CONSIDERAÇÕES PARA O AUMENTO DA CAPACIDADE DE MANUNTENÇÃO DE FAUNA DE UMA DETERMINADA ÁREA
Criar diversidade de vegetação: quanto maior a variedade de plantas nativas disponíveis , melhor será , obviamente , a manutenção da fauna. As variadas alturas, formatos, proporciona a escolha para a nidificação , por exemplo . As épocas de floração e frutificação sendo diferentes , asseguram alimento abundante o ano todo.
Esta diferenciação evolutiva , dá chance aos animais frugívoros e insetívoros. As flores atraindo os insetos , por fim atraem os animais insetívoros . Sempre bom acompanhar as florações e frutificações de árvores brasileiras, ou mesmo exóticas.
Alternar espaços fechados e abertos: Plantar grupos compactos de árvores e arbustos alternados com áreas abertas . O beneficiamento se dá no que chamamos de "borda" , ou seja este contato de área arborizada com grupos de arbustos abertos e gramados.
Proporcionar o terceiro e primordial elemento : ÁGUA, pode-se proporcionar aos animais , conjuntos aquáticos de aparência natural possível, valorizando-se a vegetação higrófila . Massas d´água com movimento, pequenos lagos onde se possa manter peixes e aves aquáticas com conjuntos de vitórias-régias, por exemplo. ( Vitória -régia dá um fruto nutritivo e saboroso)
Gerar uma Fonte de Alimento Alternativo : Cochos de alimentação sólida sendo estes distribuídos nos arredores. Se propõe três tipos diferentes:
A- Cocho para alimentação de mamíferos, repteis, aves (com milho, cereais e ração)
B- Cocho flutuante para alimentação de peixes (restos de alimento picado, milho e ração)
C- Cocho suspenso para alimentação de aves e mamíferos arborícolas
... " as raízes são almas subterrâneas... têm pensamentos verdes ...Árvores e homens se confundem... contam estórias do tempo em que os poetas foram árvores".
Hermes F. de Souza
Características inatas ( hereditárias ou genotípicas) Experiência e vivência para adquirir conhecimento Desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente Tornar a educação de caráter mais comunitário Elos significativos, onde percebemos que sociedade e natureza são indissociáveis Valoriza a pluralidade cultural e biodiversidade
segunda-feira, 22 de março de 2010
Burle Marx
“A missão social do paisagista tem esse lado pedagógico de fazer comunicar às multidões o sentimento de apreço e compreensão dos valores da Natureza através do contato com o jardim e o parque.(...)
Temos um mundo inexplorado à nossa frente . das cinco mil espécies de árvores autóctones, vemos poucas produzidas em nossos hortos. Temos mais de cinquenta mil espécies de plantas , em associações riquíssimas, caracterizando nossas regiões fitogeográficas, como a flora nebular, as florestas úmidas, o cerrado, a caatinga, a vegetação da água salobra, da areia, dos campos úmidos, a flora saxícola do gnaisse/granito, do calcário, da canga ferruginosa, do quartzito/arenito, da rocha basáltica, etc... É esse o patrimônio fabuloso que a Natureza nos oferece e que temos que defender, conservar e divulgar por todos os meios.”
ROBERTO BURLE MARX
Temos um mundo inexplorado à nossa frente . das cinco mil espécies de árvores autóctones, vemos poucas produzidas em nossos hortos. Temos mais de cinquenta mil espécies de plantas , em associações riquíssimas, caracterizando nossas regiões fitogeográficas, como a flora nebular, as florestas úmidas, o cerrado, a caatinga, a vegetação da água salobra, da areia, dos campos úmidos, a flora saxícola do gnaisse/granito, do calcário, da canga ferruginosa, do quartzito/arenito, da rocha basáltica, etc... É esse o patrimônio fabuloso que a Natureza nos oferece e que temos que defender, conservar e divulgar por todos os meios.”
ROBERTO BURLE MARX
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