As áreas protegidas é um método de conservação e preservação dos recursos naturais.
No Brasil é um instrumento que tenta assegurar a legalidade de um espaço territorial predestinado a conservação de redutos ecológicos, incluindo nichos de fauna e flora , ecossistemas inteiros , rios, lagoas , corpos dágua, cachoeiras, montes e montanhas , relevos e paisagens , de primitivas a modificadas ao longo dos tempos por inúmeras gerações .
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação ( SNUC) é composto por uma série de diferentes espaços preservacionistas chamados de Parques, Reservas, Estações, Áreas de Proteção e até Reservas Particulares . O SNUC é instituído pela Lei 9.985 de 18/07/2000 , o qual foi foco de muitos debates nos últimos 10 anos para constituir o corpo atual de Gestão Ambiental.
As Unidades de Conservação ( UCs) são espaços territoriais decretados pelo Governo Federal e muitas vezes pelas esferas estaduais , municipais e mesmo pela iniciativa privada, a qual vem transformando em áreas particulares de florestas de Mata Atlântica, Caatingas e Cerrados em unidades como Reservas Particulares do Patrimônio Natural ( RPPNs) .
Muitas são as condições para entendermos a necessidade deste mecanismo de preservação de ecossistemas significativos :
• Preservar bancos genéticos
• Preservar recursos hídricos
• Desenvolver projetos voltados a sustentabilidade
• Monitoramento das áreas de entorno , acompanhando as linhas mestras de um Plano de Manejo
• Prevenção de impactos
• Pesquisa Científica
• Ecoturismo e a Educação Ambiental
• Consciência Pública e Cidadania
• Conservação de Valores culturais centenários
Uma unidade de conservação é uma ótima ferramenta de desenvolvimento humano . É através do contato com a natureza , seguindo regulamentos e códigos de conduta para evitar impactos , que as pessoas interagem com o dia a dia “ outdoor” .
Estes espaços criados para preservação ( restringe mais o uso) e conservação ( busca uma harmonia das atividades humanas) servem para garantir não só a biodiversidade , mas um valor inestimável de recursos dos mais variados para as futuras gerações .
O desenvolvimento econômico do estilo não planejado e impiedoso e o crescimento demográfico desenfreado são as limitantes das unidades de conservação no mundo . É literalmente o muro ! De um lado o inchaço urbano, a agricultura e pastagem , do outro os limites geográficos naturais (natureza intocada ou ambientes em renovação ) .
Para conseguir preservar uma unidade de conservação sejam parques Nacionais, Reservas Biológicas , Área de Proteção Ambiental ou Estações Ecológicas , é preciso uma equipe de técnicos , um plano de manejo que nada mais é que um planejamento estratégico de todas atividades a realizar e um mapeamento de áreas considerando diversos usos .
Além de Ação , esforço, boa vontade e dedicação , as unidades de conservação necessitam de corredores ecológicos , pois muitas delas pelo fato de estarem isoladas entre estradas, empreendimentos, cidades e poluição , não conseguem ter uma continuidade para que o ecossistema esteja equilibrado naturalmente , assim, hoje em dia , entre as UC s precisam existir “ alças “ ou “ avenidas” verdes para que se interligue o fluxo de água de um rio , a dispersão de sementes , a vida !
Características inatas ( hereditárias ou genotípicas) Experiência e vivência para adquirir conhecimento Desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente Tornar a educação de caráter mais comunitário Elos significativos, onde percebemos que sociedade e natureza são indissociáveis Valoriza a pluralidade cultural e biodiversidade
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
hospedagem natureza
Como se tornar uma Hospedagem mais harmônica com meio ambiente .
“É mais lucrativo trabalhar com e a favor da natureza do que contra ela”
auto desconhecido
Muito se tem visto novas e infinitas construções no Litoral Norte da Bahia , consequência do crescimento turístico.
A Costa dos Coqueiros , Área de Proteção Ambiental ( APA) desde 1992 , e atualmente resguardada na área marinha por outra APA , vem sendo ocupada por inúmeros condomínios, hotéis, Pousadas e todos os tipos de empreendimentos voltados ao impulso que os recursos naturais ainda protegidos, mas vulneráveis, têm atraído para região .
Sua geografia plana , uma estrada segura , em grande parte duplicada , a facilidade de acesso à capital Salvador tem feito ser o foco do Programa de Desenvolvimento Turístico ( PRODETUR) incentivando novos negócios hoteleiros nesta região que se não cuidarmos agora , estará fragilizada em 20 anos .
A hotelaria no mundo sempre se encantou em Megas projetos com prédios e edifícios simulando ao público algo parecido com as grandes cidades. Se no entanto criar turismo é criar diferenciais , por quê construir prédios em meio a vegetação litorânea , impactada há séculos pela ocupação portuguesa em 1500 e agora por novos empreendimentos em muitos casos não criteriosos?
Deveriam os investidores fazerem algumas perguntas : Será que teremos água suficiente para abastecer estas “ cidades turísticas construídas e planejadas” para atender 3000 leitos? Como nos sustentaremos a longo prazo se houver saturação do local devido a febre inicial de destinações turísticas? Seremos nós estes futuros fantasmas de concreto ? Qual é a taxa real de empregabilidade nos 12 meses do ano , sendo que no Brasil /Nordeste ainda o turismo é sazonal ?
Para se criar a diferença viriam como forma sustentável de construção para o Litoral Norte não mais mega prédios e sim ecolodges que na Língua Portuguesa significam Ecoalojamentos . Hospedar com natureza conservada!
Os Ecoalojamentos seriam Eco hospedagens ( Resorts e Pousadas ) voltados a uma economia no planejamento tanto de materiais a serem utilizados na construção , quanto materiais e procedimentos na operacionalização que garantam competitividade, lucratividade ( razão de ser de empresas ) , baixo custo de manutenção , uso de energia alternativa ( solar, eólica) , reciclagem de nutrientes , redução de consumo , mentalidade afinada com a natureza desde o engenheiro e proprietários até o corpo de colaboradores . Onde tudo flui para garantir a qualidade de excelência nos serviços de forma mais aproximada com os recursos naturais , onde a preferência não é chão batido e concretado , mas passadiços com madeira certificadas ou de florestamentos , para assegurar ao solo conservação de porosidade, absorção de água, fauna e flora , onde bangalôs e material renovável regional predominam e incentivam projetos de recuperação de áreas degradadas .
Oficinas , palestras , projeção de recursos visuais , atividades educacionais , gastronomia local, silêncio, atração para os pássaros , menor impacto possível nas águas, nos solos e nas florestas .
Na África , estas eco hospedagens são locadas nas savanas aproximando os hóspedes que pagam punhados de centenas de dólares pernoite, para acordar na madrugada em meio a arquitetura local , um tanto luxuosa , para aguçar a audição com um rugido de uma fêmea de leão faminta por gazelas ou gnus apreciando o melhor vinho do mundo em taças de cristal .Os colaboradores ? Africanos hospitaleiros , bilíngues e ainda guarda-parques!
Nas Ilhas Virgens Americanas, especificamente Saint John , que é um Parque Nacional , possui um dos mais sustentáveis lodges ( inglês quer dizer abrigo) , o Maho Bay Camp com Painel e forno solares , comida típica da ilha , apesar de um pouco americanizada , coleta seletiva, agricultura orgânica , computadores para estudar o custo benefício de todo o Camping em termos de água e energia elétrica . Reciclagem de esgoto e composteiras de adubo fazem parte do Plano Mestre . Toda a construção usa madeira industrialmente reciclada de Tetrapack , geladeiras a gás e chuveiros com controle para evitar desperdício de água . Isto tudo em frente ao mar cintilante do Caribe , um dos bons mares para mergulho autônomo , onde paredões de corais são visitados por golfinhos e tartarugas marinhas . Este lugar uni Descanso, Lazer e Educação , o fundamento dos ecoalojamentos !
É possível compartilhar tradição e tecnologias , desenvolvimento e sustentação a longo prazo. È só ver do ângulo que é possível realizar e fazer acordos com cadeias internacionais que se adequem a NOSSA REALIDADE BRASILEIRA( não nos aspectos que perturbam a sociedade, mas nos aspectos geográficos) . A realidade de nossa paisagem. Pensando nisso , lembrei do Canadá , pois na cidade de Quebéc , o MacDonalds só poderia criar sua filial se seguisse os padrões “ medievais de construção” . Senão , nada feito !
É assim que tem funcionado em Praia do Forte . A Instituição local – Fundação Garcia D´Ávila criada em 1981 vem monitorando e adequando A lei de Uso e Ocupação do Solo( iniciativa privada ) para regulamentar construções , onde cada coqueiro que realmente precisa ser retirado planta-se quatro para reintegrar paisagismo. Cada 50m2 de construção planta-se mais um coqueiro. As casas seguem um padrão sofisticado colonial . Plantas de restinga são obrigatórias sobre as areias dos lotes . Praia do Forte cresceu ! Sem sombra de dúvidas, mas ainda com muita sombra e água de coco, conservando muitas reservas ao redor da área planejada para crescimento .
Alguns princípios de Ocupação do Solo Sustentável
• Utilizar o que existe.
• Manter e salvar, não cortar e desintegrar a paisagem.
• Conservar a paisagem manejada .
• Preservar natureza e história.
• Casar beleza com utilidade.
• Enfatizar simplicidade e naturalismo
• A estrutura deverá estar compatível com a vida silvestre.
• A estrutura e funcionamento deverão não poluir. Evitar qualquer tipo de poluente, identificá-lo previamente , diagnosticá-lo, e , tratá-lo.
• Em região insular, não terá acesso a veículos. ( Belize, outro país da América Central – tem apenas carros de golfe circulando em pequenas Ilhas de corais )
• Evitar processos de erosão.
• Envolver uma restauração cultural e ambiental
IN LOCO
Se você for construir ou ocupar pense em seus netos e filhos ,
pense também em viver o presente , mas de forma sustentável.
Na Praia do Forte Procure a Fundação Garcia D´Ávila para saber maiores detalhes sobre a Lei de Uso e Ocupação de solo e diretrizes urbanísticas .
Procure o Centro de Recursos Ambientais da Bahia ( CRA ) para estar ciente das licenças ambientais ou CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano) , pois se tratando de Área de Proteção Ambiental, existe uma legislação vigente que regulamenta qualquer tipo e tamanho de empreendimento .
Evite construir sem orientação legal .
Proteja os mananciais , evite desmatamentos e fogo
Conserve a paisagem e suas tradições culturais
Atenciosamente,
Carla Sabiá
Bióloga – Ecoturismo & Educação Ambiental
CRB18187/05
“É mais lucrativo trabalhar com e a favor da natureza do que contra ela”
auto desconhecido
Muito se tem visto novas e infinitas construções no Litoral Norte da Bahia , consequência do crescimento turístico.
A Costa dos Coqueiros , Área de Proteção Ambiental ( APA) desde 1992 , e atualmente resguardada na área marinha por outra APA , vem sendo ocupada por inúmeros condomínios, hotéis, Pousadas e todos os tipos de empreendimentos voltados ao impulso que os recursos naturais ainda protegidos, mas vulneráveis, têm atraído para região .
Sua geografia plana , uma estrada segura , em grande parte duplicada , a facilidade de acesso à capital Salvador tem feito ser o foco do Programa de Desenvolvimento Turístico ( PRODETUR) incentivando novos negócios hoteleiros nesta região que se não cuidarmos agora , estará fragilizada em 20 anos .
A hotelaria no mundo sempre se encantou em Megas projetos com prédios e edifícios simulando ao público algo parecido com as grandes cidades. Se no entanto criar turismo é criar diferenciais , por quê construir prédios em meio a vegetação litorânea , impactada há séculos pela ocupação portuguesa em 1500 e agora por novos empreendimentos em muitos casos não criteriosos?
Deveriam os investidores fazerem algumas perguntas : Será que teremos água suficiente para abastecer estas “ cidades turísticas construídas e planejadas” para atender 3000 leitos? Como nos sustentaremos a longo prazo se houver saturação do local devido a febre inicial de destinações turísticas? Seremos nós estes futuros fantasmas de concreto ? Qual é a taxa real de empregabilidade nos 12 meses do ano , sendo que no Brasil /Nordeste ainda o turismo é sazonal ?
Para se criar a diferença viriam como forma sustentável de construção para o Litoral Norte não mais mega prédios e sim ecolodges que na Língua Portuguesa significam Ecoalojamentos . Hospedar com natureza conservada!
Os Ecoalojamentos seriam Eco hospedagens ( Resorts e Pousadas ) voltados a uma economia no planejamento tanto de materiais a serem utilizados na construção , quanto materiais e procedimentos na operacionalização que garantam competitividade, lucratividade ( razão de ser de empresas ) , baixo custo de manutenção , uso de energia alternativa ( solar, eólica) , reciclagem de nutrientes , redução de consumo , mentalidade afinada com a natureza desde o engenheiro e proprietários até o corpo de colaboradores . Onde tudo flui para garantir a qualidade de excelência nos serviços de forma mais aproximada com os recursos naturais , onde a preferência não é chão batido e concretado , mas passadiços com madeira certificadas ou de florestamentos , para assegurar ao solo conservação de porosidade, absorção de água, fauna e flora , onde bangalôs e material renovável regional predominam e incentivam projetos de recuperação de áreas degradadas .
Oficinas , palestras , projeção de recursos visuais , atividades educacionais , gastronomia local, silêncio, atração para os pássaros , menor impacto possível nas águas, nos solos e nas florestas .
Na África , estas eco hospedagens são locadas nas savanas aproximando os hóspedes que pagam punhados de centenas de dólares pernoite, para acordar na madrugada em meio a arquitetura local , um tanto luxuosa , para aguçar a audição com um rugido de uma fêmea de leão faminta por gazelas ou gnus apreciando o melhor vinho do mundo em taças de cristal .Os colaboradores ? Africanos hospitaleiros , bilíngues e ainda guarda-parques!
Nas Ilhas Virgens Americanas, especificamente Saint John , que é um Parque Nacional , possui um dos mais sustentáveis lodges ( inglês quer dizer abrigo) , o Maho Bay Camp com Painel e forno solares , comida típica da ilha , apesar de um pouco americanizada , coleta seletiva, agricultura orgânica , computadores para estudar o custo benefício de todo o Camping em termos de água e energia elétrica . Reciclagem de esgoto e composteiras de adubo fazem parte do Plano Mestre . Toda a construção usa madeira industrialmente reciclada de Tetrapack , geladeiras a gás e chuveiros com controle para evitar desperdício de água . Isto tudo em frente ao mar cintilante do Caribe , um dos bons mares para mergulho autônomo , onde paredões de corais são visitados por golfinhos e tartarugas marinhas . Este lugar uni Descanso, Lazer e Educação , o fundamento dos ecoalojamentos !
É possível compartilhar tradição e tecnologias , desenvolvimento e sustentação a longo prazo. È só ver do ângulo que é possível realizar e fazer acordos com cadeias internacionais que se adequem a NOSSA REALIDADE BRASILEIRA( não nos aspectos que perturbam a sociedade, mas nos aspectos geográficos) . A realidade de nossa paisagem. Pensando nisso , lembrei do Canadá , pois na cidade de Quebéc , o MacDonalds só poderia criar sua filial se seguisse os padrões “ medievais de construção” . Senão , nada feito !
É assim que tem funcionado em Praia do Forte . A Instituição local – Fundação Garcia D´Ávila criada em 1981 vem monitorando e adequando A lei de Uso e Ocupação do Solo( iniciativa privada ) para regulamentar construções , onde cada coqueiro que realmente precisa ser retirado planta-se quatro para reintegrar paisagismo. Cada 50m2 de construção planta-se mais um coqueiro. As casas seguem um padrão sofisticado colonial . Plantas de restinga são obrigatórias sobre as areias dos lotes . Praia do Forte cresceu ! Sem sombra de dúvidas, mas ainda com muita sombra e água de coco, conservando muitas reservas ao redor da área planejada para crescimento .
Alguns princípios de Ocupação do Solo Sustentável
• Utilizar o que existe.
• Manter e salvar, não cortar e desintegrar a paisagem.
• Conservar a paisagem manejada .
• Preservar natureza e história.
• Casar beleza com utilidade.
• Enfatizar simplicidade e naturalismo
• A estrutura deverá estar compatível com a vida silvestre.
• A estrutura e funcionamento deverão não poluir. Evitar qualquer tipo de poluente, identificá-lo previamente , diagnosticá-lo, e , tratá-lo.
• Em região insular, não terá acesso a veículos. ( Belize, outro país da América Central – tem apenas carros de golfe circulando em pequenas Ilhas de corais )
• Evitar processos de erosão.
• Envolver uma restauração cultural e ambiental
IN LOCO
Se você for construir ou ocupar pense em seus netos e filhos ,
pense também em viver o presente , mas de forma sustentável.
Na Praia do Forte Procure a Fundação Garcia D´Ávila para saber maiores detalhes sobre a Lei de Uso e Ocupação de solo e diretrizes urbanísticas .
Procure o Centro de Recursos Ambientais da Bahia ( CRA ) para estar ciente das licenças ambientais ou CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano) , pois se tratando de Área de Proteção Ambiental, existe uma legislação vigente que regulamenta qualquer tipo e tamanho de empreendimento .
Evite construir sem orientação legal .
Proteja os mananciais , evite desmatamentos e fogo
Conserve a paisagem e suas tradições culturais
Atenciosamente,
Carla Sabiá
Bióloga – Ecoturismo & Educação Ambiental
CRB18187/05
Ecoturismo
Praia do Forte, 17 de junho de 2003
Agenda 21 - Mais que 21 motivos para Salvar o Planeta
Que bom que a convicção humana chegou a uma conclusão : “Ainda estamos vivos , mas poluindo demais o Planeta , exaurindo todos os recursos naturais e acabando com as reservas para às futuras gerações .”
Este pressuposto fez reunir em 1992 no Rio de Janeiro , Brasil , uma cúpula de países preocupados com o futuro do Meio Ambiente e Desenvolvimento através da ONU – Organização das Nações Unidas . Nesta semana de 3 a 14 de junho decretaram o dia 5 como Dia Internacional do Meio Ambiente .
O time foi convocado em dezembro de 1989 através da Assembléia Geral das Nações Unidas reunindo 179 países para definir estratégias que revertessem , ou pelo menos diminuíssem , os impactos da degradação ambiental sem deixar de produzir ou desenvolver . O que foi proposto era : “Produzir mais Limpo Globalmente ”
A forma de praticar o desenvolvimento sustentável é acreditar em Termos de Cooperação entre países ( pense local também como cooperativas, associações, organizações não governamentais, comunidade, setores privado e público e escolas ) para adotar medidas de comércio compatível com o meio ambiente sabendo como produzir sem poluir , ou poluindo menos!
Bem mais que 21 atitudes a sociedade humana pode e deve realizar em conjunto como por exemplo :
combate a pobreza que é um aliado a preservação ambiental e busca vencer as desigualdades social e de renda .
Adotar um novo padrão de consumo , este sim , é preciso ser revisto na raiz , pois produzimos e consumimos muito e geramos tantos tipos diferentes de rejeitos e muitos deles sem tratamento adequado poluindo a nossa saúde, a de outros animais , a água, o solo e o ar
Devemos nos esforçar , dentro de casa , a melhorar o modo de consumo para uma forma mais econológica ( mistura de economia com ecologia) , reduzindo e reaproveitando.
É preciso apoiar projetos de desenvolvimento sustentável como a Campanha de 3Rs ( reduzir , reusar e reciclar ), ISO14001 também no Congresso , na Escola , na Empresa e na Universidade .
Existir políticas no controle da densidade demográfica junto a sustentabilidade. Como conseguir diminuir a mortalidade infantil e estimular o planejamento familiar conservando o ambiente ?
Sem saúde , não há uma população capaz de fazer crescer sua nação . A Agenda 21 propõe aos governos implementação de infra-estrutura básica além de medidas preventivas , fornecendo água potável e providenciando esgotamento sanitário às cidades , coleta de lixo , se possível seletiva !
Promover a sustentabilidade dos povos assentados , pequenos e grandes agricultores de forma a estimulá-los a produzir adubos orgânicos, minhocários, sementes certificadas, evitar agrotóxicos , reflorestar com mudas nativas , combater o desmatamento e a desertificação do solo , criar unidades de conservação , evitar o desperdício de água na irrigação, proteger os ecossistemas, promover agroflorestas, controle biológico, conservar nascentes , evitar erosão do solo, sustentar a diversidade biológica , administrar eticamente a biotecnologia
Salvaguardar os oceanos
Proteger as bacias hidrográficas
Administrar rejeitos tóxicos e radioativos
Buscar soluções para lixo sólido através de conscientização e gerenciamento
Equalizar as diferenças sociais entre homens e mulheres sendo que biologicamente são distintos
Viabilizar projetos sócio- ambientais através de fomentos financeiros , compensações dos impactos e porcentual do Produto Nacional Bruto .
O crucial da Agenda 21 está no capítulo 36, onde fala da Conscientização Ambiental , informação global , ou seja a Educação como carro chefe da sensibilização do ser humano para viver integral ao ambiente . Esta parte da Agenda nos conferi a urgente necessidade de remodelar os padrões educacionais para uma forma mais “natural” de viver , onde o aluno e professor fossem responsáveis não em preparar vestibulandos mas sim , cidadãos .
Temos que misturar estes ingredientes para fabricar um turismo que respeite de verdade o meio ambiente que não degrade a localização geográfica que lhes provê o desenvolvimento . Sem a “ localização conservada” não se tem turismo .
A Agenda 21 pode ser implementada em todos os municípios turísticos criando medidas nas áreas de energia, água, ecoeficência, certificação, saneamento, desenvolvimento rural e gestão participativa .
In loco
“ Municípios como Itaparica, da Costa do Descobrimento , do Extremo Sul , Itabuna, Itapé, Itajimorim, Curaçá, Aiquara, Jacobina , além da Agenda Estadual estão organizando suas Agendas 21 no Estado da Bahia .
Agenda 21 é um processo de planejamento estratégico que visa atingir o desenvolvimento sustentável , é um instrumento que pode ser utilizado por pelo governo seja ele nacional, estadual ou municipal e mesmo em empresas e instituições e que aborde os aspectos econômicos, sociais e ambientais.”
A costa dos coqueiros ganhou uma nova APA :
A APA da Plataforma Continental do Litoral Norte da Bahia visa proteger as águas salobras e salinas, disciplinar a utilização das águas e seus recursos, combater a pesca predatória pelo incentivo ao uso de técnicas adequadas à atividade pesqueira, proteger a biodiversidade marinha, proteger o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com o Limite Aceitável de Câmbio de Ecossistema (LAC) e buscar uma melhoria constante da qualidade de vida das comunidades que usufruem a área.
Nossa próxima troca vai falar como ser uma hospedagem ecologicamente correta .
Agenda 21 - Mais que 21 motivos para Salvar o Planeta
Que bom que a convicção humana chegou a uma conclusão : “Ainda estamos vivos , mas poluindo demais o Planeta , exaurindo todos os recursos naturais e acabando com as reservas para às futuras gerações .”
Este pressuposto fez reunir em 1992 no Rio de Janeiro , Brasil , uma cúpula de países preocupados com o futuro do Meio Ambiente e Desenvolvimento através da ONU – Organização das Nações Unidas . Nesta semana de 3 a 14 de junho decretaram o dia 5 como Dia Internacional do Meio Ambiente .
O time foi convocado em dezembro de 1989 através da Assembléia Geral das Nações Unidas reunindo 179 países para definir estratégias que revertessem , ou pelo menos diminuíssem , os impactos da degradação ambiental sem deixar de produzir ou desenvolver . O que foi proposto era : “Produzir mais Limpo Globalmente ”
A forma de praticar o desenvolvimento sustentável é acreditar em Termos de Cooperação entre países ( pense local também como cooperativas, associações, organizações não governamentais, comunidade, setores privado e público e escolas ) para adotar medidas de comércio compatível com o meio ambiente sabendo como produzir sem poluir , ou poluindo menos!
Bem mais que 21 atitudes a sociedade humana pode e deve realizar em conjunto como por exemplo :
combate a pobreza que é um aliado a preservação ambiental e busca vencer as desigualdades social e de renda .
Adotar um novo padrão de consumo , este sim , é preciso ser revisto na raiz , pois produzimos e consumimos muito e geramos tantos tipos diferentes de rejeitos e muitos deles sem tratamento adequado poluindo a nossa saúde, a de outros animais , a água, o solo e o ar
Devemos nos esforçar , dentro de casa , a melhorar o modo de consumo para uma forma mais econológica ( mistura de economia com ecologia) , reduzindo e reaproveitando.
É preciso apoiar projetos de desenvolvimento sustentável como a Campanha de 3Rs ( reduzir , reusar e reciclar ), ISO14001 também no Congresso , na Escola , na Empresa e na Universidade .
Existir políticas no controle da densidade demográfica junto a sustentabilidade. Como conseguir diminuir a mortalidade infantil e estimular o planejamento familiar conservando o ambiente ?
Sem saúde , não há uma população capaz de fazer crescer sua nação . A Agenda 21 propõe aos governos implementação de infra-estrutura básica além de medidas preventivas , fornecendo água potável e providenciando esgotamento sanitário às cidades , coleta de lixo , se possível seletiva !
Promover a sustentabilidade dos povos assentados , pequenos e grandes agricultores de forma a estimulá-los a produzir adubos orgânicos, minhocários, sementes certificadas, evitar agrotóxicos , reflorestar com mudas nativas , combater o desmatamento e a desertificação do solo , criar unidades de conservação , evitar o desperdício de água na irrigação, proteger os ecossistemas, promover agroflorestas, controle biológico, conservar nascentes , evitar erosão do solo, sustentar a diversidade biológica , administrar eticamente a biotecnologia
Salvaguardar os oceanos
Proteger as bacias hidrográficas
Administrar rejeitos tóxicos e radioativos
Buscar soluções para lixo sólido através de conscientização e gerenciamento
Equalizar as diferenças sociais entre homens e mulheres sendo que biologicamente são distintos
Viabilizar projetos sócio- ambientais através de fomentos financeiros , compensações dos impactos e porcentual do Produto Nacional Bruto .
O crucial da Agenda 21 está no capítulo 36, onde fala da Conscientização Ambiental , informação global , ou seja a Educação como carro chefe da sensibilização do ser humano para viver integral ao ambiente . Esta parte da Agenda nos conferi a urgente necessidade de remodelar os padrões educacionais para uma forma mais “natural” de viver , onde o aluno e professor fossem responsáveis não em preparar vestibulandos mas sim , cidadãos .
Temos que misturar estes ingredientes para fabricar um turismo que respeite de verdade o meio ambiente que não degrade a localização geográfica que lhes provê o desenvolvimento . Sem a “ localização conservada” não se tem turismo .
A Agenda 21 pode ser implementada em todos os municípios turísticos criando medidas nas áreas de energia, água, ecoeficência, certificação, saneamento, desenvolvimento rural e gestão participativa .
In loco
“ Municípios como Itaparica, da Costa do Descobrimento , do Extremo Sul , Itabuna, Itapé, Itajimorim, Curaçá, Aiquara, Jacobina , além da Agenda Estadual estão organizando suas Agendas 21 no Estado da Bahia .
Agenda 21 é um processo de planejamento estratégico que visa atingir o desenvolvimento sustentável , é um instrumento que pode ser utilizado por pelo governo seja ele nacional, estadual ou municipal e mesmo em empresas e instituições e que aborde os aspectos econômicos, sociais e ambientais.”
A costa dos coqueiros ganhou uma nova APA :
A APA da Plataforma Continental do Litoral Norte da Bahia visa proteger as águas salobras e salinas, disciplinar a utilização das águas e seus recursos, combater a pesca predatória pelo incentivo ao uso de técnicas adequadas à atividade pesqueira, proteger a biodiversidade marinha, proteger o desenvolvimento de atividades econômicas compatíveis com o Limite Aceitável de Câmbio de Ecossistema (LAC) e buscar uma melhoria constante da qualidade de vida das comunidades que usufruem a área.
Nossa próxima troca vai falar como ser uma hospedagem ecologicamente correta .
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
cambaleante-poesia
Cambaleante
Bale ante cambada
Cambante balearte no antes e depois
Barbante cambado Camboja
Baleando-no campo , no escambo
Cambo caimbro com cam
Como antes como depois
Com contato com istmo com...
Instinto com cancan com canto conto encanto
Entrare encantado com contas e cambos nos descambos
Descambados cambaleantes
Bale ante cambada
Cambante balearte no antes e depois
Barbante cambado Camboja
Baleando-no campo , no escambo
Cambo caimbro com cam
Como antes como depois
Com contato com istmo com...
Instinto com cancan com canto conto encanto
Entrare encantado com contas e cambos nos descambos
Descambados cambaleantes
O mundo em questão
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
apagão
O apagão ou bug brasileiro deu o que falar .
Teve apagão em aeroportos e agora em sistemas de eletricidade , que mais hein? Não escrevi para jornal nenhum mas merecia me meter em algum comentário. Apagão da burocracia e dos corruptos não tem não? Vai ver que os votos do Congresso, aqueles secretos não foram desligados
Carla
Teve apagão em aeroportos e agora em sistemas de eletricidade , que mais hein? Não escrevi para jornal nenhum mas merecia me meter em algum comentário. Apagão da burocracia e dos corruptos não tem não? Vai ver que os votos do Congresso, aqueles secretos não foram desligados
Carla
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
sábado, 7 de novembro de 2009
Complexidade do pensamento
Complicando o simples complexus
Complexus simples
Complicando o complexo
Complexidade do simples
Simplificando o complexus
Buscando praticidade e a simplicidade do complexo
Então... deixa de ser complexo e vem para cá !
Complexus simples
Complicando o complexo
Complexidade do simples
Simplificando o complexus
Buscando praticidade e a simplicidade do complexo
Então... deixa de ser complexo e vem para cá !
Perfil do docente universitário
Revolucionar a estrutura comum e convencional
Desmistificar o aprendizado
Formar agentes multiplicadores
Formadores de opiniões e cidadãos
Criar novas metodologias de ensino
Aproximar a prática com a teoria
Tematizar a atualidade
Incentivar o pensamento crítico
Incentivar o ambiente participativo
Criatividade, astúcia,prática e teórico
Domar a leitura
Aguçar o prazer da escrita
Instrumentalizar o saber simples
Quem chora mama
Quem não chora não mama
Quem choca , mama também !
Desmistificar o aprendizado
Formar agentes multiplicadores
Formadores de opiniões e cidadãos
Criar novas metodologias de ensino
Aproximar a prática com a teoria
Tematizar a atualidade
Incentivar o pensamento crítico
Incentivar o ambiente participativo
Criatividade, astúcia,prática e teórico
Domar a leitura
Aguçar o prazer da escrita
Instrumentalizar o saber simples
Quem chora mama
Quem não chora não mama
Quem choca , mama também !
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Dezembro - Cúpula do Clima 2 Poesia Ignea
Ígnea
Ig
Signo
Símbolo significante
Ícono significado
Língua adensada
Em fogo, ígneo do signo
Signo astrológico
Semântica do espaço
Espaço significado
Significante o símbolo
Ícone simbolizado
Signo iconizado
A língua signo do significado
Significado é sentido na língua .
Ig
Signo
Símbolo significante
Ícono significado
Língua adensada
Em fogo, ígneo do signo
Signo astrológico
Semântica do espaço
Espaço significado
Significante o símbolo
Ícone simbolizado
Signo iconizado
A língua signo do significado
Significado é sentido na língua .
Dezembro - Cúpula do clima ,espero que eles lembrem de suas especialidades
Externológicos
Internológicos
Tecnológicos
Educadológicos
Excludentológicos
Econológicos
Ecológicos
Estelológicos
Estupendológicos
Estupidológico
Estupeidológico
Internológicos
Tecnológicos
Educadológicos
Excludentológicos
Econológicos
Ecológicos
Estelológicos
Estupendológicos
Estupidológico
Estupeidológico
Poesia para um louco dialogo
As aventuras do dialouco lógico!
Coloquiando logo com o lógico e ou louco
Com louco e lógico coloquial
Colóquio , o louco na lógica
Colocando o colóquio no louco
No louco dialogando com o lógico
Lógico que o louco é colóquio
E colóquio é o louco enlouquecendo
Dialogizando o louco no colóquio
Louco lógico na dialógica
Coloquiando logo com o lógico e ou louco
Com louco e lógico coloquial
Colóquio , o louco na lógica
Colocando o colóquio no louco
No louco dialogando com o lógico
Lógico que o louco é colóquio
E colóquio é o louco enlouquecendo
Dialogizando o louco no colóquio
Louco lógico na dialógica
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Não podemos perder as ondas do NE
Jogos Cooperativos- Um livro afinado com a dinâmicas de grupo
Pinturas e tecido
Estou procurando empresas texteis que se interessem pleas pinturas para estamparia
Carla
Carla
Dinâmica da qualidade
Dinâmica da qualidade
Ação de qualificação
Qual seu objetivo de vida?
Qual são suas habilidades?
Você sabe ouvir ?
Qual a minha vocação?
Qual a minha experiência?
Gestos contemporâneos
Capacidade de realização, tomada de decisão, motivação para o trabalho, organização para o trabalho, gerenciamento da informação, relacionamento interpessoal
Fatos + dados = manancial de informação
PDCA + feedback
Situação em que você era o cliente e não recebeu o que queria?
Como se sentiu e o que fez mais tarde?
Ação de qualificação
Qual seu objetivo de vida?
Qual são suas habilidades?
Você sabe ouvir ?
Qual a minha vocação?
Qual a minha experiência?
Gestos contemporâneos
Capacidade de realização, tomada de decisão, motivação para o trabalho, organização para o trabalho, gerenciamento da informação, relacionamento interpessoal
Fatos + dados = manancial de informação
PDCA + feedback
Situação em que você era o cliente e não recebeu o que queria?
Como se sentiu e o que fez mais tarde?
Dinâmica da qualidade
Dinâmica da qualidade
Ação de qualificação
Qual seu objetivo de vida?
Qual são suas habilidades?
Você sabe ouvir ?
Qual a minha vocação?
Qual a minha experiência?
Gestos contemporâneos
Capacidade de realização, tomada de decisão, motivação para o trabalho, organização para o trabalho, gerenciamento da informação, relacionamento interpessoal
Fatos + dados = manancial de informação
PDCA + feedback
Situação em que você era o cliente e não recebeu o que queria ?
Como se sentiu e o que fez mais tarde ?
Ação de qualificação
Qual seu objetivo de vida?
Qual são suas habilidades?
Você sabe ouvir ?
Qual a minha vocação?
Qual a minha experiência?
Gestos contemporâneos
Capacidade de realização, tomada de decisão, motivação para o trabalho, organização para o trabalho, gerenciamento da informação, relacionamento interpessoal
Fatos + dados = manancial de informação
PDCA + feedback
Situação em que você era o cliente e não recebeu o que queria ?
Como se sentiu e o que fez mais tarde ?
terça-feira, 3 de novembro de 2009
meio Ambiente
mapa conceitual que em breve será publicado em algum livro de mapas conceituais. Este foi eleborado em pós graduação em metodologia e prática do ensino superior. Carla Sabiá
Assinar:
Postagens (Atom)