terça-feira, 1 de novembro de 2011

Economia Ambiental II

Valoração econômica do Meio Ambiente

A economia funciona a partir de preços que se formam em consequência da escassez relativa dos bens e serviços de que a humanidade necessita e a aspira para satisfazer seus desejos. Os preços são indicadores que orientam o comportamento dos consumidores , das empresas, dos governos, e de todas as instituições e indivíduos que interagem , ofertando e demandando esses bens e serviços.

No capitalismo , a economia ambiental não devria deixar de ser considerada mercado. Mas mesmo o mercado não é capaz de resolver os problemas ambientais sem uma ação normativa dos governos , inclusive em âmbito mundial .

Se aos recursos naturais , antes vistos como bens livres , e agora reconhecidos como recursos naturais escassos - forem atribuídos preços capazes de refletir sua efetiva escassez, sua preservação será mais provável. Mas como atribuir preços ao ar, água, subsolo, aos ecossistemas e à biodiversidade da fauna e da flora ? Como atribuir preço a vida humana?

Os riscos são elevados de atribuir preços a esses bens . A tarefa é complexa e envolve grandes dificuldaades , pois requer que se arbitre - no presente e com dados imprecisos e incompletos -- o interesse dos futuros habitantes do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e dê sua opinião e ideia