quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ecoturismo

Praia do Forte, 17 de junho de 2003

Agenda 21 - Mais que 21 motivos para Salvar o Planeta

Que bom que a convicção humana chegou a uma conclusão : “Ainda estamos vivos , mas poluindo demais o Planeta , exaurindo todos os recursos naturais e acabando com as reservas para às futuras gerações .”

Este pressuposto fez reunir em 1992 no Rio de Janeiro , Brasil , uma cúpula de países preocupados com o futuro do Meio Ambiente e Desenvolvimento através da ONU – Organização das Nações Unidas . Nesta semana de 3 a 14 de junho decretaram o dia 5 como Dia Internacional do Meio Ambiente .

O time foi convocado em dezembro de 1989 através da Assembléia Geral das Nações Unidas reunindo 179 países para definir estratégias que revertessem , ou pelo menos diminuíssem , os impactos da degradação ambiental sem deixar de produzir ou desenvolver . O que foi proposto era : “Produzir mais Limpo Globalmente ”

A forma de praticar o desenvolvimento sustentável é acreditar em Termos de Cooperação entre países ( pense local também como cooperativas, associações, organizações não governamentais, comunidade, setores privado e público e escolas ) para adotar medidas de comércio compatível com o meio ambiente sabendo como produzir sem poluir , ou poluindo menos!

Bem mais que 21 atitudes a sociedade humana pode e deve realizar em conjunto como por exemplo :

 combate a pobreza que é um aliado a preservação ambiental e busca vencer as desigualdades social e de renda .

 Adotar um novo padrão de consumo , este sim , é preciso ser revisto na raiz , pois produzimos e consumimos muito e geramos tantos tipos diferentes de rejeitos e muitos deles sem tratamento adequado poluindo a nossa saúde, a de outros animais , a água, o solo e o ar
 Devemos nos esforçar , dentro de casa , a melhorar o modo de consumo para uma forma mais econológica ( mistura de economia com ecologia) , reduzindo e reaproveitando.

 É preciso apoiar projetos de desenvolvimento sustentável como a Campanha de 3Rs ( reduzir , reusar e reciclar ), ISO14001 também no Congresso , na Escola , na Empresa e na Universidade .

 Existir políticas no controle da densidade demográfica junto a sustentabilidade. Como conseguir diminuir a mortalidade infantil e estimular o planejamento familiar conservando o ambiente ?

 Sem saúde , não há uma população capaz de fazer crescer sua nação . A Agenda 21 propõe aos governos implementação de infra-estrutura básica além de medidas preventivas , fornecendo água potável e providenciando esgotamento sanitário às cidades , coleta de lixo , se possível seletiva !

 Promover a sustentabilidade dos povos assentados , pequenos e grandes agricultores de forma a estimulá-los a produzir adubos orgânicos, minhocários, sementes certificadas, evitar agrotóxicos , reflorestar com mudas nativas , combater o desmatamento e a desertificação do solo , criar unidades de conservação , evitar o desperdício de água na irrigação, proteger os ecossistemas, promover agroflorestas, controle biológico, conservar nascentes , evitar erosão do solo, sustentar a diversidade biológica , administrar eticamente a biotecnologia

 Salvaguardar os oceanos

 Proteger as bacias hidrográficas

 Administrar rejeitos tóxicos e radioativos

 Buscar soluções para lixo sólido através de conscientização e gerenciamento

 Equalizar as diferenças sociais entre homens e mulheres sendo que biologicamente são distintos

 Viabilizar projetos sócio- ambientais através de fomentos financeiros , compensações dos impactos e porcentual do Produto Nacional Bruto .

O crucial da Agenda 21 está no capítulo 36, onde fala da Conscientização Ambiental , informação global , ou seja a Educação como carro chefe da sensibilização do ser humano para viver integral ao ambiente . Esta parte da Agenda nos conferi a urgente necessidade de remodelar os padrões educacionais para uma forma mais “natural” de viver , onde o aluno e professor fossem responsáveis não em preparar vestibulandos mas sim , cidadãos .

Temos que misturar estes ingredientes para fabricar um turismo que respeite de verdade o meio ambiente que não degrade a localização geográfica que lhes provê o desenvolvimento . Sem a “ localização conservada” não se tem turismo .

A Agenda 21 pode ser implementada em todos os municípios turísticos criando medidas nas áreas de energia, água, ecoeficência, certificação, saneamento, desenvolvimento rural e gestão participativa .

In loco
“ Municípios como Itaparica, da Costa do Descobrimento , do Extremo Sul , Itabuna, Itapé, Itajimorim, Curaçá, Aiquara, Jacobina , além da Agenda Estadual estão organizando suas Agendas 21 no Estado da Bahia .
Agenda 21 é um processo de planejamento estratégico que visa atingir o desenvolvimento sustentável , é um instrumento que pode ser utilizado por pelo governo seja ele nacional, estadual ou municipal e mesmo em empresas e instituições e que aborde os aspectos econômicos, sociais e ambientais.”

A costa dos coqueiros ganhou uma nova APA :
A APA da Plataforma Continental do Litoral Norte da Bahia visa proteger as águas salobras e salinas, disciplinar a utilização das águas e seus recursos, combater a pesca predatória pelo incentivo ao uso de técnicas adequadas à atividade pesqueira, proteger a biodiversidade marinha, proteger o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com o Limite Aceitável de Câmbio de Ecossistema (LAC) e buscar uma melhoria constante da qualidade de vida das comunidades que usufruem a área.

Nossa próxima troca vai falar como ser uma hospedagem ecologicamente correta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e dê sua opinião e ideia