e costumes de seu povo, dotado de belezas naturais únicas , prepara-se para atender a fatia de mercado de ecoturismo.

Nosso país tem condições de estar no mercado mundial do turismo da natureza, trazendo benefícios financeiros e sociais expressivos, entretanto, terão que ser feitos esforços no sentido de que o desenvolvimento da atividade se faça de forma planejada, compatível com um desenvolvimento sustentável, conservando o meio ambiente e incentivando a conscientização ecológica nacional.

O ECOTURISTA
O verdadeiro ecoturista é aquele visitante que costuma praticar ecoturismo (quer ter contato íntimo com os recursos naturais e culturais além de contemplá-los), sem depredar a natureza, ajudando a não trazer desvantagens (impactos negativos) para o ambiente natural e cultural .
Ele não é só amante da natureza, mas cidadão do mundo: evita desperdiçar água , alimento e energia elétrica; informa-se antes de viajar para o roteiro do local a visitar , cooperando para reduzir a quantidade de lixo e evitando consumos supérfluos. Ele respeita os costumes locais sem perder de vista o conforto; incentiva a arte local;, tira fotos sem invasão de privacidade; deixa recursos econômicos para gerar emprego e renda.








Quando se pensa em ecoturismo, deve-se pensar em:

1. Desenvolvimento sustentável do turismo;
2. Determinação da capacidade de carga do ambiente;
3. Zoneamento;
4. Educação Ambiental aos turistas, população local e empreendimentos ;
5. Estudos do impacto ambiental;
6. Intensificação da fiscalização;
7. Capacitação de recursos humanos


Os recursos financeiros (R$) são resultados econômicos para geração de empregos locais e auto-sustentabilidade.




O estudo da capacidade de carga tem que ser feito antes da implantação e/ou expansão da infraestrutura ecoturística na região. No entanto, o cálculo não é simples e até hoje as metodologias desenvolvidas não têm sido satisfatórias. Os dados estatísticos baseiam-se nas seguintes informações: padrões comportamentais, estudos das espécies existentes, seus inter-relacionamentos e distribuição geográfica, frequência e duração das visitas, dimensão dos grupos de visitantes, área total visitada e área total do empreendimento

A expressão “Capacidade de Carga” ou “ Capacidade Suporte “ é geralmente vista não tanto ecológica e sim matematicamente, sendo entendida como a capacidade de uma área ou região para suportar a ocupação humana e o desenvolvimento de atividades econômicas.

Do ponto de vista turístico-ecológico, a capacidade de carga é assumida como o nível de exploração que os recursos naturais e culturais de uma região podem suportar, assegurando a máxima satisfação dos turistas e o mínimo impacto sobre o meio ambiente e as culturas tradicionais .


Este conceito pressupõe a existência de limites tanto em relação à frequência das visitas como ao número de visitantes, limites esses que são necessários determinar, de modo a permitir o desenvolvimento consciente, responsável e equilibrado das atividades ecoturísticas.

O cálculo da capacidade de carga está condicionado por diversos fatores e depende, em última análise, de decisões administrativas além dos regulamentos de cada Parque, Reserva ou de Áreas Protegidas em geral .

Os principais fatores que devemos observar no cálculo da capacidade de carga são os seguintes:

1- Fatores do Meio Ambiente

- dimensão da área e espaço utilizado;
- fragilidade do meio ambiente e comunidades envolvidas;
- característica da fauna, número, diversidade e distribuição das espécies faunísticas;
- topografia e cobertura vegetal;
- comportamento das espécies relativamente à presença humana;

2- Fatores Sociais

- programação de atividades de observação de fauna: como se distribuem no espaço e no tempo;
- oportunidades de observação;
- opinião dos visitantes e dos moradores locais;
- disponibilidade de instalações, infraestrutura existente;

3- Fatores de Manejo

- delimitar locais de observação e interpretação;
- reduzir o conflito de usos competitivos (ex.: recifes de corais e extração de alimento);
- promover serviços adequados de informações e interpretações do meio ambiente;
- aumentar a resistência dos recursos naturais mais utilizados;
- oferecer programas alternativos que estimulem a visitação na época de baixa estação de férias;

A determinação da capacidade de carga de uma região, implica na ciência física, biológica, química e social que a compõe, bem como o funcionamento integrado de seus componentes.

Educação Ambiental ..........
......é um conjunto de conteúdos e práticas ambientais, orientadas para a resolução dos problemas concretos do ambiente, através do enfoque interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da comunidade. Sendo um processo contínuo de capacitação do cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, participe ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O homem tem que se adaptar ao meio ambiente onde vive e ao seu nicho ecológico, tentando sempre manter o equilíbrio harmônico em relação com o meio e com as populações que o rodeiam.
Muitos projetos educacionais da área apostam na ideia de que a criança pode ser um elemento deflagrador de conscientização no meio familiar, contanto, é claro, que exista intercâmbio entre seus pais e seus educadores na escola, o que às vezes não é possível.

“A atitude auto-sustentável nos leva a pensar não só nos resultados imediatos de nossas ações, mas, principalmente, no que elas significarão, para todos os seres que compartilham de um mesmo ambiente, respiram o mesmo ar e participam de uma única biosfera.”

Livro das atitudes

TOME UMA ATITUDE AGORA !

Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba
Fechar a torneira enquanto se ensaboa no banho
Desligar os aparelhos elétricos enquanto não estiver usando
Apagar as luzes ao sair de uma sala que não esteja sendo usada
Não jogar lixo nas ruas , mantendo-as limpas .
“ Lugar limpo não é aquele que mais se limpa, e sim o que menos se suja “
Arborizar , e não depredar a paisagem
Fazer a sua parte na comunidade
Ajudar e Reciclar o lixo, separando-os nos tonéis coloridos
Usar sabão biodegradável
Ter um escapamento que não polui
Guardar os alimentos de uma vez só na geladeira, evitando abri-la a todo instante
Transformar restos de podas, folhas e cascas de frutas em adubo orgânico
Estudar sempre e nunca parar , todos os dias se informar
Usar papel reciclado ou reaproveitar o verso
Não poluir as águas com substâncias contaminantes

Faça sua parte , sem esperar a parte do outro !
A nossa saúde e a saúde da Mãe Terra dependem de nós !
Vamos deixar o Planeta Terra viver, para que possamos viver também !
A sobrevivência das futuras gerações depende de nossa atitude positiva hoje.
Vamos ajudar a não poluir e não degradar nossos jardins, praças, quintais, ruas, bairros da nossa Comunidade de Itamambuca.

Ci-da-de
Ci-da-dão
Ci-da-da-ni-a

- Você pensa que o exercício de cidadania é tão simples quanto fazer ginástica?
- Pois saiba que, para exercitar a cidadania , é preciso ter mais fôlego do que parece!

Exercício de cidadania é :
- Respeitar a vez do outro;
- Morar decentemente;
- Trabalhar;
- Alimentar-se;
- Estudar em uma escola com tudo em ordem
- Divertir-se, andar a cavalo ou bicicleta;

Mas não adianta ficar sentado esperando que essas coisas caiam do céu. É preciso conquistar seus DIREITOS. Sem esquecer , é claro, que não vivemos sozinhos e que também temos DEVERES.

BEM LEMBRADO!
Cidadania também é cumprir com deveres como respeitar as leis e outras pessoas.

- Você já imaginou se todo mundo resolvesse exigir seus direitos e não respeitasse os direitos das outras pessoas???

Imagine que confusão, se não respeitássemos os semáfaros , se quebrássemos as carteiras das escolas, escrevêssemos nas placas que sinalizam o trânsito, quebrássemos o orelhão da esquina, rasgássemos o banco do ônibus. Imagine se o padeiro fizesse pão só quando tivesse vontade? Ou se os patrões decidissem não pagar os salários???
Não ia dar certo!




CIDADANIA É , ENFIM , VIVER DIGNAMENTE:
RESPEITANDO A SI MESMO E AO OUTRO


RESÍDUOS SÓLIDOS

Resíduos sólidos são refugos de extrema importância para reciclagem .

Atualmente não vemos os resíduos sólidos, conhecidos por “ lixo” , algo que deva ser descartado de qualquer maneira.

Em nossa comunidade temos área física para receber os resíduos , como metal, plástico, papel e vidro .

Estes Bags ou PEVS (Pontos de Entrega Voluntária que estão ao longo da avenida principal de Itamambuca, recebem os resíduos, que são coletados pela Prefeitura .

Participe você também: separe materiais recicláveis para evitar que os lixões ou aterros sanitários tenham vida curta.

Faça sua parte separando seu lixo doméstico ou da sua empresa .

Lembre-se que podas também podem virar adubo através da técnica conhecida como compostagem.

Vamos manter nossa praia limpa .

Com a ajuda de todos podemos conquistar um modelo de sustentabilidade.
Lembre-se: estamos próximos de um Parque Estadual da Serra do Mar e precisamos manter a área de entorno protegida e conservada.

MUITO OBRIGADA E SEJA BEM-VINDO !