sexta-feira, 16 de abril de 2010

Complexidade e capacidade de carga - metodologia utilizada por várias entidades em diversos lugares , mas ainda não listadas regionalmente.

A modalidade de ecoturismo se auto descreve como atividade de mínimo impacto que visa conservar os recursos naturais, criar bem estar às populações anfitriãs e estimular atrativos culturais aos visitantes. O ecoturismo pressupõe um turismo responsável que gera divisas auto-sustentáveis. Pressupõe intrinsicamente educação , transformar também o turismo em educativo transformados social , não só de lazer e descanso.
As atividades relacionadas ao que chamamos Ecoturismo são ferramentas para Educação Ambiental.
É na prática do descanso e lazer educacional cultural , tratar questões ambientais para abraçar a participação in locu do visitante como agente conservacionista. Criar a interlocução comunidade, visitante ecoturista, benefícios ambientais minimização de impactos negativos e otimização de impactos positivos. A forma que encontrei para criar uma metodologia palpável parte dela qualitativa e parte dela quantitativa é o estudo de capacidade de carga e o LAC Limite aceitável de mudança.

Fica a sugestão para órgãos de governos que façam, o lac de todos os parques antes de receberem visitas. Pode ser contratado um auditor , ou equipe de auditores para montar a necessidade de áreas protegidas. Entrem no site do MMA e no grupo yahho de ecoturismo para acompanhar os novos parques que serão monitorados por empresas privadas ou ONGs .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e dê sua opinião e ideia