segunda-feira, 22 de agosto de 2011

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Como motivar
No actual mercado de trabalho, os empregadores estão sempre a atrair novos trabalhadores e tudo começa com o recrutamento. É crucial estimular, encorajar e motivar os seus colaboradores, se deseja continuar a tê-los do seu lado.

Como motivar os colaboradores?
Motivar os seus trabalhadores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração não é suficiente. Um carro da empresa, benefícios extra e um aumento, funcionam mas continuam a não ser suficientes.

Na maioria das pessoas, os factores que as motivam encontram-se nos desejos humanos como o reconhecimento, o apreço, o estar ocupado com coisas que fazem sentido, etc. Motivar é de facto complicado, por isso deixamos-lhe algumas dicas para motivar a sua equipa:
Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer o seu trabalho. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostre-se receptivo.

Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa..

Tenha uma atitude positiva em relação à interacção social e ao trabalho de equipa.

Mantenha as pessoas informadas sempre que possível.

As incertezas podem desmotivar a sua equipa.

Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função.

Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia.

Dê aos seus trabalhadores objectivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.

Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço.

Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça sem saber que as pode cumprir.

Defenda a sua equipa. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar.

Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um.

Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.

Como desmotivar colaboradores?
Deixamos-lhe uma lista de pontos com os quais pode desmotivar o seu colaborador mais entusiasta. Aplique-os e pode ter a certeza que até os mais motivados não tardam a perder o ânimo.
Dê uma resposta vaga e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os o mais rapidamente possível.

Elabore uma quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos seus colaboradores.

Planifique reuniões improdutivas e obrigue os seus colaboradores a estarem presentes.

Estimule a competição interna.

Esqueça-se propositadamente de passar informações importantes, impedindo assim os seus colaboradores de trabalharem como deve ser.

Não seja construtivo no seu feedback e nas suas observações.

Não use os talentos dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes.

Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados.

Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados.

Trate os seus colaboradores de forma injusta. Faça promessas que não pode ou não quer cumprir (mas não ponha nada no papel).
Como mostrar apreço?
Apreço versus elogio
Mostrar apreço aos seus trabalhadores não é a mesma coisa que fazer-lhes elogios.
Dizer a alguém que tem um penteado bonito, é um elogio.
Dizer a alguém que gostou do seu trabalho é um sinal de apreço.
Mostre apreço
Torne o seu apreço concreto e específico. É preferível dizer "Susana, a sua proposta para um novo layout parece muito boa" em vez de "Susana, você está a trabalhar bem".
As pessoas consideram o seu apreço uma recompensa pelos seus esforços. Ficarão encorajados para continuarem assim.
Também pode sempre pedir conselhos aos seus colaboradores. É uma maneira de lhes mostrar que tem confiança neles e que acha que eles o podem ajudar.
Acredite no que diz
Elogiar alguém sem acreditar naquilo que diz é nefasto para a sua credibilidade.
O seu colaborador apercebe-se disso e, no futuro, não conseguirá mais motivá-lo com uma outra observação positiva.
Seja equilibrado
Elogiar os seus colaboradores demasiadas vezes dilui o efeito. Por outro lado, raramente os incentivar também não é desejado. Estabeleça um equilíbrio. Deve atender também ao facto de algumas pessoas terem mais necessidade de serem elogiados do que outras. De um modo geral, quem está em início de carreira dá mais importância ao seu apreço.
Em público versus em privado
Não tenha problemas em elogiar alguém na presença de outros colegas, é um hábito que faz subir a moral geral da equipa. Pelo contrário, se reprimir alguém, deverá fazê-lo em privado.
Uso da linguagem e motivação
Impor os seus pontos de vista à sua equipa de uma forma pouco correcta, não o leva a lado nenhum. Para manter elevado o nível de motivação dos seus colaboradores, é muito importante dizer-lhes o que deseja.
Por exemplo:
Em vez de: "Não quero que tire férias nesta altura", diga: "Queria que por esse e aquele motivo estivesse presente para reforçar a equipa".

Em vez de: "Não está a fazer isto como deve ser", diga: "É melhor fazer isto a partir de agora desta maneira".

Em vez de: "Porquê é que fazem reuniões tão longas?", diga: "Pensem em formas de fazer reuniões mais eficientes".

Em vez de: "Isto está bem feito, mas aquilo está mal", diga: "É melhor fazer aquilo desta maneira, para ficar tão perfeito como o trabalho que está a fazer agora, que está muito bom".
Os seus colaboradores querem objectividade e obtêm melhores resultados com um padrão de linguagem claro. Às vezes é preciso reflectir um pouco para traduzir um "contexto não" para um "contexto sim". Mas, com tempo, é possível fazer disso um hábito.

Palavras proibidas

Há três palavras que convém não usar se quer motivar a sua equipa: de facto, mas e espero.
De facto expressa dúvidas;

Mas é uma negação da frase anterior;

Espero mostra que gostaria que as coisas mudassem mas que não acredita que isso alguma vez vá acontecer.
Se, durante uma conversa de avaliação, disser: "Estou de facto satisfeito consigo mas acho que é pena necessitar de tanto tempo para concluir o seu trabalho, por isso espero que isto mude."
o seu trabalhador vai interpretar o seguinte:
"Não estou nada satisfeito porque você é demasiado vagaroso e não acredito que alguma vez vá conseguir mudar isso".
A expressão 'de facto' tem realmente que ser evitada;

A palavra 'mas' pode ser substituída por 'e';

Em vez da palavra 'espero' use 'conto com'
Saber criticar
12 regras para dizer a alguém, de uma forma construtiva, que fez alguma coisa mal:
Identifique o comportamento que quer criticar. Critique uma acção, não uma pessoa.

Especifique a sua crítica. Em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de 15 de Março".

O comportamento que está a criticar deve ser susceptível de melhorar.

Use o 'eu' ou 'nós' para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.

Certifique-se que o outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.

Não faça rodeios: vá directamente ao assunto e fique calmo.

Mostre claramente que o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver o problema.

Não fique zangado ou sarcástico, só tem efeitos negativos.

Mostre à pessoa que entende os sentimentos dela.

Se fizer a sua crítica por escrito, convém arrefecer primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se que só o destinatário da crítica receba a carta ou o mail.

Comece por dizer algo positivo.

Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa.
Da discussão nasce a luz!
Ouvir críticas negativas sobre nós é doloroso, principalmente quando o assunto é o nosso desempenho laboral.
Perante observações pouco simpáticas, alguns de nós enfurecem-se, outros preferem fugir e esconder-se.

Por isso, para enfrentar esta situação e vencer os nossos obstáculos, não há nada mais importante que aprender a colocar questões para obter respostas que nos dão soluções e nos levam a ultrapassar as nossas dificuldades, conseguindo ainda das pessoas algo fundamental: o feedback.

Um exemplo:

Suponha que o seu patrão é alguém que leva as suas responsabilidades muito a sério.
Ao longo do tempo, você vai-se apercebendo que ele não está muito satisfeito com a forma como conduz as reuniões e você quer perceber como poderá ser mais eficiente.
O conselho é que aproveite uma reunião em que seja você mesmo o orientador e, ao mesmo tempo, observe, pergunte e não deixe de fazer sugestões. Sobretudo, interaja com o seu chefe e colaboradores. Lembre-se que da discussão nasce a luz!!
Quando for o caso não receie em colocar os aspectos mais específicos das suas dúvidas.
Muitas vezes todos estão com a mesma dúvida mas ninguém tem coragem de perguntar.
Por outro lado, tente não interromper se achar inoportuno. Por vezes também é positivo ter uma atitude defensiva e estar algum tempo apenas a ouvir o que o seu chefe ou colaboradores têm a dizer, isto porque, as opiniões e críticas que lhe fizerem, podem vir a ser muito úteis para o melhoramento do seu desempenho profissional.
Através das críticas que lhe forem feitas de forma construtiva, vai perceber coisas o que até então não entendia e que afinal até eram muito simples. Além disso, vai contribuir também para enriquecer o conhecimento dos outros, porque você sabe coisas que outras pessoas não sabem e vise-versa.
Assim, conseguirá uma interacção perfeita da parte dos seus ouvintes e consequentemente terá feedback.
O feedback pode ser alcançado através do modelo SBI.
Mas o que é o modelo SBI?
O modelo SBI (Situation Behaviour Impact) ou seja situação de impacto no comportamento, é desenvolvido pelo Centro para Liderança Criativa, nos Estados Unidos, uma das empresas mais importantes em treino de liderança. É um modelo fácil de lembrar e simples de implementar.
Como funciona?
Situação: Neste caso você deveria pedir ao seu chefe que lhe descrevesse a reunião que liderou e como pareciam estar as pessoas durante esse tempo.
Comportamento: Aqui deve questionar como é que o seu chefe vê o seu comportamento e quais os comportamentos não verbais que ele observou. Não deixe de lhe pedir para ser tão especifico quanto possível, pois só assim poderá verdadeiramente perceber onde é que errou.

Impacto: Tente ainda analisar como é que o seu chefe se sente acerca da forma como você conduziu a reunião.
Será que ele notou como é que os outros reagiram?
Podia a reunião ter corrido melhor se a tivesse conduzido de forma diferente?

Claro que a reunião, ou o que quer que seja, pode ser sempre melhor. O importante é aumentarmos a cada dia a nossa capacidade para ensinar e aprender em vez de nos deixarmos abater por cada crítica que nos é feita.

Afinal, o modelo SBI, posto em prática, não é mais que uma forma de observação pessoal e interacção, que ajuda a pessoa a ver como pode melhorar o seu desempenho profissional e a ter mais confiança em si própria.

Gestão a toda a prova
Saber gerir é saber motivar. Mas saber manter uma equipa motivada é uma tarefa que, por vezes, não se revela nada fácil. No entanto, quanto maior a motivação de uma equipa, maior é a vontade e o gosto de trabalhar bem.

Não é tão difícil quanto isso, mas exige algum esforço. Mas se tem algumas dúvidas quanto às melhores formas de motivar e tirar os melhores resultados da sua equipa, fique atento e siga os nossos conselhos.

Descubra a importância da sua equipa no seu sucesso
O sucesso de uma equipa é feito de altos e baixos. Criando um bom ambiente de trabalho para a sua equipa vai estar a criar entusiasmo no trabalho. Esteja sempre presente quando errarem. Ajude-os a aprenderem com os erros e a tentarem novamente.
Reorganize o seu tempo
Esteja o máximo de tempo possível com a sua equipa e motive-os sempre que possível.
Feed-back
Estar atento aos "sinais" dados pela sua equipa e saber responder-lhes correctamente e prontamente também é fundamental. Tenha uma relação próxima e íntima com a sua equipa.
Valorize a aprendizagem
Faça da aprendizagem uma festa. É importante que a sua equipa se aperceba dos êxitos que vai obtendo. Apoie-a e incentive um ambiente de equipa baseado no crescimento e desenvolvimento pessoais.
Dê o seu melhor
Não se esqueça que as alturas de maior motivação são quando está com cada membro da sua equipa. Esteja por dentro do trabalho deles e apoie-os sempre que necessário.
Não faça o trabalho por eles

Tente antes ajudar os membros a fazerem o trabalho por eles. Crie confiança na equipa. Fazer o trabalho por eles só mostra que você acha que eles são incompetentes e cria desmotivação.
Compreenda as mudanças

Esteja sempre atento a quaisquer tipo de mudanças que possam atingir a sua equipa. Saiba adaptar-se a essas mudanças.


Clareza e objectividade


Não se esqueça que a incerteza ou a dúvida que a equipa possa ter sobre qualquer tarefa ou sobre determinada posição sua pode diminuir sua confiança e motivação geral.


Conheça as suas próprias capacidades


Saiba quais são as suas melhores qualidades e use-as para motivar a sua equipa. Mas saiba também quais são os seus defeitos e aprenda com eles.




Estimule as seguintes qualidades:


1. Ouvir
2. Relacionar-se com as pessoas
3. Comunicar
4. Motivar
5. Encorajar a mudança
6. Aceitar novas ideias
7. Fazer acontecer
8. Saber delegar
9. Ser um líder
10. Criar espírito de equipa

fonte: http://www.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=2198

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