A locução feita pela sociedade brasileira durante a redmocratização- expressa em diversas leis e regulamentos e na própria existência de um sofisticado aparato estatal referido ao ordenamento do meio ambiente - é deslegitimada quando hoje procura-se os novos interlocutores que promoverão a resolução negociada. Essas novas interlocuções do capital e dos governos buscam escapar da esfera em que operam concepções de justiça no aparato jurídico e normativo na sociedade brasileira. Os conflitos particulares , encaminhameento do conflito não se dá pela discussão sobre aquilo que é justo ou injusto, mas pela maior ou menor capacidade de os agentes barganharem seus interesses tidos como de foro particular.
Assim , quando envolve atores sociais com acentuada desigualdade de poder , a resolução negociada de conflitos pode operar como uma tecnologia da desmobilização social central para a construção do que Franscisco de Oliveira chama uma dominação sem política .
Inserção econômica internacional e resolução negociada de conflitos ambientais capítulo do livro Desenvolvimento e Conflitos ambientais Zhouri&Laschefski
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e dê sua opinião e ideia