segunda-feira, 22 de março de 2010

Jardins

CONSIDERAÇÕES PARA O AUMENTO DA CAPACIDADE DE MANUNTENÇÃO DE FAUNA DE UMA DETERMINADA ÁREA

Criar diversidade de vegetação: quanto maior a variedade de plantas nativas disponíveis , melhor será , obviamente , a manutenção da fauna. As variadas alturas, formatos, proporciona a escolha para a nidificação , por exemplo . As épocas de floração e frutificação sendo diferentes , asseguram alimento abundante o ano todo.
Esta diferenciação evolutiva , dá chance aos animais frugívoros e insetívoros. As flores atraindo os insetos , por fim atraem os animais insetívoros . Sempre bom acompanhar as florações e frutificações de árvores brasileiras, ou mesmo exóticas.

Alternar espaços fechados e abertos: Plantar grupos compactos de árvores e arbustos alternados com áreas abertas . O beneficiamento se dá no que chamamos de "borda" , ou seja este contato de área arborizada com grupos de arbustos abertos e gramados.

Proporcionar o terceiro e primordial elemento : ÁGUA, pode-se proporcionar aos animais , conjuntos aquáticos de aparência natural possível, valorizando-se a vegetação higrófila . Massas d´água com movimento, pequenos lagos onde se possa manter peixes e aves aquáticas com conjuntos de vitórias-régias, por exemplo. ( Vitória -régia dá um fruto nutritivo e saboroso)

Gerar uma Fonte de Alimento Alternativo : Cochos de alimentação sólida sendo estes distribuídos nos arredores. Se propõe três tipos diferentes:

A- Cocho para alimentação de mamíferos, repteis, aves (com milho, cereais e ração)
B- Cocho flutuante para alimentação de peixes (restos de alimento picado, milho e ração)
C- Cocho suspenso para alimentação de aves e mamíferos arborícolas


... " as raízes são almas subterrâneas... têm pensamentos verdes ...Árvores e homens se confundem... contam estórias do tempo em que os poetas foram árvores".
Hermes F. de Souza

Burle Marx

“A missão social do paisagista tem esse lado pedagógico de fazer comunicar às multidões o sentimento de apreço e compreensão dos valores da Natureza através do contato com o jardim e o parque.(...)
Temos um mundo inexplorado à nossa frente . das cinco mil espécies de árvores autóctones, vemos poucas produzidas em nossos hortos. Temos mais de cinquenta mil espécies de plantas , em associações riquíssimas, caracterizando nossas regiões fitogeográficas, como a flora nebular, as florestas úmidas, o cerrado, a caatinga, a vegetação da água salobra, da areia, dos campos úmidos, a flora saxícola do gnaisse/granito, do calcário, da canga ferruginosa, do quartzito/arenito, da rocha basáltica, etc... É esse o patrimônio fabuloso que a Natureza nos oferece e que temos que defender, conservar e divulgar por todos os meios.”
ROBERTO BURLE MARX