CONSIDERAÇÕES PARA O AUMENTO DA CAPACIDADE DE MANUNTENÇÃO DE FAUNA DE UMA DETERMINADA ÁREA
Criar diversidade de vegetação: quanto maior a variedade de plantas nativas disponíveis , melhor será , obviamente , a manutenção da fauna. As variadas alturas, formatos, proporciona a escolha para a nidificação , por exemplo . As épocas de floração e frutificação sendo diferentes , asseguram alimento abundante o ano todo.
Esta diferenciação evolutiva , dá chance aos animais frugívoros e insetívoros. As flores atraindo os insetos , por fim atraem os animais insetívoros . Sempre bom acompanhar as florações e frutificações de árvores brasileiras, ou mesmo exóticas.
Alternar espaços fechados e abertos: Plantar grupos compactos de árvores e arbustos alternados com áreas abertas . O beneficiamento se dá no que chamamos de "borda" , ou seja este contato de área arborizada com grupos de arbustos abertos e gramados.
Proporcionar o terceiro e primordial elemento : ÁGUA, pode-se proporcionar aos animais , conjuntos aquáticos de aparência natural possível, valorizando-se a vegetação higrófila . Massas d´água com movimento, pequenos lagos onde se possa manter peixes e aves aquáticas com conjuntos de vitórias-régias, por exemplo. ( Vitória -régia dá um fruto nutritivo e saboroso)
Gerar uma Fonte de Alimento Alternativo : Cochos de alimentação sólida sendo estes distribuídos nos arredores. Se propõe três tipos diferentes:
A- Cocho para alimentação de mamíferos, repteis, aves (com milho, cereais e ração)
B- Cocho flutuante para alimentação de peixes (restos de alimento picado, milho e ração)
C- Cocho suspenso para alimentação de aves e mamíferos arborícolas
... " as raízes são almas subterrâneas... têm pensamentos verdes ...Árvores e homens se confundem... contam estórias do tempo em que os poetas foram árvores".
Hermes F. de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e dê sua opinião e ideia