sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ecologia

População – grupo de organismos da mesma espécie
Comunidade população que ocupa uma dada área
Biocenose – Relaç~es que se estabelecem entre comunidade e emeio ambiente
Bioma- denomina grandes sistemas ou biosistemas regionais ou subcontinentais
Biosfera ou ecoesfera – Inclui todos os organismos viovos que interagem com meio físico, para manter um estado contínuo ( fluxo de energia )
Estado contínuo – ( steady state) euqilíbrio auto ajustador , mais ou menos imunes a perturbações .
Biossistemas- sistemas vivos , componente vivos
Propriedades emergentes – novas relações , novos indivíduos se interagem , surgem essas novas propriedades emergentes.
Recife de coral – produção alta, em águas claras limpas com menos nutrientes.
Ecossistemas
Níveis de organização – interdependência, propriedades emergentes, homeostasia, seatdy state , holismo
Modelos matemáticos- aplicação insetos diagramação conceitual, função de força, variáveis de estado como na Guarapiranga.
Ecossistema Conceito Forbs 1887 “The lake is microcosm”
Componentes ciclagem de materiais Fluxo de energia E , comunidades.
Níveis de organização – grau de complexidade física estuda sub atômica
Química estuda moléculas
Biologia celular estuda organelas celulares
Histologia estuda tecidos
Fisiologia estuda órgãos- sistemas
Alto grau de componentes maior interligação
Ciências que estudam vários aspectos – organismos
Ecologia população- comunidade + E + material , ecossistema , biosfera estuda astronômico
Todos interdependentes
Novas propriedades emergentes, novas propriedades H + O complexidade pessoal
H+O = mais organizado , com própria complexidade pessoal exotérmica
Alta entropia , libera mais energia, mais unidades de sistema maior impacto
Maior interação ( floresta mais estável )
Homeostase mais complexo ( maiores subunidades) maior absorção de impactos cria o steady state = equilíbrio
Holístico visão geral da ciência , sistema sobre todos os aspectos
Modelos matemáticos equacionam um determinado fenômeno constrói matematicamente o fenômeno para prevenir.
Exemplo utópico : indivíduo produz mais trigo , aumenta número de gafanhotos com equação do aumento do número de trigo aumenta numero de gafanhotos para saber o quanto de número de trigo para não ter nenhuma praga
Black Box- aplicação = equação maior probabilidade de erros
Energia que move o sistema é função da força do sol , injeta energia no sistema
Ex. Guarapiranga – Função força , sol e vento altera concentração de O2 , suspende nutrientes que também é energia.
Poluição é função força entrada de N e P
FF. age sobre variável do estado ( parâmetro) está interagindo com O2 e com outras variáveis como exemplo peixes, fitoplâncton, zoo, decompositores , etc...
FF. gera ciclo de matéria processo de produção de transporte de força e material , ela move o sistema.
Equaciona para você prever.
Modelo
1. Definição do problema a ser modelado
2. Definição do contorno do problema no espaço tempo e enfoque
3. Necessidades de dados
4. Diagrama conceitual
5. Equações
6. Verificação e testes
7. Análise da sensibilidade
8. Calibração
9. Validação
10. Modelo
1. Escolhe o grau de complexidade
4. relacionar as variáveis
8. ajustagem de equação para obtenção de resultados
9. precisão e metragem com modelo e realidade
Pelo diagrama acima ele retorna para os anteriores ( flechinha)
Estudo do ecossistema
Interação do fluxo de energia de fluxo material quem cicla a matéria e recebe E é o organismo , comunidades são responsáveis por estes processo, dentro do consumo,decomposição, produtor, consumidor, decompositor
Consumidor 1 estágio também é decompositor.
Estrutura do ecossistema
Trófica Energia
Faixa verde e marrom
Produção de fotossíntese e quimiossíntese
Decomposição respiratória aeróbica e anaeróbica ( meta bactérias e desulfuvíbrio
Facultativos, fogo, mecânica
Fases ( detritos, húmus, mineralização)
Lago-floresta
Organização decomposição ( queimada, influência na decomposição)
Importância da decomposição hipótese de Gaia
Sistema aberto com entrada e saída de material
Parte da Energia é dissipada vento, sol, poluição, chuva, fiontes de energia , rotação da terra.
Sol movimenta outras formas de energia
A energia nem toda é Lago perde material animais migratórios levam energia e nutrientes
Ecossistema entra energia , cicla material e SAE
Faixas tróficas ( trofos nutrição)
Verde ( produz total)/ assimilação de energia
Marrom Consumo decomposição, transformação de Energia e metabolização de E .
2 processos fotossíntese
CO2 + H2A ( o2) + luz ( C6H2O) + H2O + 2 A – O2
Equação da fotossíntese
Existem compostos que doam H que não é água , existe a fotossíntese sem água. Síntese de matéria orgânica através de luz e inorgânica
Quimiossíntese Energia química compostos inorgânicos oxidar e obter energia NH3 oxida obtém E
Fossas abissais , liberação de compostos sulforosos que liberam compostos orgânicos.
Decomposição degrada CO2 e H20 . processo molecular mas que envolve macromoléculas S C aceptores de E-
Ovo podre – produção der S anaerobicamente e metano ( gás sulfídrico) bolhas de pântanos
Facultativos – anaeróbicos sem O , aeróbicos com O presente.
Detrito + solo = húmus
Detrito é partícula maior que húmus substância simples (mineralização ( bactérias húmus ) fungos e insetos
G- CO2 e H2O mineraliza G
Húmus menor partícula
Processos mecânicos água e gelo ( mastigação) Gelo geleiras, esmaga o material abaixo e transforma em partículas menores
Água causa erosão em partículas menores
Fogo – dispensa microorganismos CO2 + H2O e sais
Ecossistema de fogo regiões que o fogo recoloca nutrientes
Floresta prejudicial estrato do solo serrapilheira lago – fito/zoo/peixes morrem detritos
Lago água mistura



Organismos decompositores ( influência)
2. Menor tamanho
3. Acréscimo de proteínas e substância de crescimento
4. Aumenta população de bactérias
5. Estimula o crescimento de atividades de bactérias
Invertebrados em estação de tratamento , minhoca, aquário ectrócitos substância produzida por organismos que atuam no crescimento de outros ( vitamina excretada no mar)
Substância de ataque e defsa para o sistema organismo em decomposição
Torna + sais minerais + nutritivos
Cicla nutrientes
1. Quela ( aprisiona nutrientes e outros organismo assimilados)- complexar nutriente minerais
2. Recupera E e nutrientes
3. Sustenta cadeia trófica de detritos
4. Modifica materiais inertes no solo
5. Atrai ou repele organismos
6. Modifica a atmosfera ( redutora para oxidante)

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