terça-feira, 24 de maio de 2011

Ecoturismo Bahia Adventure

A história do turismo ecológico remonta épocas onde a presença humana causava modificações na natureza sem um retorno lógico seja ele econômico, social ou ambiental.

Atualmente praticar esportes de aventura aliados a educação facilita o entendimento entre a relação homem e natureza . Esta prática tem sido aplicada em várias localidades onde vem integrando a comunidade, gerando empregos e renda e aspectos de conservação.

Utilizar apenas os recursos ambientais não é a frase chave para o ecoturismo , mas sim evitar impactos avançados , minimiza-los , isto sim faz alcançar a diferença do turismo de excursão com características massivas da personalização do turismo ecológico.

Quanto ao roteiro de uma atividade de ecoturismo, a trilha interpretativa é uma forma de aproximar o visitante do ecossistema local. Portanto o conhecimento dos guias e condutores tem um papel importante para delinear a proposta conservacionista. Os equipamentos para realização dos roteiros é relevante para definir a interação com o ambiente visitado.

A empresa tem feito um papel norteador da prática de ecoturismo no Nordeste. Ela vem integrando os recursos naturais, equipamentos, serviços com a presença dos visitantes e comunidade. Não só na questão de gerar recursos e trabalho, mas de resgatar pontos fundamentais da cultura local , história e da própria natureza e suas peculiaridades.

Há um futuro promissor para Bahia Adventure na criação de novos produtos, criando novas performances de conservação ambiental e novos modos de fazer no mundo dos negócios.

Cria-se então a necessidade de aperfeiçoar cada vez mais os recursos humanos, os serviços prestados, a conservação dos ecossistemas usufruídos , as demandas turísticas afim de transformar o ecoturismo num produto nacional.


ROTEIROS


FULL DAY TOUR – ESPECÍFICO PARA GRUPO DE INGLESES HOSPEDADOS EM COSTA DE SAUÍPE, VILA GALÉ E IBEROSTAR


Logística

Ordem serviço, arrumar o jeep , preparar coller com gelo , água e refrigerante, lanche com frutas e sanduíches, mala de primeiros socorros, horários de esportes de aventura como tirolesa, bóia cross, comments.

Roteiro

Check in 8h nos hotéis , ida ao Castelo Garcia D´Ávila em Praia do Forte; Caminhada na Reserva da Sapiranga em Praia do Forte; Subida de Barco no Rio Pojuca; Tirolesa e Bóia Cross; Lanche; Catamarã no Rio Sauípe.

Temática abordada















































Tirolesa – Combinação do esporte, tempo para descanso e lanche. Instrução sobre a prática do esporte e equipamentos, banho de rio . É necessário instalar um cabo secundário para amarra com solteira também o monitor, pois sua posição para armar a roldana no cabo principal é muito arriscada. Todo praticante de escalada, tirolesa ou rapel tem que ficar amarrado também.













Retorno de jeep para os hotéis.

Observação

Quando os jeeps fazem o check in em Vila Galé, Iberostar e Costa de Sauípe nesta seqüência, e retornam para Praia do Forte, os visitantes do hotel mais próximo a Praia do Forte ficam muito tempo de stand by para início das atividades dentro do jeep. Se o passeio começar pelo Catamarã não há tanta demora, mas de começar com Castelo há uma demora mais prolongada. Vice versa pode ocorrer. Há que considerar que depende de quantas pessoas inscritas, tábua de maré, outras vendas de atividade paralela, estado de manutenção.

A atividade começa 7:20 com encontro do guia com motorista para os preparativos dos tours.


FULL DAY TOUR – ESPECÍFICO PARA GRUPO DE INGLESES HOSPEDADOS EM COSTA DE SAUÍPE, VILA GALÉ E IBEROSTAR.

A variante desta atividade é inclusão das seguintes atividades : almoço sombra das mangueiras, visita a escola , visita ao engenho de farinha de mandioca, bóia cross descida das corredeiras, retorno da trilha da Sapiranga pela mata incluindo gamboa . Exclusão é o lanche e tirolesa.


CAVALGADA E CASTELO PARA GRUPOS DE INCENTIVO



Logística

Buscar material em depósito em Sauípe( martelo, guarda sol, arame, tapetes de piaçava, mesas, madeiras, kit volley, kit frescobol, bolas, toalhas, palhas, traves da quadra de volley, cavador, rastelos, etc...) . Montar quadra de vôlei, raquetes, bar com mesa de frutas na praia na desembocadura do Rio Sauípe, lado sul. Preparar animais para cavalgada com serviço tercerizado. Carro de apoio para levar o grupo subdividido em dois . Contratação de bar men. Comments.

Roteiro

Check in a tarde ou pela manhã a depender da programação e pedido do grupo de incentivo.


Temática abordada

O grupo que vem de catamarã desce o rio conhecendo o manguezal. O grupo que vem a cavalo conhece a restinga. Depois do ponto de encontro e das atividades interativas , os grupos trocam as atividades. Assim todos podem ter uma visão panorâmica da realidade da região.

Observação

A depender da aptidão dos participantes, as atividades não tem perfeita sincronia no ponto de encontro, mesmo assim não há uma individualização. Os grupos também acabam chegando em horários diferentes. Mas não acarreta nenhum agravante. Outro ponto é que conforme a solicitação do serviço em dia de maré alta , há necessidade de precaver a ancoragem do catamarã , por isso há supervisão da embarcação constante enquanto o grupo se diverte. Quanto aos cavalos foram disponibilizados 2 cavaleiros. Para o evento foram mobilizados cerca de 20 pessoas incluindo desde a venda do produto até formatação da atividade como um todo. Foi solicitado uma van extra. Faltou coller disponível na ida do barco devido a terem sido utilizados no “camping”. Quando se trata de um grupo incentive , o comment é preenchido apenas pelo organizador do grupo.

EXPEDIÇÃO IMBASSAÍ

Logística

Pegar caixa primeiros socorros e sacola estanque, coller com água e copos plásticos, jeep, canoas que já ficam na área do Diogo junto com coletes e remos e bóia de salvamento. Comments.

Roteiro

Check in a tarde ou pela manhã a depender da programação

Temática abordada

Instruções de como remar na canoa canadense, curiosidades sobre o Rio Imbassaí, conhecimento de algumas plantas locais e a mata ciliar . Depois de remar metade do caminho durante quase 1h parada no coqueiral para beber água e conhecer a praia. Observar material arribado na praia , falar sobre área de desova de tartarugas marinhas.
Deixar um tempo livre para banho .Voltar a remar até o Bar do Brás , ponto final do passeio, continuar a apreciar a paisagem, algumas avistagens de avifauna acontecem. Passamos por 3 pontes . Quando o rio está cheio atravessamos as canoas, a pé por cima delas, quando está normal, cruzamos por debaixo delas.

Observação

Este passeio é muito querido pelos hóspedes, todos contemplam a paisagem aliando a calmaria com a tranqüilidade do rio. Os monitores participam ativamente ajudando o guia, monitorando muito bem a canoa e segurança do hóspede. Apesar de ser tranqüilo o rio apresenta leves correntes que impulsionam as canoas para beira da vegetação que muitas vezes tem árvores podendo fazer os tripulantes a perderem o equilíbrio e emborcar a canoa. Convém sempre atenção no leme para equilibrar a força dos remadores dianteiros.

JEEP TOUR CASTELO E SAPIRANGA

Roteiro

Check in nos hotéis a depender do horário pode ser realizado pela manhã.

Logística

Coller com água e copos plásticos, maleta de primeiros socorros, jeep, bóia cross, coletes salva-vidas . Participam guia e monitor do bóia cross. Comments.

Temática abordada

História do Castelo, visita às ruínas e museu. Caminhada na Sapiranga até Gamboa, em frente ao Rio Pojuca . Descida de bóia cross .

Observação

È preciso observar a pontualidade de check in dos hóspedes pois o deslocamento dos motoristas para outras tarefas pode causar algum atraso. Quando o rio está muito caudaloso é possível praticar , mas redobra o cuidado, e local de saída para bóia cross tem que ser realizado antes das corredeiras para evitar turbilhões mais violentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e dê sua opinião e ideia