sábado, 12 de junho de 2010

Projeto Manguezal 2004-2006

METODOLOGIAS SUGERIDAS PARA ANDAMENTO DO PROJETO

 Educação Ambiental – palestras, oficinas culturais, treinamento de guias locais, passeios ecológicos, estudo do meio, cartilhas , coleta seletiva . A atividade pode abordar diversos temáticas sobre o ecossistema local do manguezal e da água . Os principais temas serão biodiversidade e coleta seletiva de lixo . Poderá ser desenvolvida com a comunidade oficina de arte e educação, mutirões e papel reciclado. Na verdade através do censo será observada as necessidades e o ponto de interação homem e ambiente da comunidade beira rio . Treinamento de monitores locais para guiar no ecoturismo. Viveiros de mudas nativas , Reflorestamento e Hortas Orgânicas.

 Agenda 21 - propor a construção das práticas sócio-ambientais e econômicas compatíveis com a preservação e desenvolvimento , trazendo para comunidade Beira Rio um plano piloto que poderá se estender por todo o município de Camaçari fazendo uma interação Ongs, Governos, particulares e comunidades. A Agenda propõe diversas temáticas, onde serão avaliadas conforme indicadores sociais, econômicos e ambientais como água, energia, esgoto, transporte, saúde, meio ambiente, grau de escolaridade, participação social, turismo, consciência ambiental, moradia, pesca, artesanato, artes e educação, esportes e outros. Poderá ser discutido em comitês ou mesmo organizar os dados e resultados pontuais que já tenham sido realizados. Pode ser criado um grupo de trabalho dentro do próprio Conselho Gestor da APA Lagoas de Guarajuba.

 Ecoturismo as atividades estão diretamente ligadas a empresa Manguezal Ecossistemas e Lazer com passeios de caiaques e barco a motor que percorre o rio com barqueiro . A atividade de ecoturismo visa criar atrativos culturais aos visitantes diante dos recursos naturais que estão disponíveis, conscientizando da presença do ambiente de mangue em todo o litoral brasileiro.




 Pesquisa Científica – flora e fauna de mangue . Serão convidados alunos universitários para despertar o interesse na pesquisa sobre o ecossistema de manguezal para que sejam desenvolvidas teses de bacharel, especialização, mestrado e doutoramento bem como monitoramento do rio.

 Associação de moradores – atividades voltadas às necessidades da comunidade atendendo a proteção ambiental e qualidade de vida (áreas verdes ( como a que está localizada atrás da comunidade beira rio entre o rio e o hotel Fronteira Tropical ), psicultura, ecoturismo capacitação de líderes locais.

POSSÍVEIS PARCEIRIAS

 Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – SEMARH
 Centro de Recursos Ambientais – CRA
 Concessionária Litoral Norte – CLN
 Secretaria de Assistência Social
 Associação de marisqueiras
 Câmara Municipal dos Vereadores de Camaçari
 Secretaria de Planejamento de Camaçari
 Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Camaçari
 Secretaria de Educação de Camaçari
 Secretaria de Integração da Orla de Camaçari
 Fundação Garcia D´Ávila
 LIMPEC
 Comitê da APA Lagoa de Guarajuba
 Conselho Gestor da APA


RESULTADOS ESPERADOS

 Garantir a conservação das águas do rio Pojuca
 Integridade da paisagem e o desenvolvimento das comunidades para cidadania e economia sustentável
 Conservação do ambiente de Manguezal
 Bem estar e qualidade de vida aos moradores do Beira Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e dê sua opinião e ideia